22 de dezembro de 2024
André Fernandes capitaneia comitiva de dirigentes de CREFs em encontro com o presidente Bolsonaro
Na reunião realizada no Palácio do Planalto foram discutidos temas relevantes como a oficialização das academias como unidades de saúde, o aumento da carga horária da Educação Física na grade escolar e a ADI 3428
Gestão Esportiva
6 de setembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos MARCOS CORRÊA / MINISTÉRIO DA CIDADANIA
São Paulo – SP
Em encontro histórico para a Educação Física, na última quarta-feira (02) o presidente Jair Bolsonaro recebeu o CREF1, representado pelo vice-presidente André Fernandes, que foi a Brasília acompanhado de lideranças do sistema CONFEF/CREFs de nove Estados.
A reunião teve por objetivo tratar de assuntos de extrema importância para a Educação Física, como a oficialização das academias como unidades de saúde, o aumento da carga horária da disciplina na grade escolar pública e privada de todo o País, corrigir o vício de iniciativa que existe na lei que regulamentou a profissão, atuação de atletas olímpicos como treinadores do alto rendimento e o projeto de lei que determina a obrigatoriedade de o profissional de Educação Física ministrar as aulas em todos os segmentos escolares.
Como forma de agradecimento, durante o encontro, o presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com o Discóbolo Míron, símbolo da Educação Física que representa a força e o dinamismo característicos da profissão.
Formado em Educação Física pelo Exército, o presidente Bolsonaro, destacou a importância que os profissionais da área têm não apenas como educadores, mas como agentes de saúde no País, e prometeu atuar para que a categoria seja fortalecida. “Entendo que temos de valorizar mais essa profissão e farei o que for possível para isso”, afirmou. “Estimulando a prática esportiva, investe-se em saúde; as pessoas que possuem bom preparo físico podem lidar melhor com os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.”
Para o ministro Onyx Lorenzoni, o papel dos profissionais de Educação Física é muito importante, principalmente pelo que eles representam para as camadas mais vulneráveis da sociedade. “Vocês cumprem um trabalho admirável. Muitas vezes, são a única porta de saída para nossos jovens das áreas mais vulneráveis para que eles não percorram um caminho errado. Vocês fazem uma ponte entre uma vida muito complexa e difícil para que eles possam encontrar pelo esporte uma vida digna e honrada”, frisou o ministro.
O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, destacou a importância da profissão no contexto social. “Atualmente, o Brasil conta com mais de 450 mil profissionais de Educação Física registrados. Temos de valorizar esses profissionais, pois se trata de uma carreira muito importante para o País e para nosso sistema de saúde. O fortalecimento do esporte escolar é um de nossos principais pilares e faremos o que for possível para que o profissional de Educação Física seja cada vez mais reconhecido no país.”
Dirigentes avaliam encontro no Palácio do Planalto
André Fernandes (CREF 00013-G/RJ) destacou os principais pontos da reunião no Palácio do Planalto. “Avalio que o encontro foi importante. Além da homenagem feita ao presidente da República, pudemos mostrar a importância da Educação Física como unidade de saúde onde ela é praticada, como nas academias”, pontuou. “Esse caminho passa pelo fortalecimento da Educação Física escolar e pela manutenção da atividade como profissão regulamentada. O presidente foi extremamente receptivo e comprometeu-se a ajudar em tudo o que for possível.”
José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) agradeceu aos dirigentes do CFRE1-RJ/ES por terem viabilizado um encontro de suma importância com o chefe do Executivo. “Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao professor Ernani Bevilaqua Contursi por nos ter proporcionado este encontro. Na reunião, que extrapolou o tempo inicialmente estipulado pelo cerimonial do Palácio do Planalto, pudemos fazer todas as reinvindicações que, estrategicamente falando, são de vital importância para a nossa categoria. O André Fernandes teve o tempo necessário para apresentar a nossa pauta e o presidente imediatamente acionou o Ministério da Cidadania e o secretário Nacional de Esportes, ordenando andamento prioritário às nossas demandas. Ele muito receptivo e atencioso com a nossa comitiva”, avaliou o dirigente do CREF2/RS.
O presidente do CREF12/PE, professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), detalhou a importância do encontro. “A reunião foi muito proveitosa. O presidente recebeu os dirigentes dos CREFs que representam os 500 mil profissionais de Educação Física de todo Brasil. Reconheceu a importância da nossa profissão e falou do quanto ela precisa ser mais valorizada. Nós somos essenciais. Agora é esperar que de fato ele apoie a nossa profissão, seja no âmbito escolar seja na saúde, no esporte e em todas as esferas”, avaliou Beltrão.
Antônio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) agradeceu ao vice-presidente Ernani Contursi, do Rio de Janeiro, por ter agendado uma pauta tão importante. “O presidente da República foi extremamente gentil para com os líderes de CREFs que lá estavam. Acho difícil calcular a importância desse encontro. Esta foi a primeira vez que um presidente da República recebeu a educação física numa audiência pública e pela primeira vez foram tocados pontos nevrálgicos para a nossa categoria, como a vontade de criação daquilo que o próprio Ernani e os professores mais antigos pleiteiam, que é o título de tecnólogo para os atletas olímpicos, que precisam desse reconhecimento pelos serviços prestados para a nação”, expôs o presidente do CREF9/PR.
“O presidente Bolsonaro mostrou-se muito sensível às necessidades expostas e determinou ao ministro Onix Lorenzoni que dê celeridade a nossas demandas. Os dirigentes dos CREFs que foram a Brasília estavam muito determinados a expor as questões da Educação Física e da sociedade no tocante à atividade física orientada. Por isso falei que é difícil calcular a importância desse encontro inédito. Chegamos a ficar emocionados, porque o presidente se mostrou uma pessoa extremamente acessível e prática. Atrás da instituição e da chefia da Nação estava um ser humano extremamente atento às nossas reivindicações. Parabéns a todos que lá estiveram e aos dirigentes do conselho do Rio de Janeiro por esta importante iniciativa”, disse o professor Antônio Eduardo Branco.
Jean Carlo Azevedo da Silva (CREF 000964-G/AM), presidente do CREF8/AM, que na ocasião representava o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), ressaltou a importância do encontro. “É uma data histórica, em que o presidente da República recebe, diretamente dos Profissionais de Educação Física, demandas fundamentais para o fortalecimento da profissão no País.”
Bastante otimista com o encontro, Rogério Jean Moura Gonçalves (CREF 001726-G/BA) falou sobre as perspectivas surgidas na reunião realizada no Palácio do Planalto. “O presidente Jair Bolsonaro foi bastante receptivo e prometeu ajudar a categoria. Fiquei extremamente feliz em participar deste momento ímpar na história da Educação Física baiana e brasileira”, afirmou.
Patrick Novaes Aguiar (CREF 003132-G/DF), presidente do CREF7/DF, destacou a importância de um evento memorável. “Conseguimos reunir CREFs de todas as regiões do Brasil e tivemos a chance de debater temas de extrema importância para o futuro do profissional de Educação Física, da profissão e até mesmo do conselho. Então, acreditamos que tenha sido um evento exitoso, do qual saímos com boas chances de melhorar a qualidade de vida dos profissionais de Educação Física do nosso País.”
O presidente do CREF3/SC, Irineu Wolney Furtado (CREF 003767-G/SC), acredita que o encontro resultará numa legislação que atenda aos interesses do profissional de Educação Física. “A audiência com o presidente da República foi bastante significativa para o sistema CONFE/CREF de forma geral. Foram tratados temas de extrema importância e foi aberto um canal para abordagem da ADI 3428, a questão da educação física escolar, a inclusão dos profissionais de Educação Física efetivamente no Ministério da Saúde e para que possamos avançar com maior celeridade nos assuntos relevantes da nossa profissão. Nunca houve uma pauta como essa com a Presidência da República e certamente teremos uma legislação que atenda à nossa profissão.”
Nelson Leme da Silva Junior (CREF 000200-G/SP), presidente do CREF4/SP, enfatizou o protagonismo dos colegas cariocas pela viabilização de um encontro histórico com o chefe de Estado e seus ministros e destacou a excelente recepção oferecida pelo Palácio do Planalto à comitiva que representou o sistema CONFEF/CREF.
“Tivemos um encontro ímpar, no qual apresentamos uma pauta extremamente importante ao presidente da República. Sentimos o interesse e a vontade do presidente em atender nossas demandas que, na grande maioria, vão ao encontro das propostas do governo atual. Senti-me muito honrado por estar representando os profissionais de Educação Física do nosso Estado e por homenagear o presidente Bolsonaro com a comenda Benemérito Especial do Estado de São Paulo.”
“Pela primeira vez na história do CREF4/SP, fomos recebidos e atendidos em audiência por um presidente da República. Pessoalmente falando fiquei muito feliz pela oportunidade e entendo que este encontro aumentou ainda mais a responsabilidade dos dirigentes de CREFs que lá estiveram. Quero fazer um agradecimento especial ao CREF1-RJ/ES, pois foi devido à visão e ao protagonismo político de dirigentes como Rogério Silva Melo, Ernani Bevilaqua Contursi e André Dias de Oliveira Fernandes que todos nós tivemos oportunidade de apresentar importantes reivindicações ao presidente Jair Bolsonaro. O professor André é um excelente profissional de Educação Física e nos representou de forma magistral”, concluiu Nelson Leme.
O evento contou com a participação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Augusto Heleno; do secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães; do secretário adjunto da Secretaria Especial do Esporte, André Alves; e dos secretários Bruno Souza, da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, e Fabíola Molina, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, que integram a estrutura da Secretaria Especial do Esporte.
Entre os dirigentes dos CREFs que foram ao Brasília estavam André Dias de Oliveira Fernandes, vice-presidente do CREF1-RJ/ES, e os presidentes Edgar Meurer (CREF2/RS), Irineu Furtado (CREF3/SC), Nelson Leme da Silva Junior (CREF4/SP), Lúcio Beltrão (CREF12/PE), Patrick Aguiar (CREF7/DF), Jean Carlo Azevedo Silva (CREF8-AM/AC/RO/RR), Antônio Eduardo Branco (CREF9/PR), Rogério Moura (CREF13/BA), a conselheira Maria Paula Salles Tavares (CREF1-RJ/ES) e Thiago Medeiros Santos (CREF1-RJ/ES).