Aos 23 anos, judoca da seleção holandesa morre tragicamente

Ilona Lucassen comemora a conquista do bronze no Grand Prix de Haia em 2018

Quadragésima quinta do ranking mundial, atleta ainda tinha chances de conquistar uma vaga olímpica em Tóquio

Memória
17 de junho de 2020
Por JUDOINSIDE I Fotos KLAUS MULLER e JUDOINSIDE
Amsterdã – Holanda

A judoca holandesa Ilona Lucassen morreu aos 23 anos. A ex-campeã holandesa do peso meio-pesado (78kg) faleceu neste fim de semana. Ilona conquistou o bronze no Grand Prix de Haia em 2018 e venceu o Aberto da Europa em Tallinn em outubro do ano passado. Ela também venceu o Aberto da Europa em Glasgow em 2018.

Lucassen fazia parte da equipe holandesa que conquistou uma medalha de prata no Campeonato Europeu de Equipas Mistas em 2018. Lucassen sempre se divertia. Além do judô, ela era uma verdadeira fã de futebol e era conhecida como goleira.

Ilona com a equipe holandesa, vice-campeã do Europeu por equipes mistas de 2018

Quando competiu na classe júnior, conquistou oito medalhas nas Copas da Europa e conquistou quatro medalhas de ouro em Coimbra, Kaunas. Conquistou também a medalha de prata no mundial por equipe em Zagreb (2017) e a prata europeia em Maribor. Foi campeã holandesa do meio-pesado em 2018 e conquistou o bronze no ano passado.

Maurits Hendriks, diretor do Comitê Olímpico da Holanda, se manifestou sobre o caso e lamentou a perda prematura. “A terrível notícia sobre a morte da judoca Ilona Lucassen nos chocou profundamente. Tão jovem, ainda com uma vida inteira pela frente. Desejamos aos seus pais, familiares e amigos muita força para lidar com essa perda trágica”, disse.

O Facebook da judoca está com uma mensagem sobre o ocorrido: “Infelizmente, precisamos informar que Ilona Lucassen estava em uma grande confusão consigo mesma. Ela nos deixou na sexta-feira, 12 de junho. Descanse em paz, querida Ilona. Esperamos que encontre paz lá em cima.”