15 de novembro de 2024
Após mais de um ano, treino presencial de kata é retomado no CAT da FPJudô
Os treinos realizam-se às quartas-feiras, das 20 às 22 horas. Após o fim das restrições, objetivo é preparar os filiados para o exame de graduação desta temporada
Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
16 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)
Agosto foi marcado pela retomada das atividades técnicas e administrativas da Federação Paulista de Judô (FPJudô). Entre as ações restabelecidas estão os tradicionais treinos presenciais de kata no Centro de Aperfeiçoamento Técnico da Água Branca (CAT), realizados desde 2007.
As atividades recomeçaram no dia 25 de agosto e continuam sempre às quartas-feiras, das 20 às 22 horas. Houve uma tentativa de retorno em 16 de setembro de 2020, mas, devido às restrições sanitárias impostas pelo governo do Estado de São Paulo, os treinos foram interrompidos.
“Depois de termos ficado quase dois anos sem atividade devido à pandemia, recentemente ficamos mais cinco meses parados em função do impedimento jurídico causado por uma oposição irresponsável, que prejudicou toda a comunidade do judô paulista. Agora, estamos correndo contra o tempo e precisamos encontrar a melhor maneira de realizar nosso trabalho”, explica Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô.
Segundo Santos, desde 2007, quando começaram o ensino e a prática do kata, jamais o curso havia enfrentado uma parada tão abrupta e duradoura. “Agora que voltamos, vamos atender a comunidade e iniciar um novo ciclo, que irá até o exame de graduação. Esse é o maior objetivo do retorno desses treinamentos, já que vai ser, provavelmente, a única atividade técnica da federação nesta temporada. Devido ao pouco tempo que nos resta, não teremos nenhuma competição de kata.”
Histórico
O curso presencial de kata é ministrado pelo professor kodansha shichi-dan (7º dan) Luís Alberto dos Santos, coordenador de cursos da FPJudô e um dos judocas mais laureados em competições mundiais e continentais de kata. Os treinamentos da prática atendem desde professores que buscam especializar-se até duplas de competidores e candidatos ao exame de graduação.
“A retomada é muito importante para dar continuidade ao estudo e à prática do kata, já que sempre tivemos muita procura e muita gente interessada. Devemos voltar a ter quase 40 pessoas nos próximos treinos, ou ainda mais quando divulgarmos o exame de graduação deste ano. No ano passado, quando tentamos retomar as atividades, eu atendia dois grupos lotados e havia lista de espera. Então, eu espero que o CAT volte a ficar cheio por causa da preparação para o exame desta temporada”, reitera o coordenador de cursos.
Katas do judô
Segundo o shihan Jigoro Kano, os katas são a estética do judô, sem os quais seria impossível compreender o alcance da arte. O kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica.
O kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os aspectos básicos das técnicas do judô e sua etiqueta apropriada. É por meio dos katas que o uke e o tori podem trabalhar juntos o aperfeiçoamento da fluência e dos movimentos do judoka.
Os oito katas são classificados de acordo com as habilidades e técnicas do judô a serem ensinadas.
- Nage-no-kata: formas fundamentais de projeção;
- Katame-no-kata: formas fundamentais de domínio no solo;
- Kime-no-kata: formas fundamentais de combate real;
- Ju-no-kata: formas de agilidade aplicadas em ataque e defesa, utilizando a energia de forma mais suave e flexível;
- Koshiki-no-kata: formas antigas, provenientes da escola do ju-jitsu. Executava-se antigamente com armadura de samurai;
- Itsutsu-no-kata: são cinco formas de técnicas. Expressão teórica do judô baseado na natureza;
- Seiryoku-zenyo-kokumin-taiiku-no-kata: é uma forma de educação física. Baseada no princípio da máxima eficácia, visa ao treino completo do corpo;
- Kodokan goshin-jutsu: técnicas de autodefesa.