Assembleia Legislativa do Maranhão entrega medalha Canhoteiro aos desportistas Emílio Moreira e professor Betinho

O ato foi presidido pelo deputado Neto Evangelista, que destacou a contribuição de Emílio Moreira e professor Betinho para o esporte maranhense © Wesley Ramos

A concessão da comenda é um reconhecimento da Alema ao trabalho desenvolvido há décadas pelos desportistas, nas modalidades judô e basquete.

Por Agência Assembleia
2 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão concedeu, nesta sexta-feira (29), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, a medalha José Ribamar de Oliveira (Canhoteiro) aos desportistas maranhenses Emílio Moreira, na modalidade judô, e Herberth Lima, conhecido por professor Betinho, na modalidade de basquetebol. O deputado Neto Evangelista (União) é o autor da proposição.

Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô, marcou presença na cerimônia que homenageou o fundador da entidade © Wesley Ramos

O ato solene foi presidido pelo deputado Neto Evangelista e contou com a presença, na mesa de honra, do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes; da vereadora eleita de São Luís, Thay Evangelista (União); do secretário municipal de Esporte de São José de Ribamar, Lineu Serra, e dos desportistas agraciados com a comenda. Participaram ainda da cerimônia familiares, amigos e desportistas de diversas modalidades.

Professor Emílio Moreira, pioneiro no judô maranhense, compartilha sua trajetória e legado durante a solenidade. Como dirigente e sensei, ele sempre guiou suas ações pelos valores estabelecidos por Jigoro Kano, promovendo o judô como ferramenta de transformação humana e social © Wesley Ramos

Na solenidade, Neto Evangelista ressaltou a contribuição dos dois desportistas ao esporte maranhense, ao longo de décadas, formando gerações de campeões nas modalidades de judô e basquete.

“Eles engrandecem o nome do Maranhão pela entrega que têm feito ao longo do tempo nesses esportes. São dois ícones maranhense em suas modalidades, nas quais formaram diversas gerações, orgulhando a todos nós maranhenses. A Assembleia Legislativa, por unanimidade, reconhece a contribuição de ambos para o engrandecimento do esporte no estado”, afirmou Evangelista.

O deputado Neto Evangelista (União) foi o autor da proposição © Wesley Ramos

Reconhecimento

O professor Emílio Moreira agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do seu trabalho para o engrandecimento do esporte maranhense. “Meu primeiro emprego foi na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), onde revolucionei o judô do Maranhão, treinando menores carentes. Há 53 anos que dou aulas, elevando os seres humanos a um patamar mais alto. Sou muito grato à Assembleia por reconhecer meu trabalho”, disse.

A solenidade contou com a presença de amigos, desportistas de diversas modalidades e familiares dos homenageados © Wesley Ramos

Por sua vez, o professor Betinho também agradeceu ao Poder Legislativo Estadual pela outorga da comenda e a Deus por ter lhe escolhido e qualificado para cumprir a missão de formar gerações na prática do basquete. “Sou muito grato à Alema por esse gesto de reconhecimento de um trabalho que atravessa gerações. São mais de 40 anos militando no basquetebol maranhense escolar e de clubes. Recebo essa honraria com muita satisfação e orgulho”, afirmou.

Plenário Nagib Haickel recebe público composto por familiares e amigos dos homenageados © Wesley Ramos

Trajetórias

O professor kodansha shichi-dan (7º dan) e árbitro internacional FIJ B, Emílio Moreira, iniciou sua trajetória no judô ainda na infância, no Clube de Regatas do Flamengo, em 1955, no Rio de Janeiro (RJ). Fundador e ex-presidente da Federação Maranhense de Judô, ele também atuou como coordenador da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Seu trabalho é amplamente reconhecido, tanto como atleta quanto como técnico, em níveis estadual e nacional.

Professor Emílio com alunos faixas-pretas © Wesley Ramos

Entre as diversas honrarias recebidas ao longo de sua carreira, destacam-se o título de Comendador da Ordem Timbira, concedido pelo Estado do Maranhão durante as comemorações do IV Centenário de São Luís; a Medalha de Honra ao Mérito dos 40 Anos dos Jogos Escolares Maranhenses; e a honraria Professor Manoel Gomes Tubino, outorgada pela Câmara Federal.

Já o professor Betinho tem 46 anos de experiência no treino e desenvolvimento de atletas. Já conquistou por 27 vezes o título de campeão dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS), na categoria juvenil feminino. Foi 16 vezes campeão dos JEMS pelo Colégio Educallis, além de medalha de bronze da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2013, categoria adulto. É criador e idealizador dos projetos Girafinha, Adote um Aluno/Atleta, Cestinha Social e Projeto Transformar.

http://www.shihan.com.br