17 de novembro de 2024
Associação Namie de Judô é campeã geral do Open Ajinomoto Aspirante
Competição classificatória para o Campeonato Paulista Aspirante levou 762 judocas de 94 associações a Mogi das Cruzes
Por Paulo Pinto / FPJCPM
7 de junho de 2022 / São Paulo (SP)
Com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou neste sábado (4) a etapa final do Open Ajinomoto Aspirante, reunindo 762 judocas de 94 associações no Ginásio de Esportes da cidade. A primeira etapa, em Ribeirão Preto, foi disputada por 468 judocas de 14 delegacias regionais.
Criada em 2017, a classe aspirante fomenta e fortalece principalmente as pequenas associações e os projetos sociais, valorizando um segmento que antes ficava à margem das competições ou competia em desvantagem devido à menor experiência dos seus atletas.
Esta quarta edição do certame – voltada para as classes sub 9, sub 11, sub 13, sub 15, sub 18 e adulto iniciante – assegurou vaga na fase final do Campeonato Paulista Aspirante para os quatro primeiros colocados da cada classe e categoria de peso. Neste ano a coordenação técnica da FPJudô mudou o formato da disputa com o objetivo de facilitar o acesso e a participação dos judocas do interior e da Região Metropolitana da capital, como parte da retomada das atividades no período pós-pandemia, elegendo como sedes os municípios de Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes.
As principais equipes do Estado de São Paulo estavam representadas por jovens judocas, muitos dos quais fizeram em Mogi sua estreia no shiai-jô. As arquibancadas registraram boa presença de público, que embalou o ritmo da festa.
Trabalho na base
Nos tatamis a nova geração de competidores superou a falta de técnica comum a todos que dão os primeiros passos na modalidade, com uma vontade descomunal de vencer e superar os desafios que o Caminho Suave apresenta aos novos judocas.
É realmente uma experiência extremamente interessante ver centenas de crianças de diversas origens e escolas, socialmente falando, enfrentando-se de forma determinada e franca. Na verdade, lutam mais para vencer as próprias dificuldades e limitações motoras comuns à baixa faixa etária, mas na busca incessante de projetar o adversário.
Sob o ponto de vista de rendimento, competições como o Open Ajinomoto Aspirante fazem um raio-X das equipes que desenvolvem bom trabalho na base e basta um simples olhar na tabela de classificação geral para identificar as escolas e clubes que priorizam o ensino do judô infantil.
Associação Namie de Judô é campeã
Com o trabalho iniciado em 1972 por meio de diversas agremiações que se sucederam e tiveram cores distintas, em 27 de novembro de 2015 a família Namie fundou a Associação Namie de Judô, que hoje é uma das principais escolas do Estado de São Paulo, quando o tema é formação de jovens atletas e a conquista de medalhas.
Comandada pelo experiente professor kodansha shichi-dan (7º dan) Paulino Tohoru Namie, um dos maiores formadores da base do Estado e do Brasil, a escola de Mogi das Cruzes possui uma equipe docente formada em sua totalidade pelo sensei Paulino e seu pai, Sethiro Namie.
O time de Mogi das Cruzes foi ao Open Ajinomoto Aspirante com 21 judocas, o técnico Paulino Tohoru Namie e os auxiliares técnicos Jefferson Takeshi Redondo, Carlos Modesto, Giovanna Monteiro e Rafael Nunes. Totalizando 16 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e cinco de bronze, a equipe mogiana fez 54 pontos, que lhe asseguraram o título de campeã geral.
A segunda colocação foi conquistada pelo Projeto Olhar Futuro/ADPM Regional São José dos Campos, comandado pelo experiente professor Jefferson Luiz dos Santos, um dos principais destaques da nova geração de professores formadores de atletas.
A equipe da Associação Desportiva da Polícia Militar foi a Mogi das Cruzes com 44 atletas, o técnico Jefferson Santos e os auxiliares técnicos Nicolas Felipe, Marcos Monteiro, Fabiana Carvalho, Ana Paula, Felipe Bento e Jeferson Júnior e conquistou 17 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e oito de bronze, totalizando 47 pontos.
A terceira colocada foi outra equipe de São José dos Campos, a Associação Kamakura de Judô, fundada em 7 de abril de 2017, que já desponta entre as mais fortes do Estado de São Paulo, quando o certame envolve as categorias de base.
A equipe comandada pelo sensei Flávio Silva (ni-dan) foi a Mogi das Cruzes com os auxiliares Guilherme Silva, Tatiana Venâncio e Talita Libório. Seus 19 atletas conquistaram 12 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e três de bronze que totalizaram 42 pontos e lhe asseguraram a terceira colocação.