11 de setembro de 2024
Associação Namie e Clube Paineiras vencem Campeonato Paulista Sub 13 e Sub 15
Competição realizada pela Nikkey Marília reuniu 607 atletas masculinos e femininos de 38 clubes e associações na classe sub 13 e 57 agremiações na classe sub 15.
Por Paulo Pinto / Global Sports
5 de agosto de 2024 / Curitiba (PR)
O sábado (03) foi fantástico para o judô paulista e brasileiro. O Brasil cravou seu nome na história do judô olímpico como a quinta melhor equipe dos Jogos de Paris 2024 e tornou-se também, o quinto país que mais acumula medalhas olímpicas na modalidade: 28, atrás apenas de Japão, França, Coreia do Sul e Cuba.
Como era de se imaginar, o desempenho dos atletas do Esporte Clube Pinheiros na competição individual, associado ao resultado expressivo e inédito dos judocas na disputa por equipes mistas, produziu neste sábado um clima de alegria, comemoração e otimismo nos tatamis montados no Ginásio Neusa Galetti, em Marília, que recebeu a fase final do Campeonato Paulista Sub 13 e Sub 15. O certame teve apoio da Prefeitura de Marília, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude e Nikkey Clube de Marília.
A competição reuniu 607 atletas masculinos e femininos de 38 clubes e associações na classe sub 13 e 57 agremiações na classe sub 15.
Nikkey Marília promove grande evento
A 4ª Delegacia Regional Alta Paulista sediou o grande evento que foi organizado e realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Marília, que não poupou esforços para entregar uma competição verdadeiramente grandiosa.
Importante lembrar que há mais de uma década a Alta Paulista não recebia uma final de campeonatos paulistas, o que destaca a importância estratégica desta iniciativa numa das regiões do Estado consideradas berço do judô no Brasil.
Diversas autoridades esportivas e políticas marcaram presença na cerimônia de abertura: Daniel Alonso, prefeito de Marília; Gastão Lúcio Rodrigues Pinheiro Júnior, secretário municipal de Esportes; Marcel Camilo, membro do grupo de intervenção da FPJudô; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Edison Minakawa, membro do Conselho Técnico e gestor de arbitragem da CBJ; e Romeu Shiinti Ferraz Nishimoto, diretor de esportes do Nikkey Clube de Marília.
Entre os delegados regionais estavam em Marília os professores Argeu Maurício de Oliveira, da 3ª DR Centro-Sul; Wilmar Terumiti Shiraga, da 5ª DR Noroeste; Fábio Feltrim, da 6ª DR Araraquarense; Gildemar de Carvalho, o Gil, da 9ª DR ABC; Sidnei Paris, da 8ª DR Oeste; e Celso de Almeida Leite, da 15ª DR Grande Campinas.
Vários professores kodanshas abrilhantaram a cerimônia de abertura, entre eles Uishiro Umakakeba, kyuu-dan (9º dan); Edison Minakawa, hachi-dan (8º dan); Paulino Tohoru Namie, shichi-dan (7º dan); Raul de Melo Senra Bisneto, shichi-dan (7º dan); Marilaine Ferranti, shichi-dan (7º dan); Wilmar Terumiti Shiraga, shichi-dan (7º dan); Argeu Maurício de Oliveira, roku-dan (6º dan); Miriam Minakawa, roku-dan (6º dan); Sidnei Paris, roku-dan (6º dan); e Gildemar de Carvalho, roku-dan (6º dan).
Na avaliação do professor Raul Senra, a competição exibiu excelente padrão organizacional e foi marcada por momentos de muita qualidade técnica. “Quero destacar o trabalho da equipe da Associação Nikkey de Marília que, capitaneada pelo professor Romeu Nishimoto, seu diretor de esportes, não mediu esforços na realização deste importante evento. Foi uma das melhores finais de campeonato paulista das últimas décadas, dito por personalidades experientes da modalidade.”
O ex-delegado da Alta Paulista pontuou cada aspecto da organização da competição. “Eles foram impecáveis em todos os quesitos: pontualidade, limpeza, organização, qualidade na alimentação, presença de duas ambulâncias e disponibilização de uma assistência espetacular, composta por três médicos e oito enfermeiros. Agradeço a participação e parabenizo a atuação brilhante de todos os membros da equipe da Nikkey de Marília”, disse Raul Senra.
“Aliás, devido ao comprometimento das iniciativas pública e privada de Marília, a cidade que já teve enorme protagonismo na modalidade merece ser reinserida no calendário esportivo do judô paulista”, concluiu.
Arbitragem
A arbitragem teve participação de 45 árbitros de 15 delegacias regionais, fato amplamente comemorado pela professora Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora de arbitragem da FPJudô.
“Pela primeira vez nesta temporada pudemos contar com a atuação de árbitros de 15 delegacias regionais. É um feito marcante, que ratifica a importância de realizarmos competições no interior do Estado e democratizarmos o acesso e a participação de árbitros de todas as regiões.”
Associação Namie campeã sub 13
A fase final do Campeonato Paulista Sub 13 premiou três escolas já consagradas como importantes referências na base do judô do Estado: a Associação Namie de Judô, de Mogi das Cruzes, e a ADPM/Projeto Olhar Futuro e a Associação Kamakura de Judô, de São José dos Campos.
Recém-premiada pela medalha de prata conquistada pelo judoca Willian Lima, meio-leve vice-campeão olímpico em Paris, a Associação Namie de Judô foi a campeã geral da classe sub 13, conquistando seis medalhas – três ouros, duas pratas e um bronze – que asseguraram 171 pontos e premiaram a semana histórica do professor kodansha Paulino Tohoru Namie, shichi-dan (7º dan).
A vice-campeã da competição foi uma das escolas de judô mais premiadas na base do Estado, a ADPM/Projeto Olhar Futuro de São José dos Campos. Brilhantemente comandada pelo sensei Jeferson Luiz dos Santos, a escola joseense conquistou cinco medalhas: dois ouros, uma prata e dois bronzes, totalizando 112 pontos.
Terceira colocada, a Associação Kamakura de Judô é outra importante escola de São José dos Campos, que já se consolidou como uma das mais vencedoras das categorias de base paulistas. Comandada pelo coordenador técnico Flávio Nunes da Silva, a agremiação do Jardim Paulista obteve dois ouros e um bronze, totalizando 101 pontos.
Paineiras é campeão sub 15
As três primeiras colocadas da fase final do Campeonato Paulista sub 15 foram agremiações que, no passado, apostaram no trabalho de base de forma determinada e persistente, praticando desde cedo uma política que paulatinamente as levaria ao topo das classes de entrada.
Entre os clubes com esta visão de crescimento técnico de médio e longo prazos destacam-se o Clube Paineiras do Morumby, a Ômega Academia e a Associação Campineira de Judô, as três primeiras colocadas da competição pré-juvenil.
O campeão foi o Clube Paineiras do Morumby, que conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, assegurando 160 pontos. Com uma comissão técnica coordenada por Kira Yamazaki e formada pelos técnicos Ricardo Lara Julianetti, Mariana Barros e Carlos Eduardo Honorato, o Paineiras tem garantido um protagonismo absoluto na base.
A vice-campeã do Campeonato Paulista sub 15 foi a Ômega Academia, de Campinas. Comandada pelo sensei Adriano Yamamoto, a escola conquistou três medalhas: dois ouros e um bronze, que asseguraram 101 pontos.
Outra tradicional escola de Campinas, a Associação Campineira de Judô, completou o pódio das finalistas do Campeonato Paulista Sub 15. Comandada pelos senseis Priscila Leite professora kodansha roku-dan (6º dan), André Gomes go-dan (5° dan), Cláudio Tateama yon-dan (4° dan) e Pâmela Ventura, sho-dan (1° dan), a equipe conquistou dois ouros, que lhe valeram 100 pontos e a terceira colocação.
Clique AQUI e confira a classificação individual completa e o quadro geral de medalhas por associação do Campeonato Paulista Sub 13.
Clique AQUI e confira a classificação individual completa e o quadro geral de medalhas por associação do Campeonato Paulista Sub 15.