Auxílio do Pronampe assegura estabilidade para a Kimonos Shihan durante a pandemia

Antônio Dias expõe detalhes da cadeia produtiva aos visitantes

Mesmo com todo o segmento esportivo parado desde o início de março, o tradicional fabricante de judogis e karategis conseguiu manter a produção e todos os colaboradores ativos

Gestão Empresarial
23 de outubro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos INSTAGRAM
Curitiba – PR

Para a equipe diretiva da Shihan Artigos Esportivos, a primeira semana de outubro foi marca pela visita incomum de altos funcionários do Ministério da Economia e do Sebrae, que foram à indústria localizada no bairro do Ipiranga, na capital paulista, para conhecer o empreendimento de pequeno porte. Segundo os analistas da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia trata-se de uma referência em modelo de gestão.

Antônio Dias, Wilson Poit e Carlos Mota dos Santos

Carlos Alexandre Jorge da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec); Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae/SP; Carlos Mota dos Santos, vice-presidente de negócios de varejo do Banco do Brasil; Gláucio Zanettin, superintendente do Banco do Brasil; e Elissandra Rodrigues, superintendente comercial do Banco do Brasil, foram recebidos por Antônio Dias Toledo, diretor executivo da Kimonos Shihan.

A visita das equipes da Sepec, Sebrae e Banco do Brasil deveu-se ao crédito concedido pelo Pronampe à fábrica de kimonos durante o período de pandemia. Ao todo, o programa idealizado pela Sepec já conseguiu liberar mais de R$ 30 bilhões em crédito para apoio aos micro e pequenos empresários.

Carlos Mota dos Santos, Antônio Dias, Wilson Poit, Elissandra Rodrigues, Sandra Toledo e Gláucio Zanettin

Carlos Costa reforçou a importância desse recurso para a empresa, que é referência no segmento de kimonos e artigos esportivos, que lhe permitiu manter sua linha de produção durante a pandemia.

“A Shihan Artigos Esportivos é uma das principais fabricantes de kimonos do Brasil. É uma pequena empresa, mas um grande exemplo daquilo que agente enxerga e projeta como o Brasil do futuro”, disse o secretário especial da Sepec.

“Felizmente, o Pronampe veio na hora certa, quando nós mais precisávamos e quando estávamos buscando um respiro para dar continuidade ao nosso trabalho. Foi uma iniciativa extremamente importante, e graças a este subsídio conseguimos manter a empresa em atividade e preservar toda a nossa importante equipe de colaboradores que, entre diretos e indiretos, reúne 40 pessoas”, acrescentou Antônio Dias.

Carlos Costa e os demais visitantes conheceram a linha de produção da Shihan

Wilson Poit destacou que a inovação chegou definitivamente. “Neste período o Antônio e a sua equipe passaram a atuar no comércio eletrônico e estão vendendo de forma online para todo o País. Fora isso, também conseguiu imprimir várias mudanças no período em que grande parte do mercado esteve inativo devido às restrições impostas pelo isolamento social. Certamente a retomada para a Shihan Kimonos deverá ser melhor do que era esperado”, avaliou o superintendente do Sebrae de São Paulo.

“Acredito que neste fim de ano e no início de 2021, a situação vai normalizar-se e teremos um ano de grandes e importantes conquistas para o nosso segmento”, concluiu o empresário paulista.

Wilson Poit com membros da equipe Shihan

Carlos Costa prevê grandes conquistas para a Shihan Kimonos, para o Brasil e para a micro e pequena empresa, “principalmente com a força do empreendedor brasileiro e o apoio do governo federal, Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. ”

Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado pelo governo federal, visa ao desenvolvimento de pequenos negócios por meio do acesso facilitado ao crédito. O programa é voltado a micro e pequenas empresas.