01 de janeiro de 2025
Beatriz Ferreira é a número 1 no ranking olímpico da Associação Internacional de Boxe Amador
Atual campeã mundial e uma das favoritas ao pódio nos Jogos de Tóquio, brasileira é primeira colocada no 60kg na lista divulgada pela AIBA
Boxe Feminino
4 de julho de 2020
Fonte GloboEsporte.com I Fotos RODOLFO VILELA e AIBA
São Paulo – SP
A boxeadora brasileira Beatriz Ferreira, atual campeã mundial de boxe na categoria até 60kg, apareceu na primeira posição do ranking da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), em lista divulgada nesta quinta-feira. Na classificação, ela aparece com 2150 pontos, contra 1850 da finlandesa Mira Potkonen, bronze nas Olimpíadas de 2016, que é a segunda colocada na lista.
Bia foi campeã mundial em outubro do ano passado, além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, a primeira da história do país no boxe feminino. De quebra, levou o prêmio de melhor atleta do país entre todas as modalidades de 2019, em cerimônia realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Ao contrário de outras modalidades, o boxe olímpico não mantém um ranking semanal ou mensal. A AIBA não divulgava a lista há quase um ano, antes mesmo do título mundial conquistado por Beatriz.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o pré-olímpico das Américas, que seria disputado em março, na Argentina, foi cancelado. Portanto, Bia ainda nem está classificada para as Olimpíadas, atualmente marcadas para julho do ano que vem, também em Tóquio. O pré-olímpico deve acontecer no primeiro semestre de 2021.
No masculino, o principal destaque é Hebert Souza, quarto colocado no peso até 75kg. Medalha de bronze no Campeonato Mundial do ano passado e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, ele aparece atrás do russo Gleb Bakshi, líder, do cubano Arlen Lopes, em segundo, e do cazaque Tursynbay Kulakhmet.