18 de novembro de 2024
Beatriz Freitas conquista mais uma medalha de prata para o Brasil no Mundial Júnior
Judoca peso meio-pesado do Esporte Clube Pinheiros perdeu a final para a japonesa Aki Kuroda, mas conquistou a segunda medalha de prata que pôs o Brasil na 11ª colocação
Fonte André Rossi / Olímpiada Todo Dia
15 de agosto de 2022 / Curitiba (PR)
A brasileira Beatriz Freitas faturou a medalha de prata na categoria até 78kg do Campeonato Mundial Júnior de judô. Neste sábado (13) Beatriz disputou a final contra a japonesa Aki Kuroda, que venceu por ippon.
Este foi a segunda final e a segunda medalha de prata conquistada na competição realizada em Guayaquil, no Equador. A primeira foi conquistada por Kaillany Cardoso nos 63kg.
Beatriz Freitas, que venceu o Campeonato Pan-Americano e Oceania Sub 21 em abril, chegou na final do Mundial Júnior de judô após vencer três lutas, todas por ippon. Na primeira, bateu a equatoriana Criollo Genesis em apenas 13 segundos de confronto. A seguir, derrotou Yu Sin-Yi, de Taipei, também aplicando o ippon, que precisou da confirmação do árbitro de vídeo para ser validado. Na semifinal, superou a francesa Oceane Zatchi Bi impondo dois wazaris.
Na decisão, Aki Kuroda ficou com o ouro após conseguir um wazari, seguido por osae-komi (imobilização), deixando a medalha prata para a judoca paulistana que defende o Esporte Clube Pinheiros.
Brasil cai diante da Alemanha e termina em quinto
A seleção brasileira de judô fechou sua participação no Campeonato Mundial Júnior por equipes em quinto lugar. A equipe chegou à disputa do bronze, neste domingo (14), quando caiu diante da Alemanha com quatro derrotas seguidas.
Assim, o judô verde e amarelo encerra sua campanha com duas medalhas de prata conquistadas por Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube) e Beatriz Freitas (Esporte Clube Pinheiros), além dos quintos lugares de Aléxia Nascimento (Associação Judô do Futuro), Michel Augusto (Sesi-SP) e Bianca Reis (Academia Corpo e Arte de Cultura Física).