Bia é ouro no Grand Slam de Baku; Mayra fica com bronze

Na final, Bia venceu Rochele por shido © Di Feliciantonio Emanuele

Brasil sobe ao pódio duas vezes no último dia de evento no Azerbaijão e fica na sexta colocação.

Por Redação do ge
28 de setembro de 2023 / Curitiba (PR)

O Brasil conquistou duas medalhas no Grand Slam de Baku neste domingo. Na categoria mais pesada do feminino (+78kg), Bia Souza ficou com o ouro ao vencer a portuguesa Rochele Nunes na decisão. Mayra Aguiar também subiu ao pódio. A gaúcha faturou o bronze na categoria para judocas até 78kg ao superar a alemã Aline Boehm.

Na disputa do bronze Mayra Aguiar venceu a alemã Aline Boehm com wazari © Di Feliciantonio Emanuele

Com este resultado, o Brasil encerra sua participação sem passar em branco no Grand Slam do Azerbaijão e consegue finalizar na sexta colocação. A seleção composta por 20 atletas não tinha chegado ao pódio até este domingo, último dia de competição.

O ouro

Beatriz Souza começou sua jornada rumo ao título na categoria mais pesada com vitória contra a atleta da casa Nazgül Maratova. Nas quartas de final, Bia superou a italiana Ásia Tavano em luta que durou apenas 43 segundos. Na semifinal e na final, a brasileira venceu por ser mais combativa. Primeiro, ela deixou para trás Sara Asahina, do Japão. E na grande final levou a melhor contra a brasileira naturalizada portuguesa, Rochele Nunes.

Pódio do peso pesado feminino © Di Feliciantonio Emanuele

O bronze

Numa categoria abaixo, para judocas de até 78kg, Mayra Aguiar ficou com o bronze. A gaúcha estreou com vitória para cima da atleta da Lituânia Julija Dudenaite. Nas quartas de final superou a japonesa Rinoko Ama. Na semifinal, foi surpreendida pela italiana Alice Bellandi após ser penalizada por falta de combatividade. Na disputa do bronze venceu a alemã Aline Boehm com um wazari logo no início da luta. O ouro da categoria meio-pesada ficou com outra atleta da Alemanha, a Anna-Maria Wagner, que superou na final a algoz de Mayra na semifinal.

Pódio do peso meio-pesado feminino © Di Feliciantonio Emanuele

banner