20 de janeiro de 2025
Bianca Reis brilha em Tóquio, mas perde o bronze em disputa do bronze
Com duas medalhas em mundiais da base, Bianca Reis fez sua estreia no circuito mundial adulto e chegou muito perto de conquistar o bronze no Grand Slam de Tóquio.
Fonte OTD
7 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
Medalha de bronze no Mundial Sub 21 deste ano, disputado no Tajiquistão, e prata no Mundial Sub 18 de 2022, Bianca Reis, de apenas 19 anos, estreou neste sábado em grande estilo no circuito mundial sênior de judô.
A jovem atleta foi o principal destaque do Brasil no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio, uma das competições mais emblemáticas do World Tour da FIJ. Bianca chegou muito perto de conquistar uma medalha, mas perdeu na disputa pelo bronze na categoria até 57kg para a francesa Martha Fawaz, após sofrer um wazari a 45 segundos do fim do combate.
Excelente começo
Bianca Reis teve uma estreia duríssima neste sábado. Logo de cara, enfrentou uma atleta da casa, a japonesa Moa Ono, de 20 anos. A luta foi extremamente equilibrada e só foi decidida no Golden Score, onde a brasileira saiu vitoriosa após a adversária ser punida com três shidos.
Nas quartas de final, Bianca encarou a compatriota Jéssica Lima, vice-campeã do Grand Slam de Tóquio em 2023. Jéssica vinha embalada por uma vitória na estreia contra a sul-coreana Hongsun Cho, por ippon, em pouco mais de um minuto de luta.
No duelo entre as brasileiras, a juventude de Bianca prevaleceu diante da experiência de Jéssica, de 27 anos, mas a vitória não foi fácil. Faltando 57 segundos para o fim, Jéssica conseguiu um wazari e assumiu a vantagem. Porém, Bianca reagiu e, nos instantes finais, imobilizou a adversária para conquistar o ippon e avançar à semifinal.
Na luta por uma vaga na final, Bianca foi completamente dominada pela japonesa Megumi Fuchida, de 24 anos. A atleta da casa garantiu a vitória rapidamente: com 15 segundos de luta, conseguiu um wazari, e aos 36 segundos, selou o combate com um ippon. Assim, a brasileira seguiu para a disputa pelo bronze.
No combate pelo pódio, Bianca enfrentou a francesa Martha Fawaz, de 22 anos. A luta foi equilibrada quase o tempo todo, mas, faltando 45 segundos para o fim, a francesa utilizou uma técnica de quadril para projetar a brasileira e garantir o wazari que decidiu a medalha.
Jéssica Lima, por sua vez, perdeu a chance de lutar pelo terceiro lugar ao ser derrotada por ippon pela mongol Ariunzaya Terbish, que conquistou uma das medalhas de bronze ao superar a japonesa Momo Tamaoki.
Na decisão pelo ouro, a algoz de Bianca na semifinal, Megumi Fuchida, foi derrotada por sua compatriota Mika Adachi, que garantiu o lugar mais alto do pódio.
Michel Augusto chega perto do pódio no 60kg
Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria até 60kg, Michel Augusto, de 20 anos, também ficou próximo de conquistar uma medalha no Grand Slam de Tóquio. Após vencer Dauren Syukenov, do Cazaquistão, na estreia, ele foi derrotado nas quartas de final pelo japonês Taiki Nakamura. O combate terminou com um ippon após Michel sofrer uma imobilização.
Na repescagem, Michel superou Chong-You Lin, de Taiwan, que foi penalizado com três shidos por falta de combatividade, garantindo ao brasileiro uma vaga na disputa pelo bronze. Na luta pelo pódio, enfrentou o russo Ayub Bliev, que primeiro conseguiu um wazari por imobilização e, pouco depois, conquistou outro wazari, encerrando o combate por ippon.
Ronald Lima para na repescagem
Seguindo o exemplo de Bianca Reis, Ronald Lima também fez sua estreia no circuito mundial adulto no Grand Slam de Tóquio. O brasileiro, de 20 anos, venceu sua primeira luta contra o mongol Jantsandorj Unurbat, mas caiu nas quartas de final diante de Obid Dzhebov, do Tajiquistão. Na repescagem, Ronald foi derrotado pelo japonês Ryoma Tanaka por wazari, ficando fora da disputa pelo bronze.
Rafaela Silva e Natasha Ferreira caem na estreia
Em sua nova categoria, após migrar da 57kg para a 63kg, a bicampeã mundial e campeã olímpica Rafaela Silva, de 32 anos, foi eliminada logo na estreia. Ela enfrentou a italiana Flavia Favorini, de 24 anos, em uma luta equilibrada decidida no Golden Score. Rafaela foi penalizada com três shidos, o que deu a vitória à adversária.
Na categoria até 48kg, Natasha Ferreira, outra representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, também foi eliminada na primeira rodada. A brasileira perdeu para a japonesa Hikari Yoshioka, que marcou um wazari a 40 segundos do fim do combate e manteve a vantagem até o final.