17 de novembro de 2024
Bicampeões do São Paulo Open de Veteranos e Kata confirmam presença na Copa Paraná
Neste fim de semana a equipe da Academia de Judô Pinheiro, de Nova Iguaçu (RJ), vai a Curitiba levando força máxima: 16 atletas em busca de um título inédito
Copa Paraná 2019
24 de setembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESSS
Curitiba – PR
Com 100% de aproveitamento, a Academia de Judô Pinheiro sagrou-se bicampeã do São Paulo Open de Veteranos e Kata, realizado no dia 7 de setembro, em Itapecerica da Serra (SP).
A equipe de Nova Iguaçu, comandada pelo técnico Marcus Vinicius de Souza Sobral, conquistou 11 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e três de bronze, que garantiram 37 pontos e asseguraram a primeira classificação no quadro geral.
José Geovane Gomes, medalhista de ouro no 73kg e chefe da delegação fluminense, avaliou este feito importante.
“Estamos vindo para São Paulo com grande frequência porque, além do excelente nível técnico dos participantes, a Federação Paulista de Judô dá uma atenção enorme ao judô veterano. Os demais Estados fazem competições esporádicas para a nossa classe, enquanto quase todas as competições paulistas contam com disputas da classe máster. Nosso melhor desempenho na Copa São Paulo foi a quarta colocação em 2018. Já para o Open viemos a Itapecerica da Serra neste ano com 11 atletas e todos medalharam. Somos bicampeões e agora vamos comemorar muito esta conquista”, disse o chefe da delegação carioca. Segundo ele, a equipe já está de malas prontas para disputar a Copa Paraná, que se realiza neste mês em Curitiba.
Os medalhistas de ouro da equipe campeã no São Paulo Open foram Anderson de Souza dos Reis 66kg, Júlio César Gonçalves 90kg, Efraim Ribeiro Dantas 73kg, Liliana Sant’Ana Mathias 70kg e José Geovane Gomes 73kg. Os medalhistas de prata foram Alexandre de Oliveira 81kg, Adélio Duarte da Silva 60kg e Marco Antônio Teixeira 73kg. Nélson Cruz da Silva 81kg, Ricardo da Silva Francisco 66kg e Edson Marcelo Rodrigues 81kg conquistaram o bronze.
Além dos judocas que medalharam em São Paulo e do técnico Marcus Vinicius, mais cinco atletas se juntarão à equipe que vai a Curitiba neste fim de sema.
José Geovane Gomes explicou como funciona o sistema que permite aos membros da equipe da Academia de Judô Pinheiro participarem de vários eventos fora do Estado durante a temporada.
“Criamos uma espécie de caixinha, na qual depositamos um valor mensal e durante a temporada vamos usando esta espécie de poupança que nos permite viajar por todo o País. Só viajamos quando o valor acumulado permite que todos viajem. Caso contrário ninguém viaja.” O judoca falou também sobre o apoio recebido da UNIG.
“Contamos com apoio da Universidade Nova Iguaçu (UNIG), que subvenciona todas as nossas taxas junto à Federação Judô Estado Rio Janeiro (FJERJ), e isso nos ajuda bastante”, explicou Gomes, que concluiu falando sobre a expectativa da equipe para a copa Paraná.
“Esta é a primeira vez que vamos ao Paraná e desconhecemos o nível técnico da competição. Mas desejo que todos lutem bem e terminem ilesos. Esse é o maior objetivo do nosso grupo veterano. As medalhas e os títulos são muito importantes, mas vêm em segundo plano”, disse José Geovane.