19 de dezembro de 2024
Bonenkai da Arju celebra a família e recebe visita até do Papai Noel
Festa de encerramento da temporada 2024 foi prestigiada por Henrique Guimarães e Hatiro Ogawa, e 72 judocas receberem novas faixas e certificados das mãos de familiares.
Por Paulo Pinto / Global Sports
19 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
Fundada em 28 de outubro de 1952 pelos professores Nobuo Ogawa e Toraichiro Suzuki, a Associação Registrense de Judô (Arju) mantém viva a tradição de promover a modalidade, incentivar o desenvolvimento socioeducativo e difundir os princípios fundamentais do judô, iniciando e desenvolvendo novos atletas, formando árbitros com grande experiência e professores capacitados.
Ao celebrar os 72 anos da Arju, a diretoria realizou neste fim de semana o tradicional bonenkai, festa que marca o encerramento da temporada 2024 e coroa o esforço conjunto dos professores Rubens Massashi Nakazawa (roku-dan), Osmar Mitsuo Kato (go-dan), Eric Ken Iti Kurosawa Roçoda (ni-dan) e dos sho-dans Weber Mikio Kondo, Rodrigo Teruo Sakai, Jonas Pinto e Fernando Machado.
O evento foi conduzido por Ricardo Marchesini Cardozo, presidente da Arju e a mesa de honra contou com a presença de Akira Hanawa, delegado da 14ª DR Vale do Ribeira; Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô); Osvaldo Hatiro Ogawa, vice-presidente da FPJudô; Marcos Câmara de Andrade, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Registro; Elaine Cristina Mizuno, tesoureira da 14ª DR Vale do Ribeira; Walter Rocha, professor e vereador (PP) de Sete Barras; Manoel Lopes, representante do CREF4/SP no Vale do Ribeira; Edna Pioker, árbitra FIJ A; e os professores Rubens Massashi Nakazawa e Osmar Mitsuo Kato.
Após o rei inicial comandado pelo professor Rubens Massashi Nakazawa, teve início a cerimônia de entrega das novas graduações aos 72 judocas promovidos, marcando um dos momentos mais emocionantes da festa.
Momento marcante
O ponto alto do bonenkai 2024 da Arju foi a distribuição das novas faixas e certificados de graduação. A cerimônia foi conduzida de forma especial: os pais e familiares dos judocas tiveram a honra de realizar a entrega, fortalecendo os laços entre a família e o judô. A iniciativa destacou a importância dessa integração, reforçando o ambiente acolhedor e comunitário da associação e estreitando os laços com as famílias. Para as crianças, a presença dos familiares tornou a cerimônia ainda mais significativa, ampliando o sentimento de conquista e reconhecimento.
Para os dirigentes da Arju, estas ocasiões são mais do que celebrações esportivas: são momentos de união, aprendizado e valores compartilhados.
Ranking Arju
Os três melhores judocas do ranking interno da Associação Registrense de Judô, nos gêneros feminino e masculino, receberam prêmios que destacaram o esforço, a dedicação e o comprometimento dos atletas ao longo do ano, em resposta ao trabalho desenvolvido pela associação.
No ranking feminino, destacaram-se: Sophia Cardoso Costa, campeã e grande revelação da temporada; Lorena Stefany Alves Paz, vice-campeã, que mostrou consistência em suas competições; e Lívia Mizael Ribeiro Dias, terceira colocada, uma atleta que vem demonstrando evolução e grande potencial para as próximas temporadas.
No ranking masculino, os premiados foram: Mateus Silva Volpert, campeão, reconhecido por sua técnica apurada e desempenho impecável; Bernardo Reboredo Pereira Martins França, vice-campeão, que se manteve entre os melhores com regularidade e dedicação; e Otávio Rodrigues da Silva, terceiro colocado, que chamou a atenção pela garra e determinação em cada confronto.
O ponto alto da premiação foi a entrega do troféu transitório à judoca Sophia Cardoso Costa, que consolidou sua posição de destaque na Arju. O presidente da associação, Ricardo Marchesini Cardozo, explicou que o troféu é destinado ao atleta que alcançar o topo do ranking cinco vezes, garantindo a posse definitiva como símbolo de sua excelência e legado no judô da região.
Homenagens
Foram homenageados os professores que realizam o imprescindível trabalho voluntário da transmissão de conhecimento para os judocas da Arju: senseis Rubens Massashi Nakazawa, Osmar Mitsuo Kato, Eric Ken Iti Kurosawa Roçoda, Weber Mikio Kondo, Rodrigo Teruo Sakai, Jonas Pinto e Fernando Machado.
Outras quatro importantes colaboradoras voluntárias homenageadas foram Cássia Ryoko Kinno, Marina Keiko Kurosawa, Ignes Keiko Ito Kato e Nice Takako Ogawa, que, de forma absolutamente espontânea e filantrópica, mantêm a ARJU diariamente, chegando na escola pontualmente às 17 horas para oferecer às crianças e jovens um dojô limpo, organizado e acolhedor. Filha do professor Nobuo Ogawa, fundador da ARJU, Nice Takako é uma das pessoas responsáveis pela organização dos eventos da associação.
Pronunciamentos
Ricardo Marchesini Cardozo, presidente da Arju, destacou o propósito do encontro de aproximar os pais do universo do judô e reforçar a importância desse momento na vida das crianças e jovens promovidos.
“Quero me dirigir aos pais para agradecer por mais um ano de muitas conquistas e aprendizado. Nossa proposta com este evento é proporcionar a vocês uma vivência única ao lado de seus filhos. Tudo o que eles aprendem e vivenciam aqui hoje terá um impacto imensurável no futuro.”
E completou: “Vocês talvez ainda não tenham noção do quanto o judô pode transformar vidas. Ele não apenas forma atletas, mas, principalmente, cidadãos. Judocas são pessoas do bem, estudantes dedicados, comprometidos e respeitosos, que carregam consigo os valores do judô e contribuem para uma sociedade melhor. Ao vivenciar este momento com seus filhos, vocês estão testemunhando o nascimento de futuros exemplos para a comunidade”.
O delegado regional Akira Hanawa dirigiu-se às autoridades presentes à mesa, aos pais e familiares dos alunos, aos próprios judocas e aos demais convidados, em nome do presidente da FPJudô, Henrique Guimarães.
“Hoje é um dia muito importante para todos vocês que estão sendo promovidos. Cumprimento cada um de vocês e seus pais, que têm desempenhado um papel essencial ao inserir seus filhos no universo do judô. Muitos estão iniciando sua trajetória nos tatamis, e desejo que todos sigam em frente e se aprofundem no conhecimento dessa modalidade que vai muito além de um esporte. O judô, com sua rica filosofia e valores, ensina disciplina, respeito, e o caminho para o crescimento pessoal, impactando positivamente nossas vidas dentro e fora do dojô.”
Em nome da tesoureira Elaine Cristina Mizuno, Hanawa agradeceu o empenho e o comprometimento de toda a equipe administrativa da 14ª Delegacia Regional do Vale do Ribeira, destacando o trabalho coletivo que torna possíveis os avanços da modalidade na região.
Henrique Guimarães, presidente da FPJudô, parabenizou os pais pelo esforço em introduzir seus filhos no ambiente judoísta.
“É um enorme prazer participar do bonenkai da Arju. Comecei no judô ainda muito novo, aos 5 anos, venho de uma família muito simples e cheguei onde estou por meio da família. Parabenizo a diretoria da Arju por realizar um evento pensando na família e, principalmente, os pais pelo investimento que fazem hoje, visando ao futuro dos seus filhos e acreditando nos valores inseridos em nossa modalidade.”
Uma visita especial
O bonenkai 2024 da Arju trouxe um momento inédito que emocionou a todos e reforçou o acolhimento e o espírito natalino: a presença do Papai Noel, recebido com alegria e promovendo momentos de descontração e união entre crianças, jovens e adultos.
Com sua clássica roupa vermelha e um sorriso acolhedor, Papai Noel não apenas arrancou sorrisos e distribuiu lembranças para os pequenos judocas, mas também integrou ainda mais as famílias e as crianças ao clima festivo do evento. A criançada se encantou ao poder fazer pedidos, enquanto jovens e até adultos entraram no espírito natalino, registrando o momento com fotos e interações que ficarão para a história.
A presença de Noel simbolizou a capacidade do judô de acolher e abraçar diferentes aspectos da vida, indo além do esporte. Mais do que um simples encontro esportivo, o bonenkai mostrou ser um evento de celebração humana e comunitária, reforçando os valores de união e alegria que marcam tanto o judô quanto o Natal.
Judocas promovidos
Ao todo, 72 judocas da Associação Registrense de Judô foram promovidos a faixas ponta cinza, cinza, azul, ponta amarela, amarela, ponta laranja, laranja, verde, roxa e marrom.
PONTA CINZA
Luna Dias Bueno de Almeida
Martin Veríssimo Ribeiro Jota
Sophia Vitória Antunes Batista
Thomas Aby Azar Vecki
CINZA
Arthur Mariano de Lima Coutinho
Dante Matos de Vechi
Enzo Volpert Costa
Henzo Ogawa
Lorena Alves de Lima
Theo Antônio Herculano Santos
Thomas Couto Azevedo
AZUL
Alifa Noa Costa de Azevedo
Ana Karolina Alves Dias dos Santos
Benício Cunha Batista
Carlos Gabriel de Souza Carneiro
Davi Sales de Amaral
Gabriel Paulino Priule
Gustavo Pires da Costa
Henry Matheus Weissemberg Batista
Isabely Nataly Hipólito Padovan
Joaquim Galindo de Matos
Julia Harumi Kakubu
Laura Gorete da Rosa Machado
Liz Pedroso Alcini Dias
Luise Sakamoto Holovati Silva
Maria Fernanda Plácido Saes
Matheus Andrade Martins
Matteo Lacerda de Freitas
Othavio Miguel Lara Macedo
Pedro Henrique Furtuoso Fernandes Sassaki
Sophia de Queiroz Nascimento Ferreira
Theo Alves Ferreira
Theo Reis Leijoto
PONTA AMARELA
Gustavo Keisuke Akabane Yamazaki
Samuel Pereira Rocha
Sofia Coutinho Padilha
AMARELA
Ana Beatriz do Carmo Severo
Arthur Mizael Ribeiro Dias
Bruna Kaori Yamakawa Sakai
Giovana Justo Macedo
Isaac Rodrigues Vieira
João Gabriel Oliveira Alcântara de Morais
Livia Mizael Ribeiro Dias
Mateus Silva Volpert
Nicolas Nascimento Menegaci
Rafael Vainsencher Lamas Miyazaki
Túlio Davies Machado
PONTA LARANJA
Rômulo Ryuichi Shintate Matsumi Falcão
LARANJA
Ana Bárbara Aparecida Ribeiro
Beatriz Menito se Souza
Caio Coutinho Padilha
Fernanda Akemi Canossa Ishikura
Fernando Ribeiro Dias
Lorena Stefany Alves Paz
Luan Nogueira Alice
Lucca Davi Ramalho Pereira Vilardo
Otávio Rodrigiues da Silva
Rodrigo Cristiano Sales de Azevedo
Rodrigo Ishikura
Thales Rodrigues da Silva
VERDE
Alex Jun Taki Kuga
Deise Aparecida Gomes Costa Miyazaki
Enzo Gabriel Pereira da Silva
Gabrielle Camargo de Freitas
Geovana Simoni Azevedo da Silva
Gianluca de Oliveira Costa Almeida
Paulo Henrique Paes
ROXA
João Antônio Trindade Prestes
Lucca Rafael Pelusi Junqueira
Pedro Porto Zagari
MARROM
Sophia Cardoso Costa
Yasmin Yumi Bento Kimura
Confira a pasta de fotos do Bonenkai da Arju 2024 no Flickr da Revista Budô clicando AQUI.