Boxeador de 18 anos morre após nocaute e lesão em luta do Campeonato Mundial Juvenil

Rashed Al-Swaisat não resistiu a lesão cerebral © PA

Rashed Al-Swaisat passou por cirurgia de emergência no dia 16 de abril, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda-feira

Boxe Amador
27 de abril de 2021
Fonte Redação do Globo Esporte
Rio de Janeiro (RJ)

A Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) relatou na terça-feira a morte do pugilista jordaniano de 18 anos Rashed Al-Swaisat, onze dias depois de entrar em um hospital após ser eliminado em um combate no Campeonato Mundial de Boxe Juvenil, disputada em Kielce, na Polônia.

Na verdade, o boxeador jordaniano Rashed Al-Swaisat morreu uma semana após sofrer uma lesão cerebral durante a disputa mundial, encerrada na semana passada. O atleta da categoria até 81kg tinha 18 anos.

Al-Swaisat sofreu a lesão no terceiro round da luta contra o estoniano Anton Winogradow, no dia 16 de abril. Ele foi levado a um hospital local e passou por uma cirurgia de emergência, mas lamentavelmente não resistiu.

“É com profunda tristeza que soubemos da morte de Rashed Al-Swaisat, da Jordânia, que deu entrada no hospital no dia 16 de abril após a luta dele no Campeonato Mundial. Nossos pensamentos estão com a família, os amigos e companheiros dele, a quem oferecemos nossas sinceras condolências”, diz o comunicado da Aiba.

O Comitê Olímpico da Jordânia confirmou que a morte ocorreu na noite de segunda-feira e também lamentou a perda do atleta. A imprensa polonesa publicou que a polícia local investiga o caso para elucidar as circunstâncias da morte, mas que não há evidências até o momento de qualquer conduta criminosa. Todos os boxeadores da competição usavam um capacete que protege a parte de cima da cabeça e a região das orelhas.