28 de agosto de 2025

O judô brasileiro alcançou sua quarta medalha no Campeonato Mundial Cadete 2025! Nesta sexta-feira (29), terceiro dia de disputas em Sófia, na Bulgária, a carioca Laryssa Fonseca brilhou ao conquistar o bronze no -63kg, depois de superar as rodadas preliminares e derrotar a georgiana Nana Gulbiani na luta pelo pódio. Foi a primeira medalha em mundiais da atleta de 17 anos, estreante na competição.
Laryssa estreou contra a francesa Audren Guenneugues e não correu riscos, aplicando um yuko e depois um ippon para vencer. Nas oitavas, levou a melhor sobre a porto-riquenha Indy Arizmendi Nguyen, impondo ritmo forte até vencer por shidôs (3-0).
Pódio dos -63kg: Aishat Alieva (IJF), Ilariia Tsurkan (SLO), Chloe Jean (FRA) e Laryssa Fonseca (BRA) © Gabriela Sabau / FIJ
Nas quartas, não resistiu à japonesa Nanami Morita, que pontuou com yuko, wazari e finalizou com osae-komi. Ainda assim, a brasileira seguiu viva na repescagem e garantiu a vaga ao superar a polonesa Nadia Wozniczko, que se lesionou após apoiar-se com o braço em uma queda.
Na disputa do bronze, Laryssa tomou a iniciativa, encaixou um yuko e administrou a vantagem até o fim, juntando-se aos companheiros que já haviam conquistado três pódios em Sófia.
“Estou me sentindo muito feliz, minha primeira vez em um Campeonato Mundial! Foi uma competição muito difícil, mas cheguei preparada e estudei muito cada adversária”, comemorou.
A carioca começou no judô aos 10 anos no projeto social Instituto Santa Cruz, com o professor Rafael Barbosa. Hoje representa o Umbra / Vasco da Gama (RJ), orientada pelos sensei André, Fabrício e Soraya Amorelli.
Com o bronze de Laryssa, o Brasil manteve-se na quarta colocação geral, empatado com o Cazaquistão, ambos somando um ouro, uma prata, dois bronzes e um quinto lugar.
No topo do quadro estão o Uzbequistão (4 ouros, 1 bronze e 2 quintos lugares), os Atletas Neutros (3 ouros, 3 bronzes e 1 quinto lugar) e o Japão (1 ouro, 2 pratas e 1 quinto lugar). A Mongólia aparece na quinta colocação com 1 ouro e 2 bronzes.
No mesmo peso de Laryssa, o -63kg, a brasileira Anna Sperling caiu na primeira rodada para a canadense Maia Thomson.
No -57kg, Manuela Maia venceu a estreia contra Aidai Kakitaeva (KGZ), mas foi superada pela japonesa Nonoka Yamakawa.
Laryssa Fonseca exibe a medalha de bronze conquistada em Sofia © Beatriz Riscado / CBJ
Entre os homens, Ruan Vasconcelos (-81kg) venceu Michalis Iakovou (CYP) por imobilização, mas depois caiu diante do russo Timur Aliev. Já João Moura (-73kg) foi eliminado pelo atleta da casa, Stiliyan Babachev, com ippon logo na estreia.
1º ALIEVA Aishat (IJF)
2º TSURKAN Ilariia (SLO)
3ºJEAN Chloe (FRA)
3º FONSECA Laryssa (BRA)
5º MORITA Nanami (JPN)
5º GULBIANI Nana (GEO)
7º THOMSON Maia (CAN)
7º WOZNICZKO Nadia (POL)
As disputas em Sófia continuam neste sábado (30), último dia de competições individuais. O Brasil será representado por Clarisse Vallim (-70kg), Ágatha Paixão (+70kg), César Godoy (-90kg) e Nicolas Costa (+90kg).
As eliminatórias começam às 4h30 e o bloco final a partir de 10h30 (horário de Brasília). As lutas podem ser acompanhadas ao vivo pela JudoTVe também no site oficial da Federação Internacional de Judô.
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025