Brasil desperta encerrando a campanha em Tbilisi com quatro pódios e em sexto lugar

Rafael Silva e Gela Zaalishvili disputam a final © Mayorova Marina / FIJ

A excelente jornada na Geórgia culminou no ouro de Maria Portela, uma de prata com Rafael Silva e dois bronzes com Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman

Grand Slam de Tbilisi
29 de março de 2021
Fonte Redação do GE
Curitiba (PR)

A seleção brasileira de judô conquistou mais três medalhas neste domingo (28) no Grand Slam de Tbilisi, que aconteceu na Geórgia. Os pesos-pesados mostraram que estão focados nos Jogos de Tóquio. Rafael Silva, o Baby, conquistou a medalha de prata, enquanto Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman ficaram com o bronze. O Brasil fechou a competição com quatro pódios, já que Maria Portela foi campeã no sábado.

Beatriz Souza e Raz Hershko na disputa do bronze © Mayorova Marina / FIJ

Pesos pesados em alta

Rafael Silva (#10) e David Moura (#8) brigam pela vaga brasileira entre os pesos pesados nos Jogos de Tóquio. Mas neste domingo apenas Baby lutou. Venceu o uzbeque Shokhruh Uzbbakhtiyorov, o georgiano Saba Geoinaneishvili e o cubano Andy Granda para alcançar a final. Na decisão, encarou outro judoca da casa, Gela Zaalishvili. O combate foi para o golden score, e Baby levou um ippon que resultou na medalha de prata.

A briga pela vaga olímpica do peso pesado feminino também está a todo vapor. Maria Suelen é a número 4 do mundo, enquanto Beatriz Souza a número 8.

Um detalhe importante na briga olímpica dos pesos pesados é que três deles defendem o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo. Somente o mato-grossense David Moura defende o Instituto Reação do Rio de Janeiro.

Maria Suelen e Yan Wang na disputa do bronze © Mayorova Marina / FIJ

Meninas mantêm presença no pódio

Neste domingo, Bia passou pela russa Anzhela Gasparian e pela ucraniana Yelyzaveta Kalanina, mas parou na chinesa Shiyan Xu nas semifinais. Na disputa do bronze, derrotou a israelense Raz Hershko com um belo ippon para ir ao pódio. No início do mês, Bia já havia conquistado a prata no Grand Slam de Tashkent.

Na sequência, foi a vez de Suelen conquistar o bronze ao derrotar no golden score a chinesa Yan Wang. Antes, estreou vencendo a cazaque Nazgul Maratova, mas perdeu para a chinesa Shiyan Xu e foi para a repescagem. Venceu a ucraniana Yelyzaveta Kalanina para brigar pelo terceiro lugar. O ouro ficou com a chinesa Shiyan Xu, e a prata com a brasileira naturalizada portuguesa Rochele Nunes.

Pódio do peso pesado com Rafael Silva (BRA), Gela Zaalishvili (GEO), Inaneishvili Saba (GEO) e Andy Granda (CUB) © Mayorova Marina / FIJ

Ainda neste domingo, no meio-médio (90kg), Rafael Macedo perdeu na estreia. No meio-pesado (100kg), Leonardo Gonçalves venceu a primeira, mas caiu na segunda rodada.

O próximo desafio da seleção brasileira será o Grand Slam de Antalya, na Turquia, a partir de sexta-feira. Além dos judocas que lutaram em Tbilisi, o Brasil contará com Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Willian Lima (66kg) e David Moura (+100kg).

Pódio do peso pesado com Rochele Nunes (POR), Shiyan Xu (CHI), Beatriz Souza (BRA) e Maria Suelen (BRA) © Mayorova Marina / FIJ