22 de janeiro de 2025
Brasil disputa cinco finais e fatura dois ouros e três pratas no primeiro evento da Word Boxing
Torneio internacional reuniu 150 atletas, 39 deles com vagas em Paris já garantidas. O Brasil já classificou 10 atletas para os Jogos Olímpicos 2024.
Fonte Agência Brasil
23 de abril de 2024 / São Paulo (SP)
O boxe brasileiro subiu sete vezes ao pódio – em duas vezes com medalha de ouro – no Torneio Internacional de Boxe dos Estados Unidos, primeiro evento da World Boxing, nova federação internacional da modalidade.
Classificados para Paris 2024, Keno Marley (na categoria até 92kg) e Luiz “Bolinha” Oliveira (57kg) foram campeões no sábado (20), último dia de disputas do torneio, na cidade de Pueblo, no Colorado (Estados Unidos). Outros três compatriotas – Abner Teixeira (92kg), Jucielen Romeu (57kg) e Michael Trindade (51kg) conquistaram a medalha de prata.
O primeiro a subir ao topo do pódio foi o paulista Luiz Bolinha, que derrotou o britânico Owain Harris na final dos 57kg por 5 a 0. Na sequência, o baiano Keno Marley atropelou o australiano Ikenna Enyi que, após sofrer uma série de golpes consecutivos sem chances de reação, acabou abandonou a final e Keno conquistou o ouro.
As demais finais reuniram outros três brasileiros com vaga carimbada para os Jogos de Paris. O paulista Abner Teixeira ficou com a prata após ser superado na final dos 92kg pelo australiano Teremoana. Nascida em Rio Claro (SP), Jucielen Romeu perdeu a disputa pela medalha de ouro dos 57kg ao ser derrota pela britânica Elise Glynn. A terceira prata do Brasil foi conquistada por Michael Trindade superado pelo norte-americano Terry Washington na decisão dos 51kg.
O Brasil já classificou 10 atletas para Paris 2024 e nove deles competiram no torneio internacional, no Colorado. A única pugilista que não competiu no Colorado, foi a vice-campeã olímpica Beatriz Ferreira, que se prepara para disputar o título mundial do peso leve no próximo sábado (27).
A primeira competição da World Boxing reuniu 150 boxeadores de 15 países, entre eles 39 atletas classificados para Paris, incluindo delegações completas dos Estados Unidos e Austrália. Os demais países participantes foram Alemanha, Argélia, Barbados, Canadá, China, Dinamarca, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Panamá, República Tcheca Suécia e Taiwan.
O próximo compromisso do boxe brasileiro será o Pré-Olímpico, entre os dias 23 de maio a 3 de junho, em Bangcoc (Tailândia).