10 de janeiro de 2025
Brasil encerra Grand Slam de Judô da Turquia com duas medalhas apenas
País brigou pelo bronze no último dia de competição, mas acabou ficando pelo caminho.
Fonte Estadão
2 de abril de 2024 / Curitiba (PR)
Após dois dias frequentando o pódio, o Brasil encerrou a sua participação no Grand Slam de Antalya de judô sem conquistar nenhuma medalha. A delegação brasileira fechou a campanha com duas medalhas. Jessica Lima (57kg), ficou com a prata, e Guilherme Schimidt (81kg) conquistou o bronze.
Neste domingo (31), no terceiro e último dia da competição, o Brasil brigou pelo bronze, mas acabou ficando pelo caminho. Rafael Silva (+100kg), perdeu para o russo Valeriy Endovitskiy. Em um duelo equilibrado, Baby acabou surpreendido por um wazari já nos segundos finais, dando adeus às chances de medalha.
Em sua campanha neste domingo, Rafael Silva iniciou a caminhada com ippon sobre Anton Dubreta, de Montenegro. Nas oitavas, superou Karl Priilin Turk, da Estônia por wazari. Depois, ele acabou derrotado pelo francês Teddy Rinner, mas deu a volta por cima dominando o finlandês Martti Puumalainen nas punições, ganhando o direito de tentar a medalha de bronze.
Leonardo Gonçalves, na categoria 100kg, foi derrotado pelo judoca da Mongólia, Gonschigsuren Batkhuyag. Léo estreou com vitória sobre o casaque Adilet Spargalliyev. Depois, superou Dzhakhongir Madzhidov, do Tadjiquistão. Nas quartas, venceu o campeão olímpico Aaron Wolf, do Japão.
Na semi, ele foi derrotado pelo canadense Shady Elnahas e, com isso, foi para a disputa do bronze contra o rival da Mongólia. O revés veio com um golpe sofrido faltando poucos segundos para fim do combate.
Após o Grand Slam de Antalya, a Confederação Brasileira de Judô vai anunciar os selecionados para representar a modalidade em Paris 2024. O anúncio acontece nesta quinta-feira, em evento no Centro de Treinamento do Rio.