10 de dezembro de 2024
Brasil encerra participação no Grand Slam de Tóquio sem medalhas
Léo Gonçalves, Rafael Macedo e Dandara Camilo chegaram na repescagem, mas ficaram sem medalhas no Grand Slam de Tóquio.
Fonte OTD
8 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
O Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio sem medalhas. Em uma das competições imponentes e mais desafiadoras do circuito mundial de judô, na rodada deste domingo (8), a delegação brasileira contou com Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Macedo (90kg) e Dandara Camilo (78kg). Os três chegaram às quartas de final e foram para a repescagem, mas não conseguiram conquistar um lugar no pódio.
Leonardo Gonçalves, o paulista que defende a Sogipa (RS), foi quem chegou mais perto do pódio, ficando em quinto lugar na categoria meio-pesado. Ele estreou com vitória sobre o alemão Johannes Frey, anotando wazari e ippon. Nas quartas de final, sofreu um revés ao ser derrotado nos shidos pelo italiano Gennaro Pirelli. Na repescagem, Leonardo superou o vice-campeão mundial Shady Elnahas, do Canadá, por ippon, mas, na disputa pelo bronze, perdeu para o japonês Arai Dota por ippon, ficando fora do pódio.
Rafael Macedo, outro paulista que defende a Sogipa (RS), terminou sua campanha na sétima posição entre os pesos médios no Grand Slam de Tóquio. Nas oitavas de final, venceu o estadunidense Oleksandr Nyzhnyk com wazari e ippon. Nas quartas de final, foi derrotado pelo japonês Kawabata Komei por wazari. Já na repescagem, Rafael enfrentou o estoniano Klen Kaljulaid, mas perdeu por ippon, encerrando sua participação no torneio.
Dandara Camilo fez uma boa estreia nas oitavas de final, derrotando a russa Nadezhda Tatarchenko. A judoca paulistana sub 21, que representa a Sociedade Esportiva Palmeiras, fez um wazari seguido de um ippon para fechar o combate. Nas quartas de final, Dandara foi derrotada por ippon pela japonesa Hamada Shori. Na repescagem, enfrentou outra japonesa, Umeki Mami, mas novamente perdeu por ippon, encerrando sua participação no Grand Slam na sétima colocação.