Brasil leva 21 judocas para o mundial paralímpico do Azerbaijão

Delegação brasileira no Aeroporto Internacional de Guarulhos © CBDV

Delegação brasileira é formada por 33 componentes e sete dos atletas lideram o ranking mundial da IBSA

Paulo Pinto / Global Sports
4 de novembro de 2022 / São Paulo (SP)

A seleção brasileira de judô paralímpico embarcou nesta quinta-feira (3) rumo a Baku, onde será realizado o campeonato mundial de 5 a 11 de novembro. As disputas classificatórias ocorrerão de 5 a 7 e as finais, de 8 a 10. A convocação foi feita no dia 28 de setembro pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A delegação conta com 33 componentes, sendo 21 judocas, dos quais sete lideram o ranking mundial da Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA na sigla em inglês) em suas categorias de peso. A comissão técnica é formada por 12 integrantes com larga experiência e histórico de importantes títulos conquistados nos cenários mundial e paralímpico.

Campeã dos Jogos Paralímpicos de Tóquio (2020), prata nos Jogos do Rio (2016) e Campeã Mundial em Portugal (2018) nos 70kg, a judoca de Tupã (SP) Alana Maldonado é um dos principais destaques do Brasil na competição © Tomaz Silva/ Agência Brasil

Na avaliação de Tibério Maribondo do Nascimento, técnico da seleção de jovens, o histórico das últimas temporadas permite ao Brasil projetar muitas medalhas. “A nossa expectativa é de uma grande campanha em Baku. Estamos com uma equipe formada por 21 judocas, contando com os mais experientes, medalhistas em Jogos Paralímpicos e também alguns novatos, que chegam a principal competição do ano com muita qualidade técnica.”

Delegação

A comissão técnica da seleção brasileira de judô paralímpico que viajou para a capital do Azerbaijão é formada pelos seguintes profissionais: Alexandre de Almeida Garcia e Jaime Roberto Bragança, técnicos da seleção principal; Tibério Maribondo do Nascimento, técnico da seleção de jovens; Adriano Gomes Serrão de Freitas, auxiliar técnico da seleção principal; Anne Talitha Almeida Ferreira Silva e Antônio Luís de Sousa Júnior, auxiliares técnicos da seleção de jovens; Mônica Araújo de Freitas, fisioterapeuta da seleção principal; Rafael Júlio Francisco de Paula, fisioterapeuta da seleção de jovens; Andressa dos Santos, psicóloga; Artur Mistieri Simabukuro, médico; Vivian Maria dos Santos Paranhos, nutricionista; e Renan Álvares Cacioli, assessor de comunicação.

Tibério Maribondo do Nascimento, técnico da seleção de jovens, afirmou que o histórico das últimas temporadas permite ao Brasil projetar muitas medalhas em Baku © FAVU

Seleção Principal

Alana Martins Maldonado (AMEI/SP)
Antônio Tenório da Silva (ITC/SP)
Arthur Cavalcante da Silva (ICEMAT/MT)
Brenda Souza de Freitas (CEIBC/RJ)
Elielton Lira de Oliveira (AMJ/SP)
Érika Cheres Zoaga (ARDV/MT)
Harlley Damião Pereira de Arruda (ITC/SP)
Lúcia da Silva Teixeira Araújo (ITC/SP)
Meg Rodrigues Vitorino Emmerich (ITG/PR)
Rayfran Mesquita Pontes (ICEMAT/MT)
Roberto Nunes da Paixão (URECE/RJ)
Rosicleide Silva de Andrade (ADEVIRN/RN)
Wilians Silva de Araújo (CEIBC/RJ)

Seleção Jovens

Giulia dos Santos Pereira (ITC/SP)
Hellen Cordeiro Machado (ISMAC/MS)
Larissa Oliveira da Silva (CFCP/PA)
Marcelo Adriano de Azevedo Casanova (CRJ/RS)
Rebeca de Souza Silva (AMEI/SP)
Sérgio Fernandes Júnior (CEIBC/RJ)
Thiego Marques da Silva (AEPA/PA)
Victoria Emily Batista Vale (ASFAM/PA)

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do judô paralímpico brasileiro.

http://www.intersports.com.br