Brasil sobe ao pódio dez vezes na Copa Europeia Sub 21 de Graz e fica em oitavo – Japão é campeão geral

O ippon de Carina Klaus-Sternwieser (AUT) em Luca Mamira (HUN) na final do meio-leve © Oliver Sellner/EJU

Judocas juniores conquistaram três medalhas de prata e sete de bronze, que asseguraram a oitava colocação ao Brasil.

Por Paulo Pinto / Global Sports
6 de junho de 2024 / Curitiba (PR)

Realizada na arena Raiffeisen Sportpark, na Áustria, a tradicional Copa Europeia Sub 21 de Graz 2024 reuniu neste fim de semana (1º e 2 de junho) 396 judocas de 29 países de três continentes.

O Japão sagrou-se campeão conquistando dez medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e duas de bronze. Com três medalhas de ouro e um bronze, o Azerbaijão ficou na vice-liderança geral. Já a Holanda ocupou a terceira colocação com um ouro, uma prata e um bronze. Os jovens atletas do Brasil obtiveram excelente desempenho, acumulando dez medalhas – três de prata e sete de bronze – e obtendo a oitava colocação geral.

No sábado (1º), primeiro dia de disputas, o Brasil colocou 11 atletas em ação e faturou quatro medalhas de bronze com Kaillany Cardoso (70kg), Dandara Camilo (78kg), Enya Pires (78kg) e Iago Oliveira (66kg). Já no domingo (2), seis dos 15 brasileiros que subiram aos tatamis conquistaram medalhas: três de prata com Bianca Reis (57kg), Cristi Miranda (90kg) e Matheus Guimarães (100kg) e mais três de bronze com Clarice Ribeiro (48kg), Beatriz Comanche (57kg) e Jesse Barbosa (90kg).

Membros da comissão técnica com os judocas que conquistaram medalhas no segundo dia da disputa © Oliver Sellner/EJU

A equipe brasileira ainda conseguiu os quintos lugares de Bruno Nóbrega (66kg) e André Kramer (100kg) e os sétimos de Antônio Medeiros Neto (81kg) e Luan Almeida (81kg).

Segundo a assessoria de comunicação da CBJ, a seleção sub 21 do Brasil já coleciona 19 medalhas nos três eventos de que participou em 2024. Em março, o time masculino conquistou uma prata e três bronzes no International Masters de Bremen, na Alemanha, enquanto o feminino subiu ao pódio cinco vezes (uma prata e quatro bronzes) na Thuringia Cup, também na Alemanha.

Os próximos desafios previstos no calendário da seleção são a Copa Pan-Americana de Lima, no fim de junho, as copas europeias de Praga e Parks, na República Checa, em julho, e, por fim, o Campeonato Mundial de Dushanbe, no Tajiquistão, em outubro.

Clique AQUI e veja a classificação individual completa.

Clique AQUI e acesse a galeria de fotos.

http://www.shihan.com.br