Brasileiro vice-campeão mundial de taekwondo é suspenso por doping

Edival Pontes conquistou ouro por equipes no Pan de Santiago © Gaspar Nóbrega/COB

Edival Pontes, conhecido como Netinho, conquistou ouro por equipes com o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e é o atual número 4 do ranking olímpico.

Fonte CNN
27 de dezembro de 2023 / Curitiba (PR)

Edival Marques Quirino Pontes, o Netinho, atleta brasileiro de taekwondo, está suspenso por doping. Netinho foi vice-campeão mundial da modalidade no ano passado e, em 2023, conquistou a medalha de ouro por equipes com o Brasil no Pan de Santiago.

A informação foi divulgada primeiro pela coluna “Olhar Olímpico”, do UOL, e confirmada pela CNN. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o país mantém o ouro como equipe, mas a medalha de Netinho foi cassada.

O exame foi realizado em uma competição antes do Pan e a punição vai até fevereiro de 2024. Assim, o lutador de 26 anos vai poder buscar classificação para os Jogos Olímpicos Paris que acontecem no próximo ano.

Netinho é atualmente o quarto do mundo na categoria até 74kg, mas como essa categoria não faz parte do programa das Olimpíadas, o atleta busca vaga em Paris na categoria até 68kg.

Confira a nota do COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o atleta Edival Pontes, o Netinho, recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas. O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua medalha cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

https://www.sicoob.com.br