Câmara Municipal de Maceió homenageia Antônio Milhazes

Eduardo Canuto entrega a comenda Dr. Cleto Marques Luz ao professor Antônio Milhazes © Arquivo

O renomado professor recebeu a comenda Dr. Cleto Marques Luz pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do judô alagoano, por iniciativa do vereador Eduardo Canuto.

Por Paulo Pinto / Global Sports
9 de junho de 2024 / Curitiba (PR)

Por meio do Decreto Legislativo № 1.028, de autoria do vereador José Eduardo Accioly Canuto (PL) homologado pelo presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador em sessão solene o sensei Antônio Luiz Milhazes Filho, ex-presidente da Federação Alagoana de Judô (Faju), foi homenageado por elevar o patamar do judô alagoano.

Eduardo Canuto, o parlamentar proponente da homenagem, destacou o relevante histórico do professor Antônio Milhazes na gestão esportiva, especialmente nos aspectos pedagógicos e de inclusão por meio do esporte.

“Apesar de ser um profissional da área da saúde, o professor Milhazes utilizou os fundamentos morais, éticos e filosóficos do judô para promover a inclusão. Durante seus seis anos como gestor da Faju ele priorizou políticas voltadas para o alto rendimento, mas sempre evidenciou seu compromisso com a inclusão e a assistência às crianças e jovens vulneráveis, o que foi o grande diferencial de sua administração”, afirmou Canuto.

Ao lado da esposa, Cecília Milhazes, e dos filhos Ana Cecília, Antônio Neto e Ana Elza, professor Antônio Milhazes exibe a comenda recebida © Arquivo

Professor faixa preta san-dan (3º dan) em kickboxing, Eduardo Canuto enfatizou o caráter pedagógico e inclusivo do judô. “Por meio do judô Milhazes transformou a vida de inúmeras crianças e jovens alagoanos, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento pessoal e esportivo. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são evidentes em cada projeto que lidera, promovendo a inclusão social e o acesso ao esporte para todos, independentemente de suas condições socioeconômicas.”

Canuto também ressaltou a resiliência de Milhazes, que, após sofrer um grave acidente, voltou-se ainda mais ao trabalho com jovens vulneráveis e crianças com deficiência. “Através do judô ele tem transformado vidas, promovendo bem-estar mental e inclusão social. O trabalho realizado por Milhazes é um grande vetor desse pensamento, destacando a importância da homenagem e do reconhecimento proporcionados a ele.”

Sensei Milhazes com alunas que são destaques do projeto, Ana Santos e Mayara Lima, com medalhas nacionais e internacionais. Ambas ocupam a 11ª colocação no ranking nacional sub 18 © Arquivo

O vereador explicou que crianças e jovens vulneráveis são aqueles que vivem em condições de pobreza extrema e têm acesso limitado a recursos básicos, necessitando de intervenções específicas para assegurar seu desenvolvimento saudável. “A combinação dessas circunstâncias coloca-os em uma posição de vulnerabilidade, e é fundamental que tenham suporte multidisciplinar”, disse Canuto.

Eduardo Canuto foi eleito vereador pela primeira vez em 2004 e, em 2020, reelegeu-se para o quarto mandato. Com uma vasta experiência na gestão esportiva, ocupou diversos cargos no Executivo e é conhecido por sua defesa dos direitos dos desportistas. “Como vereador, minha missão é atuar na defesa dos direitos dos desportistas maceioenses, com foco no esporte e meio ambiente, criando e aprovando leis, bem como fiscalizando a administração dos recursos financeiros”, afirmou Canuto.

Canuto destacou suas iniciativas, como a Lei de Incentivo ao Esporte de Maceió e a Lei da Essencialidade da Atividade Física, que permitiu a reabertura das academias durante a pandemia. “Foi um projeto aprovado por unanimidade que demonstrou que a atividade esportiva é promotora de saúde”, explicou.

Crianças atendidas pelo Instituto Projeto Vencedor © Arquivo

Eduardo Canuto concluiu falando sobre a força do judogi e do obi, independentemente da cor. “A prática das artes marciais, e do judô especificamente, transforma as pessoas em todos os aspectos. Além do respeito à hierarquia e aos mais velhos e da disciplina, a prática regular das artes marciais oferece vários benefícios, como autoconfiança, resiliência, concentração, autocontrole, forma física, espírito de equipe, valores éticos e, principalmente, a gestão do estresse, ajudando a reduzir a ansiedade e promovendo o bem-estar mental. É por isso que o trabalho realizado pelo sensei Milhazes é um grande vetor desse pensamento, destacando a importância da homenagem e do reconhecimento proporcionados a ele.”

Homenageado

Faixa preta yon-dan (4º dan), o professor Antônio Luiz Milhazes Filho é cirurgião dentista com pós-graduação em gestão e marketing esportivo, docência para o ensino superior, gestão de projetos e especialista em odontologia hospitalar. Sensei Milhazes inovou ao obter apoio da iniciativa privada para gerir a Faju de forma autossuficiente. Por meio da captação de recursos financeiros, a entidade pôde investir em infraestrutura, na aquisição de tatamis sintéticos, judogis para as crianças dos projetos, notebooks, balanças e demais acessórios necessários para a gestão e realização de eventos de alto padrão.

Judocas do Projeto Vencedor © Arquivo

Entre suas principais iniciativas como dirigente esportivo destacam-se: a idealização do Open Nordeste Interestadual de Judô, o intercâmbio técnico com a Federação Paulista de Judô, a conquista do primeiro campeão brasileiro sênior natural de Alagoas na categoria ligeiro, o aumento expressivo no número de atletas filiados à plataforma Zempo da Confederação Brasileira de Judô, o destaque nacional em eventos online durante a pandemia de covid-19, e o incentivo aos projetos sociais com doação de judogis.

Emocionado, sensei Milhazes falou sobre a importância do reconhecimento de sua colaboração ao desenvolvimento do judô alagoano. “Confesso que foi uma experiência incrível! Ter o nosso trabalho reconhecido pela comunidade e ser lembrado pela dedicação aos alunos em condições de vulnerabilidade social me deixou emocionado. Nada disso seria possível sem a confiança mútua entre praticantes, familiares, colaboradores da federação, apoiadores e amigos. Agora temos a grande responsabilidade de manter e fomentar ainda mais essa inclusão com um planejamento estratégico envolvendo políticas públicas e entidades representativas. Estou feliz e essa comenda servirá de incentivo para superarmos os desafios futuros.”

Os alunos do projeto comemorando a homenagem recebida pela Câmara Municipal de Maceió © Arquivo

O ex-dirigente da Faju concluiu lembrando que o vereador Eduardo Canuto foi um destacado lutador de kickboxing nos anos 1990, com importantes títulos conquistados para o Brasil e Alagoas. “Ele é uma pessoa do bem e grande incentivador do esporte em nosso Estado.”

Antônio Milhazes foi vice-presidente da Faju entre 2013 e 2017, quando foi eleito presidente da entidade que comandou até 30 de novembro de 2022. Atualmente, é gestor de projetos no Instituto Projeto Vencedor, entidade filantrópica que mantém duas sedes em Maceió, dando continuidade à proposta de inclusão social por meio do esporte. Além de estar filiado à Faju e à CBJ, o Instituto Projeto Vencedor é filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes.

http://www.shihan.com.br