Campeão mundial português testa positivo para covid-19

Aos 27 anos e quinto colocado no ranking olímpico da FIJ, Jorge Fonseca mantém o foco nos Jogos de Tóquio

Jorge Fonseca, o peso meio-pesado da seleção portuguesa de judô teve que deixar o treinamento de campo que está sendo realizado em Coimbra

Cotidiano
26 de junho de 2020
Fonte A Bola I Fotos MAYOROVA MARINA
Coimbra – Portugal

Como já é do conhecimento público, embora esteja assintomático, o peso meio-pesado da seleção portuguesa de judô testou positivo para covid-19. Em nota à imprensa, Jorge Fonseca explica que foi com surpresa e consternação que recebeu a notícia.

“Estou convicto de ter cumprido com rigor todas as orientações da direção-geral do Ministério da Saúde e da Federação Portuguesa de Judô. Confesso a minha tristeza por não poder reiniciar a minha preparação. Mas continuo absolutamente determinado e focado em meus objetivos, principalmente em minha participação nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio. Estou certo de que o meu preparo não sairá prejudicado por esta adversidade.”

O húngaro Miklos Cirjenics joga Jorge Fonseca de ippon na final do Grand Prix de Zagreb 2017

O campeão mundial dos meio-pesador reitera que vai seguir à risca, as orientações da equipe médica. “Agora é tempo de quarentena e de seguir rigorosamente as instruções que me serão dadas pelos profissionais da saúde. Quero voltar a treinar o mais rápido possível, mas só o farei quando estiver bem, e sem qualquer risco para a minha saúde e a de todos que estão à minha volta”, disse o meio-pesado que concluiu agradecendo a todos que o estão auxiliando nesse momento difícil.

“Aproveito para agradecer à Federação Portuguesa de Judô que em boa hora decidiu realizar testes antes de iniciarmos este primeiro estágio, assim como aos profissionais de saúde que estão me assistindo com extrema competência e cuidado, aos funcionários da unidade hoteleira onde me encontro pela forma dedicada com que me têm tratado e, finalmente, ao meu treinador e colegas de treino pelo carinho e a força que estão transmitido”, disse Fonseca.

Jorge Ivayr Rodrigues da Fonseca defende a seleção portuguesa e o Sporting Clube de Portugal. Em 2019, tornou-se campeão mundial dos pesos meio-pesados (–100kg)