Campeão olímpico e algoz de Muhammad Ali, Leon Spinks, lenda do boxe, morre aos 67 anos

O boxeador Leon Spinks venceu Muhammad Ali em 1978 © Walt Disney Television via Getty Images

Pugilista enfrentava uma longa batalha contra câncer de próstata e estava internado em hospital de Nevada

Memória
Fonte Fandom.com e Globo Esporte
8 de fevereiro de 2021
Curitiba (PR)

Campeão olímpico e algoz de Muhammad Ali, a lenda do boxe, Leon Spinks, morreu na noite de sexta-feira após uma batalha de cinco anos contra um câncer de próstata. O ex-pugilista, de 67 anos, estava internado em um hospital em Henderson, no Estado de Nevada. A morte foi confirmada à imprensa americana por amigos da família.

Spinks fez parte da equipe mais vitoriosa da história do boxe americano em Olimpíadas. Nos Jogos de Montreal, em 1976, o pugilista conquistou o ouro na categoria peso-pesado. Anos mais tarde, teve uma carreira de sucesso no boxe profissional.

Leon Spinks 1953 – 2021 © Sam Wasson / Getty Images

Em 1978, aos 24 anos, chegou ao auge ao derrotar Muhammad Ali em decisão dividida e conquistar o título mundial. À época, o resultado foi considerado uma das maiores surpresas da história do esporte. No entanto, ele perdeu uma revanche com Ali sete meses depois por decisão unânime.

Ele teve mais uma luta pelo título dos pesos pesados, em 1981, mas perdeu para Larry Holmes em um nocaute técnico no terceiro round. Spinks se aposentou em 1995 com um recorde de 26-17-3. Ele foi nomeado para o Hall da Fama do Boxe de Nevada em 2017. Seu sorriso sem um dos dentes era sua marca registrada.

Como amador, Spinks conquistou inúmeras medalhas na categoria meio-pesado. O primeiro foi o bronze no Campeonato Mundial inaugural de 1974, seguido pela medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de 1975 e o ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976; este último ao lado de seu irmão Michael Spinks, que ganhou o ouro dos médios. Leon também serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos de 1973 a 1976.