19 de dezembro de 2024
Campeonato de judô funcional por equipes recebe 160 atletas paulistas e pernambucanos
Campeonato realizado pela Delegacia Regional Litoral da FPJudô contou com a participação de seis equipes de São Paulo e Pernambuco
Por Helena Sbrissia / Budopress
29 de junho de 2021 / Curitiba (PR)
No fim de semana passado (26 e 27) foi disputado o Open Litoral Funcional de Judô por Equipes, com a participação de 160 atletas dos Estados de São Paulo e Pernambuco. O formato adotado para a competição foi 100% virtual.
Realizado com a chancela da 11ª Delegacia Regional Litoral da Federação Paulista de Judô, a competição foi transmitida pelo canal da Eloy Sports no YouTube.
Participaram as equipes Associação de Judô Tigres de São Carlos, São Paulo Futebol Clube, Academia de Judô Taboão de São Bernardo do Campo, Clube Internacional de Regatas de Santos, Associação Budokan Peruíbe e Ryan de Lessa de Pernambuco.
As disputas abrangeram as categorias masculina e feminina, para atletas das classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e veteranos. Para os veteranos, as equipes foram mistas, com atletas subdivididos por peso: três homens, duas mulheres e espaço para mais dois reservas. As eliminatórias do torneio de realizaram-se no sábado (26) e as semifinais e finais, no domingo (27).
Resultados
Na categoria veteranos, o primeiro lugar ficou com a equipe Judô Taboão B, com o São Paulo FC em segundo e Tigres de São Carlos e Judô Taboão A em terceiro lugar.
Na categoria masculina o primeiro lugar ficou com a equipe B do Clube Internacional de Regatas, tendo em segundo a equipe A do mesmo clube; o terceiro lugar foi dividido entre as equipes de Judô Taboão D e São Paulo FC.
A equipe do Clube Internacional de Regatas A venceu na categoria feminina, tendo em segundo lugar a equipe do São Paulo FC e em terceiro lugar as equipes Judô Taboão A e B.
O judô funcional surgiu a partir de uma reinvenção do esporte, motivada pela covid-19. Mobilizando judocas de todo o Brasil, enquanto perdura a pandemia, as competições vêm sendo realizadas em formato virtual. Os atletas competem de suas casas ou dojôs, executando exercícios técnicos (katas) e movimentos calistênicos, competindo contra o relógio.
A transmissão da Eloy Sports contou com o apoio da Solution Provider, RRP Telecom, Castro e Araújo Advocacia e Astúrias Materiais de Construção.