04 de janeiro de 2025
Campeonato Mundial de Karatê é adiado para 2021 devido à crise de coronavírus
A 25ª edição do Mundial de Karatê acontecerá em novembro de 2021. A Federação Mundial de Karatê decidiu adiar o principal evento do esporte devido às incertezas causadas pela pandemia
Gestão Esportiva
24 de junho de 2020
Fonte WKF.NET I Fotos LUDOVIC MAUCHIEN
Madri – Espanha
Após ampla discussão e análise, o Comitê Executivo da Federação Mundial de Karatê (WKF) aprovou nesta segunda-feira (22) o adiamento do próximo Campeonato Mundial de Karatê. Inicialmente, a 25ª edição do evento global estava agendada para 17 e 22 de novembro de 2020. O campeonato será realizado entre 16 e 21 de novembro de 2021.
Antonio Espinós explicou que após intensas negociações com os organizadores e autoridades locais, a WKF decidiu reagendar o próximo campeonato mundial, pois o bem-estar e a segurança dos atletas e fãs não poderiam ser colocados em risco.
“Não foi uma decisão fácil, mas a magnitude e a relevância que os nossos campeonatos mundiais possuem, não permitem que coloquemos em risco a segurança dos karatecas, dirigentes e praticantes. As circunstâncias atuais não permitem que os eventos aconteçam. É a primeira vez nos 50 anos de história que não realizamos uma edição do maior evento do nosso calendário. No entanto, tenho certeza de que a partir de 2021 nossos torneios continuarão acontecendo e que um novo e emocionante capítulo da nossa história será escrito em Dubai”, disse Espinós, o presidente da WKF.
A decisão de adiar o 25º Campeonato Mundial para 2021 fez com que o 12º Campeonato Mundial de Cadetes, Júnior e Sub 21, programado para acontecer em 2021 na Turquia, fosse postergado para 2022. Assim como, o Campeonato Mundial de 2022 na Hungria será transferido para 2023, e assim realocar o Campeonato Mundial Sênior para anos ímpares e os campeonatos mundiais da base para anos pares. A próxima edição do Congresso Geral da WKF, programada para novembro de 2020 em Dubai, ocorrerá no próximo ano na cidade dos Emirados Árabes, na véspera do mundial de 2021.
“Quero agradecer à Federação de Karatê dos Emirados Árabes Unidos e ao seu presidente, general Nasser Alrazooqi, por sua cooperação nesses tempos difíceis. Com seu trabalho e comprometimento, estou convencido de que o evento no próximo ano será um grande sucesso”, acrescentou Espinós.
A última edição do Campeonato Mundial de Karatê foi realizada em Madri (Espanha) em 2018. Quase 1200 atletas de 131 países participaram do evento em uma contagem recorde de participação no principal evento do esporte.