07 de janeiro de 2025
Campeonato Paulista Aspirante encerra o calendário esportivo da FPJudô em altíssimo nível
A última competição oficial desta temporada reuniu mais de mil judocas das classes mirim, pré-juvenil, juvenil e sênior em São Bernardo do Campo
Campeonato Paulista Aspirante 2018
04 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS e MARCELO LOPES/FPJUDÔ
São Bernardo do Campo – SP
Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a fase final do Campeonato Paulista Aspirante das classes sub 9, sub 15, sub 18 e sênior no dia 29 de setembro no ginásio municipal de esportes Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
A competição recebeu pouco mais de mil judocas e foi disputada em 12 áreas. Para chegar à fase final do torneio, os judocas tiveram de vencer as seletivas das etapas regionais e inter-regionais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e esportivas, empresários e apoiadores da FPJudô. Entre eles estavam Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Takanori Sekine, presidente do Instituto Kodokan do Brasil (IKB); Masayoshi Kurosaki, presidente da Ajinomoto do Brasil; Jony Sugo, presidente da Federação Paulista de Kendo (FPK); Alex Mognon, vereador licenciado de São Bernardo do Campo; Roberto Joji Shiba Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Seiji Takagi, diretor operacional de Amino Science da Ajinomoto do Brasil; José Antônio Jantália, vice-presidente da FPJudô; Yutaka Tsunoda, gerente de planejamento estratégico da Ajinomoto do Brasil; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Henrique Guimarães, medalhista olímpico nos Jogos de Atlanta 1996; e os delegados regionais Osmar Aparecido Feltrim, o Mazinho, 6ª DRJ Araraquarense; Raul de Melo Senra Bisneto, 4ª DRJ Alta Paulista; Cléber do Carmo, 12ª DRJ Mogiana; Akira Hanawa, 14ª DRJ Vale do Paraíba; Wilmar Terumiti Shiraga, 5ª DRJ Noroeste; Hissato Yamamoto, 1ª DRJ Capital; Argeu Maurício Oliveira, 3ª DRJ Centro-Sul; Sidnei Paris, 8ª DRJ Oeste; e André Gustavo da Costa Gonçalves, 13ª DRJ Alta Sorocabana.
Também ocuparam lugar na mesa de honra os professores kodanshas Michiharu Sogabe, Celestino Seiti Shira, Alcides Camargo, Antônio Honorato de Jesus, Belmiro Boaventura da Silva, Dante Kanayama, Galileu Paiva dos Santos, Gerardo Siciliano, Gerardo Oscar Birbier, José Gomes de Medeiros, Kanefumi Ura, Milton Ribeiro Correa, Osvaldo Hatiro Ogawa, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, Paulino Tohoru Namie, Pedro Jovita Diniz, Rioiti Uchida, Roberto Luís Fuscaldo, Takeshi Nitsuma, Takeshi Yokoti, Umeo Nakashima, Valdir Melero e José Sinésio Vanzella.
Participação inédita
A cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Aspirante 2018 registrou um fato inédito no judô paulista: a apresentação de várias duplas de kendo, modalidade esportiva japonesa fundamentada na espada.
Capitaneados por Jony Sugo, presidente da Federação Paulista de Kendo, os praticantes desta arte marcial centenária encantaram o público que lotou o ginásio de esportes Adib Moysés Dib. A demonstração dos kendocas recebeu aplausos efusivos dos judocas, que ficaram surpresos com a plástica e a dinâmica da modalidade coirmã.
Após dar boas-vindas a todos os judocas que estavam no evento, Alex Mognon reafirmou que São Bernardo do Campo é a cidade do judô paulista.
“É com enorme prazer que mais uma vez São Bernardo do Campo sedia um evento do judô paulista. É também com grande prazer que recebemos cada um dos senhores professores, técnicos e dirigentes desta importante modalidade esportiva. Reafirmo que São Bernardo é a casa do judô e em nome do prefeito Orlando Morando dou boas-vindas a todos”, disse Mognon.
Após agradecer o apoio recebido da Prefeitura de São Bernardo do Campo, todos os membros da mesa, árbitros, professores, atletas e seus familiares, Alessandro Puglia parabenizou os atletas que conseguiram conquistar vaga para disputar a fase final do Campeonato Paulista Aspirante.
“Parabenizo cada um de vocês pela importante conquista de uma vaga na grande final do paulista aspirante das classes mirim, pré-juvenil, juvenil e sênior. Sabemos que para chegar aqui vocês tiveram de enfrentar os melhores judocas de sua cidade, região e das delegacias regionais que concorrem com as delegacias de vocês. Aos poucos estão construindo a estrada que os levará à elite do judô paulista e nacional. Parabenizo também os pais que fazem este importante investimento em seus filhos. Aproveito para agradecer ao professor Shuhei Okano e a Takanori Sekine, presidente de honra e presidente do Instituto Kodokan do Brasil, respectivamente, por terem ofertado os mangás distribuídos aos jovens judocas que aqui estão. Faço um agradecimento especial à Ajinomoto do Brasil, que patrocinou a iniciativa do IKB e ofertou milhares de publicações didáticas sobre o judô”, disse o dirigente.
Diretor geral da Ajinomoto do Japão para a América Latina, Masayoshi Kurosaki falou sobre a importância do projeto Victory.
“Visando a otimizar o desempenho dos judocas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a Ajinomoto do Brasil criou o projeto Victory, que disponibiliza alimentação balanceada e o suplemento Amino Vital aos atletas brasileiros. Mesmo após os Jogos de Tóquio manteremos este projeto e as parcerias que visam a incrementar e fortalecer a prática esportiva”, disse o dirigente da multinacional alimentícia.
Arbitragem faz evento paralelo
A arbitragem do evento foi comandada pelos experientes árbitros FIJ A Marilaine Ferrante e Takeshi Yokoti, que lideraram os 24 árbitros convocados e os 11 voluntários que atuaram no certame.
Em paralelo à competição o departamento de arbitragem da FPJudô realizou exame para os 32 árbitros que foram aprovados para atuar no Estado de São Paulo.
Além dos 35 árbitros convocados e voluntários, a arbitragem que atuou na disputa contou com os 32 candidatos, quatro check-in judogi, dois coordenadores e sete examinadores.
Categoria aspirante cada ano mais forte
Devido ao grande número de áreas de disputa, mesmo contando com pouco mais de mil atletas a competição terminou antes das 18 horas, ratificando a qualidade da equipe técnica da Federação Paulista de Judô. As lutas fluíram e em nenhum momento houve áreas paradas ou vazias.
A divisão aspirante avança a passos largos em São Paulo, o que propicia uma importante renovação para a divisão especial.
Cerca de 1.800 judocas das classes mirim, infantil, infanto-juvenil, pré-juvenil, juvenil e sênior participaram da fase final do paulista aspirante realizada em São Carlos e São Bernardo. Mas, se forem contabilizados os que disputaram as fases regional, inter-regional e final da competição durante a temporada, é gigantesco o número de atletas que se preparam para ingressar e estrear na divisão especial, promovendo a renovação que o judô paulista e brasileiro necessitam periodicamente.