20 de janeiro de 2025
Campeonato Paulista Aspirante leva cerca de 1.700 judocas a Itapecerica da Serra
Evento recebeu 249 agremiações e a Smel de Itaquaquecetuba foi a campeã, tendo a Associação Namie de Judô como vice e a Associação Marcos Mercadante no terceiro lugar.
Por Paulo Pinto / fpjcom
13 de outubro de 2023 / São Paulo (SP)
A competição realizada no acolhedor Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra (SP), no último fim de semana, teve apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal Esportes e Lazer. O segundo maior certame do Estado fica atrás somente da Copa São Paulo de Judô, que anuamente atrai cerca de 4 mil judocas no início da temporada.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades esportivas e políticas, como Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Rafael Antônio de Oliveira, vice-prefeito representando o prefeito Francisco Tadao Nakano, que compareceria no dia seguinte; Agnaldo de Jesus de Moraes, diretor de esporte de Itapecerica da Serra; Cícero Melo, vereador de Itapecerica da Serra (União Brasil) e o medalhista olímpico Henrique Carlos Serra Azul Guimarães; e os integrantes da FPJudô Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral; Joji Kimura, Solange de Almeida Pessoa Vinck e Sérgio Barrocas Lex, vice-presidentes; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico; Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem; Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora de arbitragem adjunta; e Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro.
Completaram a mesa de honra os delegados regionais Hissato Yamamoto (1ª Capital), Raul de Mello Senra Bisneto (4ª Alta Paulista), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste), Fábio de Almeida Feltrin (6ª Araraquarense), André Gustavo Costa Gonçalves (13ª Alta Sorocabana), Akira Hanawa (14ª Vale do Ribeira) e Celso de Almeida Leite (15ª Grande Campinas), além dos professores kodanshas Bento Emanuel Aleixo, Rubens Pereira, Antônio Rizzardo Rodrigues, Edson Silva Barbosa, Luiz Sérgio Ferrante, Edson Catarino Santos, Luiz Tomilhero, Nelson Pedroso, Marcos Francisco, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi, vereador de Atibaia pelo Podemos e o sensei Eduardo Lorencetto, de Itapecerica da Serra.
Itapecerica, a capital do judô
O secretário Caio Octávio Riscala, ao cumprimentar os presentes, disse que seu município é a capital do esporte e do judô “Temos hoje a felicidade de contar com um prefeito com formação na área médica e da saúde, um faixa-preta de judô que conhece a importância do esporte no desenvolvimento de crianças e jovens. Acredito que nossa cidade é o município que neste ano recebeu a maior quantidade de eventos do judô paulista, o que nos permite afirmar que Itapecerica da Sera é a capital do esporte e a capital do judô.”
Grande final
Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô, parabeniizou os 1.652 judocas classificados para a grande final do Campeonato Paulista Aspirante 2023.
“O simples fato de estarem aqui hoje disputando a final da segunda maior competição do Estado já é uma conquista, pois venceram as fases anteriores. Por isso parabenizo a todos, assim como cumprimento os pais que acreditam na força transformadora do esporte e na seriedade dos professores que formam e lapidam os talentos do nosso Estado. O judô não forma apenas atletas, ele forma homens e mulheres de bem e pessoas mais bem preparadas para enfrentar as adversidades da vida”, disse o dirigente.
Árbitra FIJ A
Durante a cerimônia de abertura foi homenageada a árbitra Edna Pioker de Lima, que recentemente recebeu em Calgary, no Canadá, a graduação máxima da categoria, tornando-se árbitra FIJ A. Coordenadora de arbitragem da 14ª DR Vale do Ribeira, professora na Associação Registrense de Judô (Arju), coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Registro e membro da Comissão de Mulheres da FPJudô, Edna é a segunda professora do Estado de São Paulo a obter essa certificação.
Na sequência houve o juramento dos atletas e o rei inicial comandado pela árbitra registrense, depois do mokusô devido ao falecimento de Lourdes Bittar, mãe de Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô. O mokusô foi comandado pelo professor kodansha Hissato Yamamoto.
Smel Itaquaquecetuba a campeã
A vencedora do Campeonato Paulista Aspirante 2023 foi a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Itaquaquecetuba, que disputou oito finais e abocanhou 11 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e três de bronze, totalizando 37 pontos. Comandada pelo professor Cláudio Campelo Leitão, a comissão técnica da Smel Itaquaquecetuba conta ainda com a brilhante atuação de sensei Juliana Rosa, auxiliar técnica da equipe.
A vice-campeã foi a Associação Namie de Judô, uma das principais escolas do Estado na formação de atletas da base no shiai e no kata. Capitaneada pelo renomado professor kodansha Paulino Teruo Namie, a agremiação de Mogi das Cruzes reúne grandes nomes em seu quadro docente, entre os quais os técnicos Carlos Eduardo Modesto, o Cadu, Jefferson Takeshi, Fernando Tomé, Edson de Souza Marques Filho e Giovana Monteiro. A tradicinal escola de Mogi das Cruzes disputou seis finais e conquistou 12 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, somando 28 pontos.
Os judocas da Associação Marcos Mercadante de Judô de Araras destacaram-se na terceira colocação conquistando seis medalhas. Comandados pelo experiente professor kodansha Marco Elias Mercadante, os judocas de Araras disputaram cinco finais e venceram todas, conquistando cinco medalhas de ouro e uma de bronze, que totalizaram 26 pontos. Completam o corpo técnico e docente do time arararense os professores Alexandre Santos, Kleybe Souza, Nathália Mercadante, Matheus Mercadante e Sabrina Araújo. Os professores auxiliares são: Ana Júlia Maceno, Fernando Simonetti, Pedro Weibel e Thiago Ferreira. A Associação Marcos Mercadante desenvolve o projeto Kimono de Ouro, com as modalidades de judô e jiu-jitsu. Já seu projeto escolar atende 640 crianças.
A quarta colocação foi conquistada pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Pindamonhangaba, com sete medalhas, sendo quatro de ouro e três de bronze, que lhe asseguraram 23 pontos. Comandada pelo sensei Rudnei Toledo, o time de Pindamonhangaba conta ainda com uma excelente equipe multifuncional formada por Fabrício Evangelista e Felipe Guimarães, técnicos; Verônica Maely Salgado e Paulo Galeano Júnior, fisioterapeutas; e Márcio Henrique Ferreira, que faz o apoio técnico.
A quinta colocada é uma das principais equipes do Estado de São Paulo, o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional São José dos Campos, que conquistou oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze), totalizando 22 pontos. Comandado pelo sensei Jefferson Luiz dos Santos (yon-dan), coordenador-geral, o time é conduzido por professores experientes como Nicolas Felipe de Almeida dos Santos (san-dan), técnico do alto rendimento, e os técnicos da base Antônio Marcos Rosa Monteiro (san-dan), Fabiana Carvalho (sho-dan), Ana Paula da Cunha (sho-dan), Alexandre Sandro Morais (ni-dan), Anderson Neves e Victor Dias (sho-dan), além de Eneas Shreck, técnico de ne-waza.
Clique AQUI e confira as classificações individual e geral do Campeonato Paulista Aspirante 2023.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista Aspirante 2023.