22 de novembro de 2024
Campeonato Paulista Veteranos leva 386 atletas de 110 equipes a Ribeirão Preto
Mostrando a competitividade que alicerça o judô máster, os principais atletas do Estado disputaram medalhas nas classes individual, absoluto e por equipes, todas vencidas pelo ICI.
Por Paulo Pinto / fpjcom
8 de julho de 2023 / São Paulo (SP)
Com o apoio da diretoria do Ipanema Clube de Ribeirão Preto e da 12ª Delegacia Regional Mogiana, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no dia 17 de junho o Campeonato Paulista de Judô Veteranos 2023. Participaram da disputa 292 judocas na classe individual, 59 na classe absoluto e 35 nas equipes mistas, totalizando 386 inscrições de 110 agremiações.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades esportivas, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Ademar Júnior, o Juninho, vice-presidente do Ipanema Clube; Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Sérgio Barrocas Lex, vice-presidente da FPJudô; Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora adjunta estadual de arbitragem; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Júlio César Jacopi, coordenador de eventos; e Cléber do Carmo, delegado da 12ª Mogiana e anfitrião do evento.
Completaram a mesa de honra os delegados regionais Raul de Mello Senra Bisneto (4ª Alta Paulista), André Gustavo Costa Gonçalves (3ª Sorocabana), Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste) e Celso de Almeida Leite (15ª Grande Campinas), além dos professores kodanshas Soshichi Shiba (Barretos), Marcelo Hirono (Ribeirão Preto), Walter Farath Júnior (São José do Rio Preto) e Rubens Pereira, o Rubão (São Paulo).
A dar boas-vindas aos presentes, Ademar Júnior, vice-presidente do Ipanema Clube, agradeceu à diretoria da FPJudô por levar mais uma vez uma importante competição para o clube ribeirão-pretano. “Tê-los aqui é um enorme prazer, mas mantê-los é obrigação nossa.”
Cléber do Carmo destacou o prazer de sediar um torneio da classe veteranos. “Atendemos a proposta do presidente Puglia de trazer esta competição para o interior, e com isso todos judocas do interior agradecem a iniciativa. Fizemos o que estava ao nosso alcance para realizar um grande evento e acolhê-los da melhor forma possível, pois todos vocês são muito bem-vindos à nossa cidade.”
Em seu pronunciamento, Alessandro Puglia destacou o empenho da 12ª Mogiana na realização do Paulista Veteranos desta temporada. “Em nome da diretoria da federação paulista agradeço o esforço de toda a equipe da Mogiana na realização deste importante evento do calendário esportivo da FPJudô. A iniciativa de trazer competições para o interior faz parte da nossa proposta de valorização dos professores e judocas de todas as regiões do Estado de São Paulo. Não fossem as dificuldades existentes em encontrar arenas que comportem nossos torneios, certamente faríamos mais campeonatos no interior e no litoral”, explicou o dirigente.”
Na sequência foi realizado o juramento do atleta, seguido pelo tradicional rei inicial, comandado pelo experiente árbitro internacional FIJ C Tomyo Takayama, de Jundiaí que é uma importante referência da arbitragem da 15ª Delegacia Regional Grande Campinas.
ICI faz barba, cabelo e bigode
Nos tatamis houve combates com extrema qualidade, e a competição como um todo exibiu um nível técnico bastante forte, que certamente se refletirá no Campeonato Brasileiro Veteranos, de 18 a 20 de agosto em Pindamonhangaba (SP).
É importante lembrar que na temporada passada o Esporte Clube Osasco Yanaguimori, um dos mais tradicionais dojôs do judô brasileiro, foi campeão da classe masculina, enquanto a equipe do São Paulo Futebol Clube venceu a feminina, mas este ano os judocas do Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) passaram o trator e foram campeões do individual, do absoluto e por equipes mistas.
Conquistando oito medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, o Instituto Camaradas Incansáveis somou 47 pontos e assegurou a primeira colocação na disputa individual, que reuniu 110 agremiações de todas as regiões do Estado. A superioridade técnica da equipe comandada pelos professores Cristian Cesário e Bahjet Rached Kassen Hayek foi tão expressiva que o time do bairro da Pompeia, da capital, praticamente somou o dobro de pontos obtidos pelo segundo colocado.
A vice-campeã foi a Associação de Judô Hinodê, de Santo André, comandada pelo professor kodansha kyuu-dan (9º dan) e seu aluno professor kodansha roku-dan (6º dan) Paulo Ricardo Castelhanos, que totalizou 25 pontos ao conquistar três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
O terceiro colocado foi o Instituto Sensei Divino Budokan, fundado nos anos 1970 pelo sensei Benedito Divino com o nome de Associação Cultural e Esportiva Monteiro Lobato – Budokan. Posteriormente passou denominar-se Sociedade Cultural e Esportiva Judô Clube Mandaqui – Budokan. Após o falecimento do sensei Divino, em 2005, os alunos mais graduados que continuaram seu legado o homenagearam com seu nome.
Comanda pelo sensei go-dan (5º dan) Alex Russo (CREF/018450-G/SP), coordenador da classe veteranos da FPJudô, a escola do Jardim Peri assegurou a terceira colocação, totalizando 24 pontos com três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.
Após disputar cinco finais e conquistar duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, garantindo 20 pontos, a Associação de Judô e Musculação Tigre, de São Carlos, ficou em quarto lugar. A agremiação foi fundada em 1979 pelo professor Erasmo Luiz Firmino, que até hoje mantém a pegada à frente do importante dojô da 8ª Oeste.
Atual presidente da associação e coordenadora do projeto social que atende gratuitamente cerca de 90 alunos, a sensei Ana Paula Silva Rossi destacou o trabalho da equipe de professores voluntários empenhada em transmitir conhecimento às crianças que buscam uma oportunidade. “Eu e o sensei Erasmo contamos com o importante apoio dos professores Susan Gleice Marim, Maria Maia, Maurício César Crnkovic, Christiano Tello, Larício Alberto, Pedro Santos, Rubens Martins e Kleber Antônio Lourenço Pinto, que dá aula em nosso polo de Brotas.”
Fechando o grupo das top cinco do Campeonato Paulista Veteranos de 2023, a Escola de Judô Giberti, de Assis, totalizou 20 pontos ao conquistar duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Comando pelo premiado professor Guilherme Correa Giberti, o dojô de Assis mantém o retrospecto de muitas medalhas e pódios na classe veteranos.
ICI também sobra no absoluto
Na disputa do absoluto o Instituto Camaradas Incansáveis também manteve excelente pegada e foi campeão geral, totalizando 16 pontos com as duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.
O São Paulo Futebol Clube, da capital, a Associação Desportiva Ateneu Mansor, de São José do Rio Preto, a Associação Ensô de Judô, de Ribeirão Preto, e a Associação de Judô Hinodê, de Santo André, conquistaram uma medalha de ouro e totalizaram 5 pontos.
ICI é campeão por equipes mistas
Sete agremiações participaram da disputa por equipes mistas. No Máster 1, somente competiram o ICI e o São Paulo Futebol Clube e no Máster 2, o ICI, o São Paulo e Instituto Sensei Divino Budokan. Já no Máster 3 participaram apenas a Associação de Judô Hinodê e o ICI.
A equipe da Pompeia foi a campeã, totalizando 13 pontos com duas medalhas de ouro e uma de prata. O São Paulo ficou em segundo lugar somando 6 pontos e duas medalhas de prata.
Na terceira colocação, o Judô Hinodê totalizou 5 pontos obtidos com uma medalha de ouro. O Instituto Sensei Divino Budokan terminou na quarta colocação com 1 ponto, conquistado com uma medalha de bronze.
Arbitragem
A professora kodansha e árbitra FIJ A, Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora adjunta de arbitragem da Federação Paulista de Judô e coordenadora de arbitragem da 8ª DR Oeste, comandou os 36 árbitros convocados para a competição.
São eles: Kendi Yamamoto, Rodrigo Capelucci, André de Camargo, Roberto Augusto Macedo, Renato Camacho, Marco Aurélio da Silva Pedrosa, Larissa Miquinioty, Erica Senhoretti, Vera Menon Gonçalves, Ivanildo Gonçalves, Eudes Gabriel do Nascimento, Marcelo Gustavo de Almeida, Guilherme Daud, Eder Felício dos Reis, Janaína Diniz, Marcos Fonte Boa, Júnior Aparecido Zuin, Fernando Nakazato, Marinaldo Andrade de Sousa, Ângela Cerqueira, Lucila Carneiro de Abreu Luz, Vlastimir Rossiti, Sérgio Vicentin Modanez, Kleber Alessandro Grando, Marcos Vinícius Lourenço Iwamoto, Klinsman Dias, Paulo Fontana, Antonio de Sá Lima, Carlos Campos de Souza Júnior e Pedro Antônio Barreira.
Os coordenadores das seis áreas de disputa foram os árbitros: Wagner Tadashi Uchida, Leonardo Arashiro, Rodolfo Mathias, Leandro Said, Tomio Takayama e Vinicius Grassi.
Clique AQUI e acesse a classificação final do Campeonato Paulista Veteranos 2023 nas classes individual, absoluto e por equipes mistas.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista Veteranos 2023 nas classes individual, absoluto e por equipes mistas.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos de Pódio do Campeonato Paulista Veteranos 2023 nas classes individual, absoluto e por equipes mistas.