Cancelar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 reduziria o PIB do Japão em 1,4%, relatam especialistas

Existem fortes rumores de que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 poderiam ser cancelados ou adiados devido ao surto de coronavírus © Getty Images

O eventual cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, devido ao surto de coronavírus, reduziria o crescimento anual do produto interno bruto do Japão em U$ 74,1 bilhões

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
9 de março de 2020
Por DANIEL ETCHELLS / INSIDE THE GAMES I Fotos © Getty Images
Tóquio – Japão

De acordo com o Kyodo News, o relatório da SMBC Nikko Securities Inc. projeta que Tóquio 2020 criaria demanda, através do consumo de espectadores e da realização de eventos esportivos, no valor de JPY670 bilhões (£ 4,9 bilhões / $ 6,4 bilhões / € 5,6 bilhões) e o cancelamento das Olimpíadas diminuiria o PIB do Japão em cerca de JPY7,8 trilhões (£ 56,8 bilhões / $ 74,1 bilhões / € 65,6 bilhões).

A agência acredita que as Olimpíadas serão canceladas se a disseminação do coronavírus, chamado oficialmente de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde, continuar até julho – o mês em que os Jogos devem começar. Nesse cenário, as receitas corporativas cairiam 24,4% este ano, em comparação a 2019.

No relatório, também foi apresentado um cenário em que a disseminação do coronavírus termina no próximo mês, com as Olimpíadas sendo realizadas de 24 de julho a 9 de agosto e as consequências econômicas do surto causariam uma queda de 0,9% no crescimento do PIB. Nesse cenário, as receitas corporativas provavelmente cairiam 14,9%.

Caso a disseminação do coronavírus continue até julho, a SMBC Nikko Securities acredita que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão cancelados

O Comitê Olímpico Internacional (COI) enfatizou repetidamente que Tóquio 2020 acontecerá como planejado, em meio às especulações de que o evento poderia ser cancelado ou adiado por causa dos temores sobre o coronavírus, que se espalhou para mais de 100 países.

Thomas Bach, presidente do COI, afirmou que o cancelamento ou o adiamento do Tóquio 2020 nem sequer havia sido mencionado durante uma reunião de dois dias do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional, que terminou em Lausanne na última quarta-feira (4 de março). Mas um advogado alemão admitiu que o vírus foi o principal tema discutido no encontro.

No mês passado, a economia japonesa entrou em reversão acentuada, com o País entrando nos estágios finais dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020.

Diz-se que o PIB do quarto trimestre de 2019 caiu a uma taxa anual de 6,3%. Contudo, o declínio do produto interno bruto está sendo atribuído a um aumento no imposto sobre o consumo.