20 de janeiro de 2025
Caroline dos Santos é prata e Maria Clara é bronze no Mundial de Taekwondo em Baku
Campeã mundial em 2021, brasileira, número 2 do ranking da WT fica com o vice após derrota na final para a russa Liliia Khuzina no sexto dia da disputa.
Por Paulo Pinto
15 de junho de 2023 / Curitiba (PR)
A paulista Caroline Gomes dos Santos conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo de Baku, no Azerbaijão. Depois de contruir uma campanha perfeita até a final, na qual a brasileira acabou sendo superada pela russa Liliia Khuzina por 2 a 0, com parciais de 6-2 e 8-6.
Caroline é a atual campeã mundial na categoria até 62kg, que também tem no currículo os títulos de bicampeã Pan-Americana, campeã dos Jogos Sul-Americanos, vice-campeã mundial militar, entre outros títulos de Opens. Contudo, sua categoria não é olímpica. A atleta alimenta o sonho de ir aos Jogos na categoria até 67kg, onde disputaria uma vaga com Milena Titoneli.
Caroline Santos construiu seu caminho até a semifinal com perfeição. Na estreia, passou pela colombiana Maria Helena Lozano de virada (5-7, 9-3 e 14-2). Na sequência, superou a taiwanesa Sasikarn Tongshan por 2 a 0, parciais 12-0 e 6-4. Nas quartas de final, passou por Lin Wei-Chun, da China Taipei, por 2 a 1, 4-6, 7-0 e 10-8.
Na semifinal, a brasileira começou de forma perfeita contra Feruza Sadikova, do Uzbequistão. No primeiro round, venceu por 12 a 0 e jogou a pressão para a rival. Começou bem no segundo round, abrindo 3-0, mas levou a virada por 8-5. Depois, porém, fechou a luta em 10-4 no terceiro round. Na final, não conseguiu superar a russa Liliia Khuzina. A adversária liderou o primeiro round com tranquilidade e a brasileira até tentou reagir, mas acabou com a prata.
Considerando todas as edições em que o Brasil disputou, esta foi a 23ª medalha do País na competição, sendo a oitava de prata.
Bronze com Maria Clara Pacheco
A prata foi a segunda medalha do Brasil no mundial. Antes, a paulista Maria Clara Pacheco (57kg) havia conquistado o bronze logo no primeiro dia da disputa realizada no Azerbaijão.
Esta foi a estreia da atleta com 19 anos na equipe adulta, e logo no primeiro combate, a atleta conseguiu uma vitória contra Mariya Sevostyanova, do Cazaquistão, por 19 a 0. Em seguida, bateu a canadense Skylar Park por 10 a 6, nas oitavas e Madina Mirabzalova, do Uzbequistão, nas quartas. Nas semis, Maria Clara começou atrás. A brasileira chegou a empatar, mas viu a húngara ampliar a vantagem e fechar a luta com 6/2.