11 de novembro de 2024
Catar prepara-se para o primeiro evento classificatório para os Jogos de Tóquio 2020 da temporada
O World Masters de Doha 2021, de 11 a 13 de janeiro, reunirá 400 atletas de 70 países no ultramoderno Lusail Multipurpose Hall da capital do Catar
World Judo Tour FIJ
6 de janeiro de 2021
Por Christian Fidler / JudoInside
Curitiba – PR
No topo da lista de estrelas em Doha está o francês duas vezes medalhista de ouro olímpico e dez vezes campeão mundial Teddy Riner. Em sua categoria, o russo Inal Tasoev é o número 1 do ranking da FIJ, seguido pelo georgiano Guram Tushishvili, campeão mundial de 2018.
Embora nem todos os atletas de ponta lutem em Doha, há um número suficiente de judocas para tornar o evento fortíssimo. Nomes como Idalys Ortiz, de Cuba, medalha de ouro olímpica de 2012 na categoria +78kg. Além dela, estarão presentes a ucraniana Daria Bilodid, campeã mundial de 2019 e medalhista de ouro europeia de 2019 do peso ligeiro (48kg), assim como a kosovar Distria Krasniqi, número 1 do mundo no ranking da FIJ.
O Catar também dá boas-vindas ao belga Matthias Casse, número 1 do mundo nos 81kg e medalhista de ouro nos Jogos Europeus de 2019, ao lado de seu rival israelense Sagi Muki, campeão mundial de 2019. Soichi Hashimoto, do Japão, número 1 mundial no peso 73kg e quatro vezes medalha de ouro em campeonatos mundiais, possivelmente terá a companhia de Funa Tonaki (48kg) e do peso-pesado Hisayoshi Harasawa, integrantes da equipe olímpica japonesa.
A lista de estrelas inclui Clarisse Agbegnenou, da França, medalhista de prata olímpica de 2016 e tetracampeã mundial na categoria até 63kg, e o israelense Peter Paltchik, atual campeão europeu e número 1 do mundo.
O diretor do comitê organizador local do Catar, Eid al-Muraikhi, disse ao Gulf Times que está muito feliz por realizar o evento que abrirá o calendário do judô mundial em Doha.
“Estamos muito satisfeitos por mais uma vez dar as boas-vindas ao mundo em Doha e extremamente orgulhosos de promover este importante torneio, que é um evento de qualificação para os Jogos de Tóquio 2020. O certame ocorre num momento incomum, ocasionado pela pandemia da covid-19, mas ainda assim o Catar está mais do que pronto para fornecer os mais rígidos protocolos de segurança e saúde aos atletas e dirigentes que participarão deste prestigioso evento. A segurança de todos é nossa maior prioridade, e nenhuma medida será poupada, em parceria com as autoridades sanitárias do Catar, para garantir um torneio sem incidentes.”
Eid al-Muraikhi concluiu destacando o comprometimento do Catar na realização de grandes eventos. “Temos plena consciência de que precisamos nos esforçar muito para atender às necessidades e expectativas específicas de todos os nossos stakeholders. Ficamos muito satisfeitos em receber os melhores judocas do mundo e demais convidados em nossa hospitaleira capital. Doha sempre foi uma cidade comprometido com a realização de eventos esportivos com alto desempenho. Estamos muito gratos às nossas mais altas autoridades por todo o apoio contínuo.”
O Doha Masters antecede o campeonato mundial de judô que o Catar sediará em 2023.