04 de agosto de 2025

Com o objetivo de alinhar estratégias e diretrizes para o novo ciclo olímpico, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) promoveu na última semana, em Pindamonhangaba (sp), um workshop técnico reunindo representantes de clubes, federações estaduais, comissão de atletas, árbitros e membros das equipes técnicas da entidade. O encontro teve duração de três dias e marcou o início do planejamento da CBJ rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Tivemos 21 clubes participando do workshop. Clubes esses que têm atletas nas seleções nacionais. Além dos clubes, tivemos representantes das federações, dos atletas e da arbitragem. Foi um evento muito importante, com o envolvimento total de todos os stakeholders do judô brasileiro”, afirmou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.
André Mariano, supervisor de arbitragem da FIJ e representante da arbitragem no workshop, apresenta palestra técnica sobre a arbitragem © Beatriz Riscado / CBJ
O evento contou com a participação das áreas de Alto Rendimento, Transição e Eventos Nacionais da CBJ, além de convidados estratégicos que contribuíram com diferentes visões sobre os caminhos possíveis para o judô brasileiro. Um dos destaques da programação foi justamente a pluralidade de olhares, como destacou Marcelo Theotônio, diretor de Esportes da Confederação.
“A CBJ, dentro da sua característica de uma gestão mais integrativa e participativa, tem nesse tipo de encontro uma oportunidade muito rica, que traz muitos pontos de vista para trilharmos a melhor estratégia nessa caminhada até Los Angeles. Contamos com treinadores experientes, atletas que hoje atuam como gestores e outros ainda em atividade. Todos esses olhares contribuem imensamente para o nosso planejamento”, pontuou.
Parte da comissão técnica da CBJ durante as atividades do workshop © Beatriz Riscado / CBJ
Gestor do Instituto Reação, o medalhista mundial Victor Penalber também destacou a importância do encontro. “Foi uma ação muito interessante. Tivemos perspectivas diferentes de várias áreas importantes do judô brasileiro e propostas que sempre somam. Quando juntamos visões diferentes, conseguimos construir algo melhor. Muita coisa foi construída.”
Ao todo, 21 agremiações de 11 estados e do Distrito Federal participaram do encontro estratégico promovido pela Confederação Brasileira de Judô. Estiveram representados os seguintes estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A atividade inseriu de forma democrática os principais clubes formadores do país no processo de construção das diretrizes do ciclo olímpico Los Angeles 2028, valorizando a pluralidade regional, o diálogo técnico-institucional e a presença de representantes das cinco macrorregiões da CBJ: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O workshop contou com a presença de técnicos de 21 agremiações de destaque no judô nacional. Representando seus respectivos clubes estiveram: ACADEMIA ESPAÇO MARQUES, Robert Luis Marques Rodrigues; ASSAMACA, Maria das Graças Marques de Jesus Brasil; A. I. SANTOS GOTA DE LEITE, Anderson Luiz Afonso Fonseca; ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL CURITIBA, Alan Leandro Vieira; C.A. ESPORTE E CULTURA / KAIZEN, Dejanir Nunes Cardoso; CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, Murilo Gouveia Bezerra; CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY, Ricardo de Lara Julianetti; ESPORTE CLUBE PINHEIROS, Rafael Carlos da Silva; FUSEGI CANOAS JUDÔ, Henrique de Lima Granada; GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO, Rafael Garcia Oliveira; INSTITUTO OTACÍLIO GAMA, Walter Junio de Oliveira Pereira; INSTITUTO REAÇÃO, Victor Rodrigues Penalber de Oliveira; JUDÔ CLUBE ROCHA, Diogo Montana da Rocha; MINAS TÊNIS CLUBE, Sergio Luiz Azevedo Cota; PAIS ALUNOS E AMIGOS DO JUDÔ – BLUMENAU, Ademir Schultz Junior; SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, Felipe Moraes da Costa; SÃO JOÃO TÊNIS CLUBE, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth; SESI-SP, Alexandre Dae Jin Lee; SOCIEDADE MORGENAU, Henrique Augusto Miniskowsky da Silva; SOGIPA, Daniel Rodrigues Pires; e UMBRA/CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, Andre Luis Duque Estrada.
A equipe da Confederação Brasileira de Judô foi representada por 23 integrantes de diferentes áreas estratégicas da entidade, consolidando uma atuação multidisciplinar e integrativa no workshop. Entre eles, dirigentes, treinadores, representantes institucionais e especialistas técnicos que contribuem diretamente para a construção do ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028.
Participaram do encontro o PRESIDENTE, Paulo Wanderley Teixeira; o DIRETOR-GERAL, Kenji Saito; o DIRETOR ADMINISTRATIVO, Robnelson Félix Ferreira; o DIRETOR DE ESPORTE, Marcelo Theotonio da Silva; e a GERENTE DE COMPETIÇÕES, Thiara Mayer Bertoli. Também estiveram presentes os membros da EQUIPE CBJ, Bruna Muassab Fernandes, Lincoln Keiiti Kanemoto das Neves e Maicon David Lima Maia.
Representando a área técnica, estiveram presentes os TREINADORES Alexandre Tsuyoshi Katsuragi, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, Douglas Herculino Potrich, José Alfredo Olivio Júnior, Marcus Fábio Agostinho e Thiago Valladão Fernandes, além das TREINADORAS Andrea Berti Rodrigues Guedes, Erika de Sousa Miranda e Maria de Lourdes Mazzoleni Portela. A ARBITRAGEM foi representada por André Mariano dos Santos; os REPRESENTANTES DOS CLUBES, por João Derly; a COMISSÃO DE ATLETAS, por João Pedro Godoy de Macedo e Maria Suelen Altheman; o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, por Solange de Almeida Pessoa Vincki; e o CONSELHO TÉCNICO, por Euder Melo de Lima.
04 de agosto de 2025
03 de agosto de 2025
28 de julho de 2025