20 de novembro de 2024
Centro Pan-Americano de Judô recebe o Campeonato Brasileiro de Karatê
Localizado na praia de Ipitanga, na Bahia, equipamento recebe nesta quarta-feira (12), quase três mil karatecas vindos de todo o País e enfrentará seu maior desafio como arena multiuso.
Arena Multiuso
12/10/2017
Por PAULO PINTO | Fotos BUDOPRESS/CBJ
Curitiba – PR
Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Secretaria de Estado de Trabalho Renda e Esportes (SETRE) e Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a Confederação Brasileira de karatê (CBK) realizará a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê.
A competição vai reunir mais de 2.800 karatecas e será realizada entre os dias 12 e 15 de outubro, no Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas (BA), e terá disputas de kata e kumitê individual e por equipe.
Willian Cardoso, diretor técnico da CBK explicou que desde a fase classificatória este evento já foi desenvolvido dentro do contexto olímpico.
“O ano de 2017 está sendo um marco na área técnica da modalidade porque tanto as fases classificatórias quanto a final foram planejadas e aconteceram dentro do contexto olímpico. Isto motiva muito os atletas e prova disso foi o crescimento de 15% no número de atletas inscritos em todas as fases. Além da importância do fator quantitativo, vimos enorme renovação, uma vez que as classes que mais cresceram neste cenário foram a cadetes e a júnior”, pontuou Cardoso.
Além de enaltecer a excelente localização do complexo esportivo da Confederação Brasileira de Judô, o dirigente pontuou que o formato e a estrutura da arena se adequam às necessidades e ao formato do principal certame do calendário de eventos da CBK.
“A realização da fase final de nosso campeonato no CPJ é de fundamental importância não apenas pela infraestrutura que este complexo esportivo dispõe e nos oferece, mas pelo fato de ser a casa do judô, uma modalidade coirmã. O formato da quadra e área de aquecimento, por exemplo, atendem às nossas necessidades quando pensamos numa competição com quase 3.000 atletas.
Desafio inédito
Na avaliação de Maurício Carlos dos Santos, gestor do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), a realização do brasileiro confirmará o potencial do equipamento como arena multiuso.
“Dentro desta nova característica do CPJ como arena multiuso e multifuncionalidade pós-Rio 2016, o centro já recebeu todos os eventos oficiais da Confederação Brasileira de Judô e os eventos internacionais de televisão. Recebemos também o Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica, o Campeonato Mundial de Wrestling infanto-juvenil, a Copa Latina de Tênis de Mesa, e vamos receber os campeonatos brasileiros de karatê, boxe e crossfit, além dos vários outros projetos que já estão desenhados neste processo. Contudo, a realização do brasileiro de karatê tem grande significado pelo enorme contingente de atletas inscritos no certame, já que receberemos quase três mil karatecas que virão a Salvador acompanhados de parentes e amigos”, disse o gestor do CPJ.
A abrangência de utilização e aproveitamento do CPJ é muito ampla e seus gestores fazem projeções que extrapolam o segmento do esporte.
“Mesmo com a grande utilização do equipamento no campo esportivo já estamos no trabalho de prospecção de eventos intercolegiais, fóruns estaduais de esporte, encontros nacionais das secretarias de educação, trabalho e saúde, além de sermos a casa de massificação do judô em Lauro de Freitas, onde já atendemos 750 crianças”, explicou Maurício Carlos.
O número recorde de atletas inscritos será um grande teste para o CPJ, e o maior desafio para a equipe que atua no Centro Pan-Americano de Judô.
“Nós não tínhamos dimensão do tamanho do karatê e realmente foi uma surpresa muito positiva para toda a equipe técnica que atua no Centro Pan-Americano de Judô. A expectativa é de um evento que já está batendo recorde de participação com mais de 2.800 atletas inscritos. No sábado teremos transmissão ao vivo da SporTV e tenho certeza que será um show porque o ginásio deverá estar lotado em sua capacidade máxima. Neste evento estamos inaugurando nosso novo sistema de iluminação, e por todos os desafios que uma competição desta magnitude apresenta, a realização do brasileiro de karatê será um grande teste para o CPJ e para toda a nossa equipe”, destacou Santos.