16 de janeiro de 2025
Cerimônia de outorga de graduação reúne principais dirigentes da FPJudô em Hortolândia
Encontro realizado pela 8ª Delegacia Regional Oeste contemplou 44 faixas-pretas do sho-dan ao go-dan
Por Paulo Pinto
28 de março de 2022 / Hortolândia (SP)
Realizou-se neste domingo (27) a cerimônia de outorga de graduação dos faixas-pretas inscritos na 8ª Delegacia Regional Oeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô), promovidos de sho-dan (1º dan) a go-dan (5º dan). O encontro no Centro de Especialidades em Artes Marciais Eliel Gomes, em Hortolândia, premiou os 44 candidatos aprovados em 2021.
Os praticantes e professores graduados receberam o certificado de promoção emitido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e o diploma de outorga firmado pela FPJudô em parceria com o Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP).
O evento começou com a execução do Hino Nacional, seguido do rei inicial proferido pelo professor José Carlos Prudêncio Júnior, da Associação Sementes do Futuro do Judô de Sumaré, e dos pronunciamentos das autoridades.
Estavam presentes: Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Gleguer Zorzin, secretário de Esporte e Lazer de Hortolândia; Sidnei Paris, professor kodansha e delegado regional da 8ª DR Oeste; Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; professor doutor Alexandre Janotta Drigo, presidente da Comissão Científica da FPJudô e delegado do CREF/4SP; Edson Nascimento dos Santos, diretor de Esporte de Hortolândia; sensei Robertha Cecyaza de Andrade Yamasihita, presidente da Associação Hortolandense de Judô; e os professores de Hortolândia Reinaldo Naia Cavazani, Sérgio Matos e Charles Salim.
A cerimônia contou ainda com a ilustre presença dos professores kodanshas Maurílio Cesário (Pirassununga), Júlio Takashi Kawaguchi (Araras) e Edson Alcarde Everaldo (Piracicaba), além de numerosos professores responsáveis pelas associações integrantes da 8ª DR Oeste da FPJudô.
Sidnei Paris agradeceu o apoio e a presença das autoridades. “Nossos mais sinceros agradecimentos às autoridades municipais de Hortolândia pela amável acolhida e a todos os senseis presentes. Hortolândia é hoje parte intrínseca do calendário de eventos da FPJudô pela qualidade do equipamento que nos é disponibilizado, mas, acima de tudo, pela hospitalidade que sempre nos é oferecida.” O dirigente concluiu cumprimentando os graduados.
“Parabenizamos todos os judocas promovidos hoje, desejando que continuem seus estudos e treinamentos para seu desenvolvimento profissional e do judô propriamente dito, em nossa região, atuando na formação do caráter do ser humano e objetivando benefícios mútuos no campo socioeducativo.”
Alexandre Drigo compareceu à outorga de faixas da 8ª DR a pedido do professor Sidnei Paris para falar sobre o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região / São Paulo (CREF4/SP) e explicar a importância da relação da entidade com a FPJudô.
“Falei sobre esse relacionamento aos recém-promovidos, um tema muito interessante porque precisamos elucidar algumas questões sobre a nossa profissão e o que se constrói de bom para a FPJudô dentro da perspectiva que os presidentes Alessandro Puglia e Nelson Leme se propuseram a realizar. Esta é uma questão que valoriza muito a promoção dos nossos faixas-pretas e a própria federação. A chancela de um conselho profissional traz um valor social muito grande e um reconhecimento das nossas ações conjuntas com a federação, sejam cursos, promoções ou encontros. Nesse sentido, entendo que ajudei as pessoas a entenderem esse processo.”
“Em relação ao evento”, prosseguiu o doutor Drigo, “fiquei muito feliz por ter sido convidado, porque sou registrado e sempre estive na 8ª DR Oeste, então eu faço parte dessa família. Foi muito gratificante estar ao lado de amigos na mesa de honra, mas o mais importante é a promoção dos nossos faixas-pretas. Sempre que nós aumentamos a graduação, ela acaba motivando o promovido a não abandonar o judô. Por fim, agradeço ao convite do sensei Sidnei Paris e a confiança e a disposição do professor Alessandro de criar uma comissão científica, além da amizade do nosso secretário-geral, professor Arnaldo Queiroz.
Arnaldo Queiroz afirmou que ficou muito impressionado com a cidade de Hortolândia e com o centro de lutas, que segue o formato internacional, com os tatamis enfileirados de forma linear, o que facilita a organização dos treinamentos e de competições. Segundo ele, o equipamento inaugurado em 2017 é um projeto da prefeitura de Hortolândia, “que tem o esporte nas veias” e é comandado por Gleguer Zorzin, secretário municipal de Esporte e Lazer, e por Edson Nascimento dos Santos. “Eles têm feito um ótimo trabalho, seguindo o legado das prefeituras anteriores.”
Para Queiroz, a cerimônia foi muito interessante pela presença de autoridades municipais, do presidente da FPJudô e do professor Alexandre Drigo, que explicou claramente a importância da relação entre a FPJudô e o CREF4/SP. “Assim como a OAB e outros conselhos referendam seus profissionais, o CREF atesta que um professor de Educação Física trabalha com a saúde.”
A importância dos Profissionais de Educação Física na saúde individual para que as pessoas tenham qualidade de vida foi um assunto bem abordado, segundo Queiroz. “A FPJudô e o CREF4/SP, trabalhando em parceria, ampliam o escopo de atuação não só no judô como na educação”, disse.
O secretário-geral da FPJudô destacou ainda os trabalhos individualizados que as delegacias fazem nas suas regiões e lembrou dos torneios amistosos dos quais participou em Rio Claro, quando jovem, levado pelo sensei João Gonçalves Filho.
Gleguer Zorzin, secretário de Esporte e Lazer de Hortolândia (SP), reiterou o apoio do município aos eventos do calendário esportivo da FPJudô. “Agradeço ao pessoal da Associação de Judô de Hortolândia, a todos os relacionados à modalidade e à diretoria da FPJudô que prestigiou a cerimônia realizada em nosso Centro de Lutas neste domingo. Neste evento pudemos ver a expressão de felicidade no rosto dos praticantes o reconhecimento e a alegria a graduação e incentivá-los a continuar praticando o esporte e estudando a modalidade. Sabemos da importância disso para a manutenção do desenvolvimento do judô entre nós, brasileiros.”
O secretário lembrou que a primeira medalha brasileira na modalidade foi conquistada nos Jogos de Munique 1972, pelo sensei Chiaki Ishii. “A partir daí o judô não parou de crescer e tornou-se uma modalidade que sobe ao pódio em todas as edições das Olimpíadas, proporcionando muita alegria ao povo brasileiro.” E concluiu: “Fica aqui o meu agradecimento a todas as personalidades envolvidas neste evento, e deixo nossa cidade e o nosso centro de lutas à disposição para todos os eventos da modalidade. Agradeço a toda a equipe da Associação de Judô de Hortolândia, que fez um grande trabalho na preparação e na realização da cerimônia”.
Alessandro Puglia destacou a importância estratégica de Hortolândia no âmbito do calendário esportivo do judô no Estado de São Paulo.
“Nos últimos anos a cidade de Hortolândia inseriu seu nome no restrito grupo de municípios parceiros que sediam eventos da nossa modalidade. Avaliada pela comunidade como uma das cidades mais hospitaleiras do circuito, Hortolândia ostenta hoje uma importância estratégica enorme para as nossas coordenações técnica e de eventos. Somando tudo isso à posição geográfica do município e à dedicação do comitê organizador local aos nossos eventos, a parceria com esta cidade adquire ainda maior importância e dimensão, o que nos orgulha muito”, disse Puglia, que mencionou também o protagonismo do delegado da 8ª DR Oeste.
“Não podíamos deixar de atender ao convite do professor Sidnei Paris para comparecer a este importante evento. Tivemos ainda o prazer de rever professores que são amigos de décadas e de estar com gestores como Gleguer Zorzin, secretário de Esporte e Lazer, e Edson Nascimento dos Santos, o Edinho, diretor de Esporte de Hortolândia. O professor Sidnei é um dos delegados com maior protagonismo no cenário esportivo e um dos principais colaboradores da nossa modalidade, o que nos orgulha muito”
Ao final da solenidade houve o juramento do faixa-preta, proferido pelo sensei Rodrigo Teixeira de Lima, da Associação Santa Bárbara de Judô, de Santa Bárbara d’Oeste, recém-promovido a go-dan.