19 de novembro de 2024
Cinquenta anos de histórias vividas na prática e no ensino da Educação Física na Bahia
Em encontro memorável em Salvador, 17 Profissionais de Educação Física reviveram os tempos acadêmicos e trocaram experiências acumuladas em quase meio século de trabalho.
Por Paulo Pinto / Global Sports
7 de janeiro de 2024 / Curitiba (PR)
O mês de dezembro propiciou um encontro inusitado de Profissionais de Educação Física da Bahia, que comemoraram 48 anos da formatura, em 1975, da primeira turma da Universidade Católica de Salvador. Foram relembradas histórias marcantes e enriquecedoras vividas durante quase meio século de dedicação à prática da Educação Física.
Na avaliação do professor de karatê Eckner Cardoso, shihan hachi-dan (8º dan), diretor técnico da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional com registro no CREF 13 G/BA 2323, o evento proporcionou uma oportunidade única para os profissionais reavivarem as chamas da vida acadêmica e compartilharem experiências. Ao longo de décadas, esses dedicados profissionais moldaram o cenário da Educação Física na Bahia, atuando de maneira exemplar e contribuindo para o desenvolvimento integral de várias gerações.
“A reunião foi mais do que um simples encontro; foi um mergulho profundo nas memórias de uma jornada coletiva que abrangeu diferentes áreas da Educação Física. Cada profissional trouxe consigo uma bagagem única de aprendizados, desafios superados e conquistas que ilustram a riqueza e a diversidade dessa profissão ao longo do tempo”, explicou o professor Eckner.
“Ao celebrar o cinquentenário de formatura”, prosseguiu, “não apenas reverenciamos o passado, mas também reconhecemos a vitalidade e a relevância contínua da Educação Física na Bahia. Esses 50 anos de experiência refletem o compromisso individual de cada profissional e a evolução e adaptação constante diante das mudanças sociais, educacionais e pedagógicas.”
“Que este marco histórico seja mais que um ponto de celebração, um momento de inspiração para as futuras gerações de Profissionais de Educação Física na Bahia. Que as lições aprendidas e as histórias compartilhadas sirvam como farol, guiando o caminho para um futuro ainda mais promissor e impactante na promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento integral por meio da Educação Física. Que o legado desses quase 50 anos continue a ecoar e inspirar, iluminando o caminho para um futuro vibrante e enriquecedor na Educação Física na Bahia”, ensejou Eckner.
Ele explicou ainda que a confraternização reuniu parte dos professores de Educação Física diplomados em 1975. “Divertimo-nos muito com as resenhas daquele tempo. Foi muito prazeroso e gratificante rever parte de um grupo pioneiro em nosso segmento, Profissionais dedicados e abnegados que abriram mercado para nossa profissão no Estado.”
Participantes
Participaram do enconto os professores Nilton Gomes da Luz, Maria Cristina Brasil, Ana Maria Ferreira, Margot Passos, Maria Sampaio, Ezenália Carvalho, Onildo Chastinet, Nerivaldo de Almeida, Carlos Guimarães, Rarilda Maria Machado, Auristela Curvelo, Carlos Aroldo de Andrade, Maria Elisa Lemos, Eckener Cardoso, Hélio José Campos, Carlos José da Silva e José Luciano Ribeiro.
Entre os diplomados em 1975 estão dois professores da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal da Bahia, técnicos de handebol e futebol, professores da Educação Física Escolar, um professor de karatê tradicional e empresário de fitness, um advogado que fez Educação Física na mesma turma, uma professora do Instituto IFBaiano (antiga Escola Técnica) e alguns já aposentados.