19 de dezembro de 2024
Clube Campestre da Paraíba é tricampeão brasileiro de wrestling na classe sênior masculina
A CBW realizou três competições no fim de semana: Campeonato Brasileiro Interclubes, Copa Brasil Aline Silva e Campeonato Brasileiro Sub 17 de Wrestling
Por Paulo Pinto / Global Sports
16 de março de 2023 / Curitiba (PR)
No último fim de semana a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) realizou o Campeonato Brasileiro Interclubes, a Copa Brasil Aline Silva e o Campeonato Brasileiro Sub 17 de Wrestling, dois deles classificatórios para competições internacionais.
Os certames realizaram-se nos dias 11 e 12 de março, no ginásio Mané Garrincha, em São Paulo (SP), e contaram com a participação de 48 equipes masculinas e femininas de 18 Estados.
Comemorando o Dia Internacional da Mulher, o torneio destinado à classe sênior (adulto) homenageou Aline Silva, vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling. Vice-campeã mundial em Tashkent, Uzbequistão (2014), a atleta, representou o Brasil em duas edições dos Jogos Olímpicos, é recordista nacional de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, com duas de prata em Guadalajara 2011 e Lima 2019 e uma de bronze em Toronto 2015.
O torneio definiu ainda os 18 participantes da equipe nacional que irão disputar o Pan-Americano de Wrestling 2023, em Buenos Aires, Argentina, em maio. O torneio continental é a última chance de garantir vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, de 20 de outubro a 5 de novembro, na capital do Chile.
Na classe sub 17, para lutadores entre 15 e 17 anos, o torneio classificou quinze lutadores. Os atletas disputam a competição da classe etária em junho na Cidade do México.
Em sua avaliação dos certames, Flávio Cabral Neves, presidente da CBW, destacou a importância da pulverização do wrestilng nos Estados e em todas as regiões do País.
“Fico feliz de poder homenagear uma atleta como Aline Silva em vida e na semana do Dia Internacional da Mulher. Também tivemos a transmissão das finais e da seletivas que definiram a equipe do Pan-Americano Sênior transmitidas pelo Canal Oliveira do Brasil. É gratificante ver o wrestling se desenvolver em vários Estados, como Piauí, Roraima, Paraíba e Amapá. O nível técnico só aumenta e o wrestling nacional cresce cada vez mais”, afirmou o dirigente.
Campeonato Brasileiro Interclubes
Na competição sênior interclubes da classe masculina, o Clube Campestre da Paraíba sagou-se campeão totalizando 296 pontos. A Associação Desportiva Centro Olímpico de São Paulo alcançou 147 pontos e foi vice-campeã. Em terceiro lugar, outra agremiação paulista, o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, alcançou 145 pontos. A quarta colocada foi a Associação Mais Vida do Rio de Janeiro, que totalizou 124 pontos, e a quinta, outra equipe fluminense, o Niterói Wrestling, com 123 pontos.
Já na disputa sênior interclubes feminina três equipes paulistas chegaram nas primeiras colocações: Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, campeão, com 140 pontos; Associação Desportiva Centro Olímpico, vice-campeã com 102 pontos; e Sesi-SP, com 90 pontos. O Clube Campestre da Paraíba totalizou 85 pontos e assegurou a quarta colocação, seguido pela Universidade Federal de Goiás, com 46 pontos.
Contagem geral por Estado sub 17
Na disputa sub 17 por Estados São Paulo ficou em primeiro lugar, totalizando 297 pontos; Rio de Janeiro, o vice-campeão, alcançou 212 pontos, enquanto o Amapá assegurou a terceira colocação com 80 pontos. Amazonas ficou em quarto, com 77 pontos e, mostrando a força do wrestling também na base, a Paraíba alcançou a quinta colocação somando 60 pontos.
Força do wrestling paraíbano
Bastante emocionado com o título conquistado na classe sênior masculina, Adjailson Fernandes Coutinho, presidente da Federação da Paraíba de Luta Olímpica (FPBLO), comemorou mais uma importante conquista.
“É com grande satisfação que vejo o magnífico resultado da Paraíba, não somente de hoje, e sim dos resultados que estamos alcançando nos últimos anos. Felizmente posso dizer sem falsa modéstia que hoje a Paraíba é um dos principais berços do wrestling no Brasil”, disse o dirgente.
“Basta lembrar que no ano passado realizamos cinco brasileiros no Estado, certames, nos quais a equipe da Paraíba ficou em primeiro lugar em quatro e em segundo no quinto. E nesse final de semana no interclubes sênior, a Paraíba sagrou-se campeã sênior masculina no terceiro ano consecutivo. Somos tricampeões por clubes do Brasil, e esta é uma marca muito importante.”
Coutinho atribui os resultados obtidos nas últimas temporadas à qualidade do trabalho de uma gestão amadurecida e competente. “Avalio que as equipes da federação e dos clubes envolvidos neste projeto estão fazendo a modalidade crescer em nível nacional. Aquilo que somente é possível acontecer em Estados grandes e abastados financeiramente, está sendo realizado na Paraíba, que exibe esse grande poderio técnico no cenário nacional. Fico muito feliz com tudo isso que revela a síntese de minha caminhada na gestão no esporte brasileiro.”
Equipe técnica da Paraíba no certame: Adjailson Fernandes Coutinho, presidente da FPBLO; Alex Marcolino, presidente do Clube Campestre; Ado Marcelo, coordenador da FPBLO; Eliezer Ferreira dos Santos, Francisco Elias Ferreira Neto e Fabiana da Silva Araújo Ferreira, técnicos no evento.