15 de novembro de 2024
Com 8 ouros, 5 pratas e 3 bronzes judô brasileiro volta a competir e totaliza 16 medalhas em Coimbra
A 300 dias de Tóquio e após 72 dias treinando em Portugal, seleção brasileira finalizou Missão Europa em grande estilo na Taça Kiyoshi Kobayashi
Seleção Brasileira de Judô
26 de setembro de 2020
Fonte LARA MONSORES / CBJ
Fotos FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDÔ
Coimbra – Portugal
O sábado (26) marcava a contagem regressiva de 300 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio e o judô brasileiro celebrou a data da melhor forma possível: competindo e conquistando medalhas. Depois de 72 dias treinando em Portugal pela Missão Europa do COB, os judocas brasileiros tiveram um último compromisso antes de voltar para casa e faturaram 16 medalhas na Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, competição organizada pela Federação Portuguesa de Judô.
Foram oito ouros, cinco pratas e três bronzes para equipe brasileira, que finalizou o torneio em primeiro lugar. Judocas de Portugal, Espanha e Guiné Bissau também participaram do torneio, que não valeu pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Judô, mas serviu de preparação para o retorno das competições oficiais da FIJ previsto para o final de outubro.
“A competição foi show, deu para matar a saudade, para lembrar como se fazem os golpes numa competição e uma boa notícia: a gente ainda sabe competir e luta bem”, brincou o experiente Felipe Kitadai, que ficou com a prata numa final 100% brasileira com o novato Renan Torres no peso ligeiro (60kg).
Ainda nas chaves masculinas, João Pedro Macedo (81kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg) foram campeões; Willian Lima (60kg), David Lima (73kg) e Guilherme Schimidt (90kg) ficaram com a prata e Eduardo Katsuhiro (81kg) levou o bronze.
No feminino, destaque para os ouros de Jéssica Pereira (57kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Portela (70kg). Jéssica bateu a portuguesa Telma Monteiro, medalhista de bronze na Rio 2016, com um estrangulamento na final, enquanto Ketleyn superou a espanhola Cristina Cabana Perez e Portela bateu a também espanhola Maria Bernabéu.
Ellen Santana, lutando no meio-pesado (78kg), ficou com o vice; Nathália Brígida, que lutou no meio-leve (52kg), ficou com o bronze, assim como Laislaine Rocha (78kg).
“Estou muito feliz de hoje ter podido recomeçar as competições, sentir aquele nervosismo. Foram 72 dias treinando, lapidando para conseguir retomar a performance e esse foi o teste final. Estou muito feliz por ter conseguido transferir o que eu treinei, durante todos esses dias, para a competição. Depois de um longo tempo sem competir consegui controlar e resolver os problemas. Contente com essa oportunidade de recomeço”, avaliou a peso médio Maria Portela.
“Agora é torcer para que as competições voltem logo para conseguirmos trilhar esse caminho até as Olimpíadas”, complementou o peso pesado Rafael Silva “Baby”.
Classificação Final
FEMININO
-48kg
Catarina COSTA (POR)
Denisa GRECU (EJAH)
-52kg
1º Taciana LIMA (GBS)
2º Joana DIOGO (POR)
3º Nathália BRÍGIDA (BRA)
3º Djamila SILVA (SLB)
-57kg
1º Jéssica PEREIRA (BRA)
2º Telma MONTEIRO (POR)
3º Wilsa GOMES (POR)
3º Estrella LOPEZ (ESP)
-63kg
1º Ketleyn QUADROS (BRA)
2º Cristina CABANAS (ESP)
3º Adriana TORRES (POR)
3º Irene CAMUS (ESP)
-70kg
1º Maria PORTELA (BRA)
2º María BERNABÉU (ESP)
-78kg
1º Patrícia SAMPAIO (POR)
2º Ellen SANTANA (BRA)
3º Laislaine ROCHA (BRA)
+78kg
1º Rochele NUNES (POR)
MASCULINO
-60kg
1º Renan TORRES (BRA)
2º Felipe KITADAI (BRA)
3º Rodrigo LOPES (POR)
3º Felipe CRUZ (JCP)
-66kg
1º Alberto GAITERO (ESP)
2º William LIMA (BRA)
3º David GARCIA (ESP)
3º Kainan PIRES (SLB)
-73kg
1º Nuno SARAIVA (POR)
2º David LIMA (BRA)
3º António TETINO (EJND)
3º João FERNANDO (POR)
-81kg
1º João MACEDO (BRA)
2º Damian TROIANSCHI (POR)
3º João MARTINHO (POR)
3º Eduardo BARBOSA (BRA)
-90kg
1º Marcelo GOMES (BRA)
2º Guilherme SCHIMIDT (BRA)
3º Miguel DIAS (SCPO)
-100kg
1º Rafael BUZACARINI (BRA)
2º Diogo BRITES (POR)
+100kg
1º Rafael SILVA (BRA)
2º Vasco ROMPÃO (POR)