Com a presença de Seiji Isobe, Mogi das Cruzes recebe Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushin neste fim de semana

Competição reunirá 440 atletas de oito estados, definirá vagas para o Campeonato Sul-Americano e terá a presença do introdutor do Karatê Kyokushin no Brasil, responsável pela consolidação da modalidade na América do Sul.

Por Paulo Pinto | Global Sports
Curitiba, 26 de junho de 2026

Mais do que sediar o principal campeonato nacional da modalidade, Mogi das Cruzes será, neste fim de semana, palco do encontro entre diferentes gerações do Karatê Kyokushin brasileiro. A 34ª edição do Campeonato Brasileiro reunirá 440 atletas de oito estados, que disputarão não apenas os títulos nacionais, mas também vagas para o Campeonato Sul-Americano, programado para os dias 10 e 11 de outubro, em Concepción, no Chile.

A abertura oficial está marcada para sábado (27), às 13h, no Ginásio Professor Hugo Ramos, o Ginásio Tuta, e contará com a presença de autoridades, dirigentes e de um dos personagens mais importantes da história do Karatê Kyokushin fora do Japão: o shihan Seiji Isobe, introdutor da modalidade no Brasil em 1972 e responsável por sua expansão em toda a América do Sul.

Pelo segundo ano consecutivo, Mogi das Cruzes recebe a principal competição do calendário nacional do Kyokushin, consolidando-se como uma das referências da modalidade no país. Durante dois dias, atletas de diferentes faixas etárias e categorias subirão aos tatamis em disputas de kata e kumitê, tendo como ponto alto as tradicionais categorias Absoluto e Juvenil, no masculino e no feminino.

Além da disputa por medalhas, o Campeonato Brasileiro representa uma das etapas mais importantes do calendário competitivo do Kyokushin nacional. Os melhores colocados garantirão presença na equipe que defenderá o Brasil no Campeonato Sul-Americano, ampliando a importância técnica da competição.

O legado de Seiji Isobe

A presença do shihan Seiji Isobe confere um significado especial à edição deste ano. Nascido em 1º de março de 1948, na província de Fukui, no Japão, Isobe iniciou sua trajetória no Karatê pelo estilo Shotokan, antes de ingressar no Kyokushin, escola fundada pelo lendário Masutatsu Oyama.

http://www.shihan.com.br

Em 1972, atendendo a uma missão confiada por Yasuhiko Oyama, mudou-se definitivamente para o Brasil com o objetivo de implantar e desenvolver o Kyokushin na América do Sul. Mais de cinco décadas depois, permanece como a principal liderança da modalidade no continente, tendo formado gerações de instrutores e atletas.

Entre seus maiores legados está a formação do shihan Francisco Filho, que, em 1999, tornou-se o primeiro não japonês a conquistar o título mundial do Karatê Kyokushin, um marco histórico para a modalidade.

Mogi fortalece sua tradição

A equipe anfitriã estará entre as maiores da competição, com 33 atletas representando a Furlan Academia Kyokushin, o Clube Náutico e projetos sociais desenvolvidos no município.

Para o professor Marcos Furlan, receber novamente o Campeonato Brasileiro representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas em Mogi das Cruzes.

“Estamos muito honrados de receber novamente o Campeonato Brasileiro em nossa cidade. Agradecemos especialmente à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo apoio, que contribui para fortalecer a prática esportiva em nosso município e, sobretudo, o Karatê Kyokushin, presente aqui há 52 anos.”

Organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Kyokushin Oyama, em parceria com a Federação Paulista de Karatê Kyokushin e a Furlan Academia Kyokushin, o campeonato conta com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Hotel Ibis Mogi das Cruzes. A entrada para o público será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

O Ginásio Professor Hugo Ramos, conhecido popularmente como Ginásio Tuta, está localizado na Rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes.

https://www.originaltatamis.com.br/