15 de janeiro de 2025
Com atuação brilhante, Esporte Clube Pinheiros conquista quatro ouros e é campeão da Taça Brasil Sub 21
Competição interclubes da classe júnior levou 370 atletas de 83 agremiações ao ginásio do Clube Curitibano, na capital paranaense
Por Paulo Pinto / FPJCOM
9 de julho de 2022 / Curitiba (PR)
Com o apoio da Federação Paranaense de Judô (FPrJ), a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) realizou no último fim de semana a Taça Brasil Sub 21, competição interclubes da classe júnior que reuniu 370 atletas de 83 agremiações e 18 Estados no ginásio do Clube Curitibano, em Curitiba (PR).
Após dois anos de suspensão devido à pandemia da covid 19, o certame voltou com força total e valendo pontos para o ranking que definirá os atletas da seleção brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial Júnior, de 10 a 14 de agosto em Guayaquil, no Equador.
As medalhistas de ouro no feminino foram as judocas Alexia Nascimento (48kg/MS), Fernanda Santos (52kg/SP), Milena Demarco (57kg/MS), Nauana Silva (63kg/SP), Luana Carvalho (70kg/RJ), Beatriz Freitas (78kg/SP) e Katia Alves (+78kg/RS).
No masculino os medalhistas de ouro foram os atletas Henrique da Silva (60kg/RS), Ronald Lima (66kg/SP), Gabriel Falcão (73kg/RJ), Kauan dos Santos (81kg/RJ), Guilherme Morais (90kg/SP), Kayo Santos (100kg/MG) e Vítor Fagundes (+100kg/RS).
Rendimento
Com três medalhas de ouro e uma de bronze, o Esporte Clube Pinheiros (SP) conquistou o primeiro lugar do quadro geral de medalhas no naipe feminino. O Grêmio Náutico União (RS) ficou em segundo, com um ouro e um bronze, seguido por Associação Desportiva Moura (RS), em terceiro, Umbra-Vasco (RJ), em quarto, e Judô Clube Mogi das Cruzes (SP), no quinto lugar.
Entre as 11 equipes que disputaram finais femininas, quatro eram de São Paulo. Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul tiveram duas representantes e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, uma.
No masculino, o Grêmio Náutico União (RS) garantiu a liderança com dois ouros. O Instituto Reação (RJ), ficou em segundo lugar, com um ouro e duas pratas; o Sesi-SP (SP), em terceiro; o C.R. Flamengo (RJ), em quarto e o Minas Tênis Clube (MG), em quinto.
Entre as oito equipes que disputaram finais no masculino, eram são de São Paulo, duas do Rio de Janeiro, uma do Rio Grande do Sul e uma de Minas Gerais.
Um aspecto bastante interessante é que das 83 agremiações de 18 Estados, 28 eram de São Paulo, nove do Paraná, sete do Rio de Janeiro, seis do Mato Grosso do Sul, cinco de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, quatro do Distrito Federal, três do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pernambuco, duas de Sergipe e Rondônia e uma do Espírito Santo, Mato Grosso, Ceará, Pará, Bahia e Goiás.
Quadro de medalhas
A melhor campanha em Curitiba foi realizada pelo Esporte Clube Pinheiros (SP). Comandado pelo professor kodansha hachi-dan (8º dan) Sérgio Baldijão, o clube paulista foi ao Paraná com 11 atletas e conquistou quatro medalhas de ouro com Fernanda Santos (meio-leve), Nauana Silva (meio-médio), Beatriz Freitas (meio-pesado), Ronald Lima (meio-leve) e uma de bronze com Sarah Souza (leve).
Clique AQUI e confira os quadros individual e geral de medalhas.