Com calendário 2020 já definido, FKTPr realizará assembleia geral no último sábado de janeiro

Alessandro Tizony Ramos, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Paraná

São esperados em Guarapuava (PR) mais de 60 representantes de associações, clubes, polos e projetos sociais, vindos de 35 municípios aproximadamente

Karatê Tradicional do Paraná
3 de janeiro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Curitiba – PR

O karatê-dô tradicional do Paraná iniciou a temporada 2020 a todo vapor e com grandes e novos projetos. Alessandro Tizony, o recém-empossado presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Paraná (FKTPr), tem pressa e explica que, além de fomentar a modalidade, busca proporcionar o maior crescimento técnico possível aos atletas que defendem a seleção paranaense.

“Nossa principal meta é alavancar e fortalecer a marca da FKTPr no cenário esportivo estadual. Em seguida, vamos estimular o maior desenvolvimento técnico possível dos nossos atletas, oferecendo cursos com os melhores karatecas da atualidade”, detalhou o dirigente.

Ricardo Buzzi ministra curso durante o Campeonato Mundial realizado em dezembro em Curitiba (PR)

O Paraná é um dos principais berços da modalidade e, além de forjar campeões mundiais e excelentes professores, tem formado grandes líderes. Mas o dirigente acredita que a gestão deve priorizar a interiorização do karatê por todo o Estado.

“Sou do interior, e uma de minhas principais metas na gestão propriamente dita é olhar para essa região. Vamos expandir nosso território e levar a modalidade aonde ela jamais chegou”, disse.

Falando especificamente das mudanças implementadas na área técnica neste primeiro ano de gestão, Alessandro Tizony destacou o principal evento desta temporada.

“Este ano teremos o Campeonato Sul-Sudeste no Paraná, e paralelamente a ele realizaremos um curso técnico com dois campeões mundiais que são ícones do karatê tradicional na América do Sul: o professor argentino Justo Gómez e o curitibano Ricardo Buzzi. Ambos certamente oferecerão grande conhecimento para todos os karatecas inscritos no curso. A comissão técnica da FKTPr hoje é comandada pelo experiente professor Roney Albert, nosso coordenador técnico, enquanto Vinicius Santana, o Vina, é o auxiliar técnico da seleção paranaense”, detalhou o dirigente.

Justo Gómez e Ricardo Buzzi atuando no Legendary Champions ITKF Course

Principais eventos da FKTPr da temporada

O primeiro evento da FKTPr da temporada é a assembleia geral, no dia 25 de janeiro. De 4 a 9 de fevereiro haverá o goshin-dô de Miramar, na Argentina. Em março será ministrado o curso estadual de arbitragem e será disputada a Copa Noroeste e Norte de Karatê Tradicional. Para abril está programada a Copa Sul, Sudoeste e Região Metropolitana de Karatê Tradicional. Em maio serão disputadas as finais do circuito paranaense, no Clube Santa Mônica, em Curitiba. Nos dias 13 e 14 de junho a Copa Sul-Sudeste, em São José dos Pinhais (PR), contará com a participação de atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O calendário do segundo semestre começa em agosto, quando a FKTPr realizará o módulo II do curso estadual de arbitragem, o treinamento da seleção paranaense e o curso do professor Yoshizo Machida. De 18 a 20 de setembro haverá o Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional em Fortaleza (CE), enquanto o Campeonato Pan-Americano se realizará em novembro em Buenos Aires (Argentina).

Palestrantes falam sobre os cursos que serão apresentados

Para o tetracampeão mundial Ricardo Buzzi, a realização de cursos técnicos agregará melhor qualidade e oferecerá maior intercâmbio técnico ao Campeonato Sul-Sudeste de Karatê Tradicional.

Buzzi comanda o Legendary Champions ITKF Course

“Além de sentir-me extremamente honrado, achei a ideia superinteressante. Todos nós que dedicamos parte de nossas vidas às competições internacionais acabamos adquirindo vasto conhecimento na seleção brasileira. Sinto que é necessário passar adiante tudo aquilo que aprendemos, vivemos e treinamos. As novas gerações estão repletas de bons karatecas e devemos contribuir para a evolução de cada um deles. Temos de fazer a transmissão de conhecimento objetivando um karatê tradicional cada vez mais consistente e vitorioso”, disse Buzzi.

Nomeado recentemente embaixador do karatê tradicional da International Traditional Karate Federation (ITKF), Justo Gómez, o renomado professor argentino heptacampeão mundial e tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô, afirmou que recebeu o convite da federação paranaense com grande alegria.

“Tenho profunda admiração e enorme respeito pelo karatê tradicional do Brasil e agradeço a oportunidade de compartilhar com jovens brasileiros toda a experiência e vivência que adquiri nos anos em que pratiquei diretamente com o sensei Hidetaka Nishiyama. Principalmente por poder compartilhar nesta oportunidade a maneira como ele pensou e idealizou a competição do karatê tradicional para a ITKF, organização mundial que ele criou para este fim. Para mim, é uma grande honra poder apresentar-me diante de professores e atletas, pessoas que admiro e aprecio muito, além de reencontrar meus colegas de muitos campeonatos mundiais e pan-americanos e poder compartilhar com eles momentos inéditos”, expressou Gómez.

Justo Gómez, Ugo Arrigoni e Alessandro Tizony em evento da ITKF

Ricardo Buzzi falou sobre o conteúdo programático do curso que ministrará em junho em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

“Ainda estamos definindo o conteúdo total, mas, por ser um curso paralelo a uma competição, certamente focarei aspectos relacionados ao shiai kumitê e ao kata. Meu programa de treinamento está amplamente descrito no meu website (www.ricarobuzzi.22web.org), no qual abordo o treinamento de alta performance para competição. Tiraremos alguns trechos dele, pois o tempo não é muito extenso”, explicou o professor curitibano, que também falou em retribuir o que recebeu de seus senseis.

“Esta será a minha oportunidade de contribuir com alguns aspectos técnicos e táticos do kumitê, bem como com os princípios filosóficos do karatê tradicional criado pelo sensei Nishiyama. Tenho certeza de que contribuirei para o processo de aprendizado das novas gerações que, no futuro, se tornarão mestres desta maravilhosa arte marcial. É uma forma de retribuirmos aquilo que recebemos de nossos senseis. Só assim manteremos o dô e perpetuaremos a tradição”, acrescentou Buzzi.

Gómez comanda o Legendary Champions ITKF Course

Detalhando parte do que deve apresentar em São José dos Pinhais, o professor Gómez explicou que mostrará experiências que vivenciou no dojô central em San Diego e em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

“O professor Alessandro foi enfático ao solicitar que eu trabalhe especialmente nos princípios técnicos que estudei com sensei Nishiyama no chuo dojo (dojô central) de Los Angeles, e naqueles que nosso shihan desenvolveu por muitos anos nos cursos de mestrado em San Diego e em várias partes do mundo, nos quais tive o prazer e a sorte de acompanhá-lo”, pontuou o sensei argentino.

“Sobre esses aspectos, mostrarei e explicarei as grandes vantagens do uso correto das técnicas de karatê tradicional para maximizar os resultados dos movimentos corporais por meio da biomecânica, além do uso de princípios nas técnicas e estratégias do kumitê e sua aplicação no kata. Outro ponto abordará como os princípios filosóficos do karatê tradicional (budô) podem influir positivamente na competição, bem como nos diferentes aspectos do ser humano, ajudando-o superar-se mediante a prática da filosofia do karatê tradicional, tendo no budô uma forma ou modo de vida”, disse.

Gómez e Tizony num dojô do Paraná

Avaliando a nova gestão da FKTPr, ambos os professores elogiaram os planos e metas traçados pelo presidente da entidade.

“A renovação é sempre muito importante, e acredito que as novas ideias e uma nova proposta de relacionamento com os federados serão de grande valia para o crescimento e a consolidação desta gestão. Tenho certeza, então, de que as novas diretrizes estarão alinhadas com esse conceito, trazendo benefícios já em curto prazo para o karatê tradicional do Paraná”, concluiu Ricardo Buzzi.

“Acredito firmemente que os projetos do professor Alessandro excederão as expectativas, pois ele reúne uma excelente equipe de trabalho e é apoiado por todos os afiliados da FKTPr, tanto por atletas quanto pelos grandes mestres deste importante Estado brasileiro. Seu projeto é bastante amplo e abrange as áreas técnica, competitiva e de ensino. Pessoalmente temos acordos de apoio mútuo visando ao desenvolvimento do karatê tradicional em todas as suas áreas. Ele é uma pessoa honesta, fiel aos seus princípios e a seus professores, com uma visão ampla de sua gestão de liderança. Desde o início de sua administração tivemos uma excelente abordagem, o que nos permite projetar atividades de integração e melhoria entre nossos professores e atletas. Além de contar com a minha admiração e amizade como karateca, sensei Alessandro tem todo meu apoio”, finalizou o sensei argentino.