Com cinco ouros e dois bronzes, Rio Grande do Sul conquista o Campeonato Brasileiro sub 18

Mato Grosso do Sul é vice-campeão geral, totalizando três medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze

Campeonato Brasileiro de Judô Sub 18
05/06/2018
Por PAULO PINTO I Fotos CRIS ISHIZAWA
Salvador – BA

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com o apoio da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), realizou nos dias 2 e 3 de junho o Campeonato Brasileiro de Judô da classe juvenil de 2018.

A competição, realizada no Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas (BA), reuniu 367 atletas de 26 Estados. Com cinco ouros e dois bronzes, o Rio Grande do Sul fez as pazes com o pódio, já que no Campeonato Brasileiro Sub 21, última competição nacional não havia obtido nenhuma medalha de ouro.

O último dia de disputa foi marcado por grandes combates e pela virada incrível dos gaúchos sobre os sul-mato-grossenses, que haviam terminado o primeiro dia da competição em primeiro lugar com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, enquanto os gaúchos contabilizavam apenas duas medalhas de ouro.

Rio Grande do Sul é campeão geral

As medalhas de ouro obtidas pelos judocas da seleção gaúcha foram conquistadas por Natália Oliveira (52kg/Sogipa), Igor Machado (66kg/Sogipa), Gabrielle Gonzaga (57kg/Sogipa), Matheus Pohlmann (81kg/Sogipa) e Leonardo Sant’Ana (+90kg/Sogipa). Os bronzes foram alcançados por Maria Angelina dos Reis (57kg/Torino/Nintai) e Eduardo Oliveira (73kg/Kiai).

Na mesma competição realizada em 2017 os gaúchos foram vice-campeões brasileiros juvenis conquistando cinco medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. A vitória expressiva desta temporada ratifica o grande trabalho desenvolvido por clubes e escolas como Kiai Judô, Torino/Nintai e Sogipa na prospecção e formação de novos atletas no Rio Grande do Sul.

Mato Grosso do Sul é vice-campeão geral

Ratificando a força da escola de judô feminina sul-mato–grossense, cinco das sete medalhas obtidas pelo Mato Grosso do Sul foram conquistadas por meninas e apenas duas vieram dos rapazes.

Os ouros da FJMS foram conquistados por Gabryel Vieira (73kg/Judô Clube Rocha), Letícia Menino (44kg/Judô Clube Rocha) e Alexia Vitória Nascimento (48kg/Judô Futuro).

A medalha de prata foi alcançada por Chrislayne Alencar (40kg/Yada de Itaporã) e as de bronze foram alcançadas por Silveni Santos (40kg/Yada de Itaporã), Karla Oliveira (70kg/AFPJ) e Kaique Pires (90kg/Judô Fu).

São Paulo fica em terceiro lugar

Totalizando dez medalhas, maior número de pódios na competição e disputando oito finais, a seleção juvenil do Estado de São Paulo fez uma campanha atípica nesta edição do campeonato brasileiro sub 18, conquistando apenas duas medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze, que asseguraram a terceira colocação.

Em 2017 São Paulo foi campeão geral disputando dez finais e conquistando 14 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Mas este ano a equipe foi renovada e não conseguiu manter o mesmo desempenho.

As medalhas de ouro dos paulistas foram asseguradas por Maria Eduarda Paiva Mariano Diniz (63kg/ADPM-REG.S.J.C.) e Adriel Joselter dos Santos (90kg/ Sec. Esp. Lazer de São José dos Campos).

As medalhas de prata foram conquistadas por Caio Kenji Yokota Kiwada (60kg/Associação de Judô Araçatuba), Bárbara Vitorino Lopes (52kg/São João Tênis Clube/Apaja), Bruna Sales Galloro (70kg/Esporte Clube Pinheiros), Victor Hugo da Silva Nascimento (73kg/ Sociedade Esportiva Palmeiras), Gustavo Ferreira Guimarães (82kg/Esporte Clube Pinheiros) e Guilherme Oliveira Cabral (+90kg/SESI-SP).

As medalhas de bronze obtidas pelos paulistas foram conquistadas por Fernanda Costa Rodrigues dos Santos (48kg/Associação Brasileira Hebraica de SP) e Juan Victor Bispo (81kg/Sociedade Esportiva Palmeiras).

Pódio por Estado com Rio Grande do Sul campeão

Gaúchos conquistam o masculino e cariocas faturam o feminino

A seleção gaúcha liderou o quadro de medalhas no masculino com três ouros e um bronze, seguida por São Paulo, que obteve um ouro, quatro pratas e um bronze. Em terceiro lugar, o Mato Grosso do Sul conquistou um ouro e um bronze, os Estados de Sergipe e Minas Gerais conquistaram um ouro. Destaque especial para o peso ligeiro Vinícius Oliveira, o primeiro campeão brasileiro sub 18 masculino de Sergipe.

Pódio por Estado com Rio de Janeiro campeão

Na disputa feminina, o título ficou com o Estado do Rio de Janeiro, que conquistou dois ouros, uma prata e dois bronzes. Mato Grosso do Sul foi vice-campeão, totalizando duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. O Rio Grande do Sul obteve dois ouros e um bronze e ficou em terceiro. O Estado de São Paulo totalizou um ouro, duas pratas e um bronze, que asseguraram a quarta colocação, enquanto o Maranhão ficou em quinto com uma medalha de ouro.

Comissão técnica de São Paulo professores Yoshio Kimura, Paulo Pi e Marcos Souza

Campeões Brasileiros Juvenis 2018

FEMININO

Superligeiro – Maísa Carvalho (40kg/MA)

Ligeiro – Letícia Menino (44kg/MS)

Meio-leve – Alexia Nascimento (48kg/MS)

Leve – Natália Oliveira (52kg/RS)

Meio-médio – Gabrielle Gonzaga (57kg/RS)

Médio – Maria Eduarda Diniz (63kg/SP)

Meio- pesado – Luana de Carvalho (70kg/RJ)

Pesado – Anna Karolina dos Santos (+70kg/RJ)

MASCULINO

Superligeiro – Eduardo de Souza (50kg/CE)

Ligeiro – João Santos (60kg/MG)

Meio-leve – Igor Silva (66kg/RS)

Leve – Vinícius Oliveira (55kg/SE)

Meio-médio – Gabryel Romero (73kg/MS)

Médio – Matheus Pohlmann (81kg/RS)

Meio- pesado – Adriel Santos (90kg/SP)

Pesado – Leonardo Sant’Ana (+90kg/RS)