04 de janeiro de 2025
Com equipe unificada, as duas Coreias farão história no Campeonato Asiático Oriental
Em ação inédita desde 1945, as Coreias do Sul e do Norte disputarão a competição individual com equipes distintas, mas unirão forças na disputa por equipe mistas
Judo for Peace
08/06/2018
Fonte IJF.ORG I Fotos BUDÔPRESS e GABRIELA SABAU
Budapest – Hungria
O judô deverá unir a República da Coreia (RDC) e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) sob a mesma bandeira, como um time unificado que fará história no Campeonato da Ásia Oriental em Ulaanbaatar, Mongólia, neste fim de semana.
Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô (IJF), promoveu uma reunião conjunta com Pak Hak Yong, secretário geral da Federação de Judô Coreia do Norte, e Cho Yong Chul, vice-presidente da Federação de Judô Sul-Coreana. O encontro foi realizado em maio, durante o Grand Prix de Hohhot, e discutiu a formação de uma equipe unificada para o Campeonato Mundial de Judô de 2018 em Baku, no Azerbaijão, em setembro.
Esta conversa abriu caminho para que os países vizinhos concordassem em montar uma equipe unificada, no evento que ocorre neste final de semana. Contudo, as negociações para ambos os países se unirem no Campeonato Mundial de Baku ainda estão avançando.
Nesta quarta-feira (6), o comitê organizador do Campeonato Asiático reuniu-se na Câmara dos Deputados para finalizar o planejamento do certame continental, e revelou que mais de 200 judocas vão competir. Ele anunciou oficialmente que as duas Coreias se unirão sob a mesma bandeira na disputa por equipes mistas no próximo domingo.
Na disputa por equipes mistas o time coreano unificado vai competir ao lado de potências da modalidade como China, Hong Kong, Taipé Chinesa, Japão e Mongólia e usará a popular canção coreana Arirang como seu hino. A bandeira unificada da Coreia será estampada nos kimonos dos atletas.
Battulga Khaltmaa, presidente da República da Mongólia e da Federação de Judô da Mongólia, abrirá oficialmente a competição neste sábado.