Com nove medalhas, Sesi-SP conquista título inédito do Campeonato Paulista Sênior

O pódio do Paulista Sênior contou com a presença de muita gente nova © fpjcom

Os cinco ouros, duas pratas e dois bronzes obtidos em Itapecerica da Serra inserem a equipe do Sesi no restrito grupo de campeões da principal classe do judô paulista.

Por Paulo Pinto / fpjcom
3 de outubro de 2023 / São Paulo (SP)

No último sábado (30), a equipe do Sesi-SP fez história ao sagrar-se campeã paulista da classe sênior, título inédito perseguido desde 2008, quando a instituição começou a investir no esporte de rendimento, na gestão do ex-presidente Paulo Skaf, que viabilizou o projeto para fomentar a prática esportiva na população e o esporte competitivo no cenário nacional.

Autoridades e professores que compuseram a mesa de honra © fpjcom

A competição realizada no acolhedor Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra(SP), teve apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal Esportes e Lazer. O excelente trabalho realizado pelo staff da FPJudô proporcionou excelentes condições para a realização da mais importante competição do calendário da entidade, permitindo que judocas das principais agremiações competissem num ambiente verdadeiramente inspirador.

Além de excelente técnica, a peso meio-leve Marcela Shimada mostrou muita personalidade e determinação, dois excelentes ingredientes na conquista do título © fpjcom

A cerimônia de abertura reuniu autoridades esportivas e políticas, como Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Francisco Tadao Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Joji Kimura, vice-presidente da FPJudô; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô; Marilaine Ferranti Antonialli, coordenadora de arbitragem adjunta da FPJudô; Fernando Ikeda Tagusari, chefe de governança da FPJudô; e os medalhistas olímpicos Douglas Vieira, Carlos Eduardo Honorato e Henrique Carlos Serra Azul Guimarães.

Gabriel Freitas assegurou um bronze para o Esporte Clube Pinheiros © fpjcom

Completaram a mesa de honra os delegados regionais Hissato Yamamoto (1ª Capital); Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste); Leandro Tomé Correa (10ª Central); Alberto Silva Bittencourt (11ª Litoral); e Celso de Almeida Leite (15ª Grande Campinas), além dos professores kodanshas Michiharu Sogabe, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Paulo Pi, vereador de Atibaia pelo Podemos; e Rioiti Uchida.

Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô © fpjcom

A 64ª edição do Campeonato Paulista Sênior foi realizada em quatro áreas oficiais e transcorreu em tempo recorde, contando com a participação de 208 atletas, sendo 120 do masculino e 88 no feminino, defendendo 68 das agremiações que mais investem no judô do alto rendimento no Estado.

Como sempre acontece, Pamella Palma mostrou excelente técnica e conquistou o ouro do peso médio © fpjcom

Em seu pronunciamento Alessandro Puglia agradeceu aos judocas perfilados no shiai-jô pela garra, resiliência e propagação do espírito do judô. “Vocês tiveram de superar várias fases para chegar à final e disputar uma vaga no pódio da competição sênior mais forte do Brasil. Todos que aqui estão disputando medalhas certamente detêm excelente qualidade técnica.”

Francisco Tadao Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra © fpjcom

Na sequência, o médico e judoca faixa-preta Francisco Tadao Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra, iniciou seu pronunciamento lamentando o momento extremamente difícil que o País vive, em função da escassez nos repasses das verbas do governo federal, fato que vem prejudicando sensivelmente os Estados e municípios brasileiros.

“Apesar das dificuldades financeiras que o País atravessa, mais uma vez conseguimos recebê-los, pois sabemos da importância do judô em nossa sociedade e na formação e inclusão que promove. Quanto mais judocas tivermos em nosso ambiente social, melhor será o nosso País”, disse sensei Nakano.

Árbitros fazem o rei inicial sob o comando do árbitro FIJ A Kendi Yamamoto © fpjcom

Sesi-SP faz história

Coroando de êxito uma campanha iniciada de forma brilhante, a equipe do Sesi-SP conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, assegurando o título inédito do Campeonato Paulista Sênior.

A peso leve Gyovanna Andrade conquistou o ouro para o Sesi-SP © fpjcom

Sediada em Botucatu, a equipe de alto rendimento do Sesi-SP foi a Itapecerica da Serra com 24 atletas e uma equipe multidisciplinar composta por sete profissionais: Victor Soares Leopoldo, orientador de esportes; Alexandre Dae Jin Lee, responsável técnico; Marco Antônio Inácio, assistente técnico; Bruno Teobaldo, preparador físico; Danilo Magalhães, fisioterapeuta; Aline Tritto, nutricionista; e Poliana Fraga, psicóloga.

Joji Kimura e Alessandro preenteiam o prefeito Francisco Nakano e o secretário de esporte Caio Riscala com camisas da seleção paulista de judô © fpjcom

As medalhas de ouro do Sesi-SP foram conquistadas por Marcela Shimada (meio-leve), Caio Kameo (meio-leve), Gyovanna Andrade (leve), William Souza Júnior (meio-pesado) e Isaque Conserva (pesado). Obtiveram prata Isabeli Barreto (meio-leve) e Caio Barbosa (meio-médio), enquanto os bronzes vieram com Giovana Shimada (meio-leve) e Michael Marcelino (leve).

Caminho certo

Na visão do comandante técnico da equipe sesiana, a conquista do Campeonato Paulista Sênior aponta que o Sesi está no caminho certo. “Mostra também que estamos construindo um trabalho consistente e muito bem planejado, com profissionais engajados e atletas extremamente comprometidos”, disse Lee.

Além da técnica apurada, mais uma vez Jeferson Santos Júnior exibiu muita determinação © fpjcom

Lançando um olhar mais abrangente, Victor Leopoldo lembrou que o trabalho do judô com o rendimento esportivo no Sesi começou em 2009, na cidade de Cubatão, com o técnico campeão olímpico Paulo Roberto Duarte. “Já em 2010, foi criada a equipe de base na unidade de Bauru, com o técnico Marinho Esteves. Depois dele, de 2018 a 2021, a equipe foi comandada pelo sensei Omar Miquinioty Júnior.”

Arnaldo Queiroz e Paulo Pi © fpjcom

“Atualmente o judô do Sesi-SP está instalado em Botucatu e é liderado pelo técnico Alexandre Lee, e em apenas dois anos à frente da equipe o trabalho já resultou em conquistas expressivas e feitos históricos, como o deste fim de semana, em Itapecerica da Serra. Uma conquista inédita que é um raio-x da atual gestão técnica”, enfatizou Leopoldo.

“Fora isso, os números do judô do Sesi-SP de 2023 são surpreendentes”, explicou o orientador de esportes sesiano. “O Sesi ocupou o lugar mais alto do pódio em seis competições estaduais (Seletiva Brasileiro Regional, Copa São Paulo, Open da Divisão Especial, Campeonato Paulista Sub 18, Campeonato Paulista Sub 21 e Campeonato Paulista Sênior) e três nacionais (Meeting Sub 18 e Sub 21, Campeonato Brasileiro da Região V e Aberto Nacional).”

Além da conquista sem precedentes deste sábado, Alexandre Lee destacou que atletas do Sesi-SP irão disputar o mundial sub 21, em Odivelas, Portugal, de 4 a 7 de outubro. “Este é na verdade o nosso principal objetivo em 2023, a conquista de um título mundial. Mas ainda disputaremos a Seletiva Nacional de Base e o Troféu Brasil. Em 2024  temos a perspectiva de contar com um atleta nos Jogos Olímpicos e toda a sequência de metas nas esferas estadual , nacional e internacional.”

Autoridades com os árbitros que atuaram no Campeonato Paulista Sênior © fpjcom

Segundo Lee, no final de 2021 houve uma transição importante no comando do judô do Sesi-SP. Dirigentes, gestores e comissão técnica foram renovados. Consequentemente, 2022 foi um ano de estruturação. “Penso que 2023 foi resultado do planejamento e do trabalho consistente que realizamos no ano anterior.”

Victor Leopoldo contou que o Sesi-SP começou a investir no esporte de rendimento em 2008, na gestão do ex-presidente Paulo Skaf, que colocou em prática a visão da entidade em desenvolver o esporte no cenário nacional. Desde então, o Sesi-SP tem mantido o investimento no esporte de rendimento, expandindo seus programas e parcerias esportivas.

Laura Ferreira assegurou um bronze para o Club Athletico Paulistano © fpjcom

“Além do judô, o Sesi-SP tem-se destacado em várias modalidades esportivas e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do esporte no Estado e para a formação de atletas para o alto rendimento que representam o Brasil em competições de alto nível. Hoje o Sesi-SP mantém mais de 580 atletas em 15 modalidades olímpicas e nove paralímpicas”, disse.

Os professores Eduardo Lorencetto e Alessandro Puglia com os vereadores de Itapecerica da Serra Alan Dias (PSDB) e Cícero de Melo (União Brasil) © fpjcom

O Sesi-SP também é reconhecido como uma das maiores entidades formadoras da prática esportiva do Brasil, por meio dos seus programas esportivos de base (Atleta do Futuro e Treinamento Esportivo), que visam a promover a prática esportiva e o desenvolvimento de jovens talentos. “Hoje, mais de 50% dos atletas das nossas equipes adultas são formados em nossas categorias de base.”

“Entretanto”, prosseguiu Victor Leopoldo, “vale lembrar que, ao fomentar o aperfeiçoamento de atletas e equipes profissionais, o Sesi-SP não busca apenas resultados e títulos expressivos, pois a sua diretoria entende que o esporte é um instrumento de transformação social para crianças e adolescentes. Pedagogicamente falando, o esporte é uma atividade capaz de promover um estilo de vida saudável, com ações de incentivo e de oportunidades.”

A peso-pesado Agatha Silva coquistou um ouro para o Esporte Clube Praia Grande © fpjcom

Para comprovar a força do esporte do Sesi-SP, Leopondo assinalou que no dia 24 de setembro o Sesi Franca Basquete venceu o Telekom Baskets Bonn, da Alemanha, por 70 x 69, em Cingapura, e conquistou pela primeira vez a Copa Intercontinental da FIBA. O time francano já havia conquistado o vice-campeonato em duas oportunidades: 1975 e 1980.

Professores kodanshas Sérgio Malhado Baldijão e Júlio César Jacopi © fpjcom

Alexandre Lee concluiu mostrando que o Paulista Sênior contém um elemento importante a ser observado. “É uma competição bastante tradicional, porém colide com calendário bastante disputado nas esferas nacional e internacional, e os clubes priorizam certas competições. Com isso, o resultado final do Paulista Sênior acaba sendo relativo, pois muitos nomes expressivos não participam da disputa por estarem atuando no circuito internacional. Entendo que isso é algo que a direção técnica da FPJudô poderia rever para estabelecer estratégias que permitam a participação dos atletas de expressão, fato que valorizaria muito a competição mais tradicional e expressiva do Estado.”

O peso ligeiro João Correia é um dos judocas mais técnicos e versáteis do Brasil na atualidade © fpjcom

O orientador de esportes do Sesi-SP finalizou destacando os gestores que estão à frente da instituição na atualidade. “Hoje o nosso presidente é o Josué Christiano Gomes da Silva. À frente do esporte do Sesi, temos o superintendente Alexandre Ribeiro Meyer Pflug e o supervisor André Araújo Avallone. Especificamente em Botucatu, local do polo do rendimento esportivo de judô, o diretor é Jader Luiz Serni, que faz uma excelente gestão da modalidade.”

Clique AQUI e confira a classificação individual e por associações do Campeonato Paulista Sênior 2023.

Clique AQUI e acesse a pasta de fotos do Campeonato Paulista Sênior 2023 no Flickr da FPJudô.

Clique AQUI e acesse a pasta de fotos de pódio do Campeonato Paulista Sênior 2023 no Flickr da FPJudô.

Alesandro Puglia, Arnaldo Queiroz e Joji Kimura © fpjcom

Mário Manzatti, Marco Aurélio Uchida, Francisco Tadao Nakano e Caio Octávio Riscala © fpjcom

Victor Nascimento assegurou um bronze para o Club Athletico Paulistano © fpjcom

Na final do peso médio, Wilgner Mendes da ARCD São Bernardo joga José Basile do Clube Paineiras do Morumby de ippon © fpjcom

Disputada por Jeferson Santos Júnior do Projeto Olhar Futuro e Jonas Ribeiro do Esporte Clube Pinheiros, a final do peso leve foi eletrizante © fpjcom

Jeferson Santos venceu por ippon © fpjcom

Judocas da ARCD São Bernardo comemoram o ouro conquistado pelo peso médio Wilgner Mendes © fpjcom

Os pesos-pesados Isaque Conserva (SESI-SP) e Gabriel Souza (A.Yamazaki de Judô) fizeram uma final duríssima que foi decidida nos shidôs com Isaque levando a melhor © fpjcom

As pesos-pesados Agatha Silva (Esporte Clube Praia Grande) e Thauana Silva (Club Athletico Paulistano) também fizeram uma final complicada que foi vencida por Agatha que conseguiu um wazari © fpjcom

Alberto Bittencourt comemora o ouro com Agatha Silva © fpjcom

Sesi-SP Campeão Paulista Sênior 2023 © fpjcom

Club Athletico Paulistano Vice-campeão Paulista Sênior 2023 © fpjcom

banner