Com o ouro de Clarice Ribeiro e a prata de Sophia Câmara Brasil encerra mundial na sexta colocação

Determinada na vitória, Clarice Ribeiro fez uma estréia impecável o circuito internacional © Kulumbegashvili Tamara

As atletas do Minas Tênis Clube (MG) e da Academia Espaço Marques Guiness (DF) brilham em Zagreb e mantêm o judô brasileiro na elite mundial.

Por Paulo Pinto / Global Sports
31 de agosto de 2023 / Curitiba (PR)

Com apenas 15 anos, a judoca amazonense que defende o Minas Tênis Clube, Clarice Ribeiro, é uma grande promessa para o judô  brasileiro. Após vencer quatro combates nas fases classificatória e semifinal, na final do peso ligeiro ela venceu a judoca Otgonjargal Togtbaatar, da Mongólia, garantindo o ouro na categoria 44kg do Campeonato Mundial sub 18 de Zagreb.

Em seu primeiro mundial, a jovem amazonense venceu a final por ippon em menos de dois minutos de luta. Antes ela já havia vencido a espanhola Marta  Beorlegui, por ippon, Gulkhan Shyngghyskhan, do Cazaquistão, com um wazari, e na semifinal a húngara Viktoria Kiss, também com wazari.

Sophia Câmara exibiu um judô de alto nível © Kulumbegashvili Tamara

“Eu estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que torceram por mim”, comemorou Clarice Ribeiro, a mais jovem campeã mundial brasileira.

Brasil em outra final feminina

A brasiliense Sophia Câmara conquistou a medalha de prata no peso médio. Sophia tem 16 anos e é atleta da Academia Espaço Marques Guiness, do Distrito Federal. Em sua campanha, estreou vencendo a romena Isabel Bob, com um ippon em 1min09s de luta.

Pódio do peso ligeiro © Di Feliciantonio Emanuele

Nas oitavas de final, sua adversária foi a israelense Lihi Boaron, superada com dois wazaris, que resultaram em novo ippon no golden score. Nas quartas, a brasileira venceu a uzbeque Nigina Saparboeva, que sofreu três punições.

Na semifinal, nova vitória nas punições, desta vez contra a lituana Varvara Kuchar, no golden score. Mas, na decisão, a japonesa Yuri Shmizu foi superior e venceu por ippon.

“Estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo que me ajudou a chegar aqui: minha academia, minha família e a comissão técnica da CBJ”, disse a vice-campeã mundial Sophia.

Pódio do peso médio © Di Feliciantonio Emanuele

A seleção brasileira foi à Croácia com uma equipe formada por 19 atletas, sendo dez homens e nove mulheres. Na competição individual o País conquistou dois quintos lugares e um sétimo lugar. Na competição por equipes mistas o Brasil ficou em quinto lugar.

O Campeonato Mundial Individual e por Equipes Mistas Sub 18 de Zagreb reuniu 576 atletas de 64 países e seis continentes. O Brasil assegurou a sexta colocação, atrás de Azerbaijão (campeão), Japão (vice-campeão), Sérvia (3ª colocada), Itália (4ª) e Kazaquistão (5º).

http://www.shihan.com.br