Com programação extensa 21º mundial de Karatê Tradicional da Eslovênia consolida inovações da ITKF

Dirigentes, técnicos e atletas que participaram do primeiro dia da competição na arena Vitranc Sport Hall © Júlio Oscar Albornoz

Nos tatamis, além das novidades tecnológicas, os destaques foram as equipes do Brasil, Egito, Romênia, Itália e Polônia

Por Paulo Pinto / Global Sports
28 de novembro de 2022 / Curitiba (PR)

Apresentação de dança folclórica japonesa na cerimônia de encerramento © Júlio Oscar Albornoz

Mais de 700 katarecas de 30 países da África, Ásia, Oceania, Europa e Américas disputaram de 15 a 21 de novembro, na arena Vitranc Sport Hall a 21ª edição do Campeonato Mundial de Karatê Tradicional de Kranjska Gora, Eslovênia, promovido pela International Traditional Karate Federation (ITKF).

Saudação antes do início das disputas finais © Júlio Oscar Albornoz

Como sempre ocorre nos eventos da ITKF, os dias que antecederam a competição foram preenchidos com trabalhos técnicos e administrativos. Contudo, em nível de gestão, a inovação e a utilização da tecnologia foram o ponto alto do encontro. No dia 15 houve a reunião do Comitê Técnico da ITKF; nos dias 15 e 16, o Master Course; e ainda na quarta-feira (16), as assembleias regionais da África, Ásia/Oceania, Europa e Pan-americana e a reunião da diretoria, além da assembleia geral ordinária que elegeu os dirigentes para o quadriênio 2023/2026.

Mesa com autoridades na abertura oficial do evento © Júlio Oscar Albornoz

Foram eleitos Ramy El Mekawi (Egito), chairman da Federação da África; Ibrahim Albakr (Uzbequistão), chairman da Federação Ásia/Oceania; Romulo Machado (Portugal), presidente de honra da ITKF; Sandrine El Marhoumy (França), vice-presidente da ITKF; e Gilberto Gaertner (Brasil), chairman da ITKF.

A competição foi realizada em cinco áreas, já as finais aconteceram em três © Júlio Oscar Albornoz

Na quinta-feira (17) começaram os eventos esportivos com a realização da II Copa Europeia de Karatê Tradicional. À noite, foi oferecido o jantar para a diretoria da ITKF e presidentes dos países membros. É importante frisar que o primeiro dia da disputa foi marcado por grande movimentação de atletas, técnicos e árbitros, que comemoraram a retomada das competições mundiais após três anos. Já a partir do segundo dia a ansiedade foi diminuindo e tudo fluiu com excelência até as finais.

Disputa de kumitê feminino © Júlio Oscar Albornoz

Nos dias 18 e 19 realizaram-se as eliminatórias do 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional da Eslovênia e no dia 20, as disputas que definiram os finalistas da competição. A noite terminou com o Sayonara Party, evento festivo e de descontração no qual todas as delegações reúnem-se para estreitar laços e confraternizar.

Sukhrat, presidente da federação do Uzbequistão; Saidov Bakhtiyor Odilovich, ministro da Educação da República do Uzbequistão; Tolibjon Toyirov, vice-primeiro-ministro da República do Uzbequistão; Ramy El Mekawi, chairman da Federação da África com o chairman da ITKF

No fechamento da programação, dia 21, houve mais uma reunião administrativa para e avaliação geral dos eventos do programa oficial do 21º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional da ITKF.

Disputa de kumitê masculino © Júlio Oscar Albornoz

21º Campeonato Mundial da ITKF

Importantes autoridades políticas e esportivas participaram da mesa de abertura e estiveram presentes ao campeonato mundial: Gilberto Gaertner (Brasil), chairman da ITKF; Romulo Machado (Portugal), presidente de honra; Sandrine El Marhoumy (França); vice-presidente da ITKF; Roman Pavlovic (Eslovênia), chairman da Federação Europeia e do comitê organizador local: shihans Takashi Tokuhisa (Eslovênia) e Dino Contarelli (Itália); Hiromichi Matsushima, embaixador do Japão na Eslovênia; Mahmoud Yahia, embaixador do Egito na Eslovênia; Mohamed Yahia, cônsul do Egito na Eslovênia; Tolibjon Toyirov, vice-primeiro-ministro da República do Uzbequistão; Saidov Bakhtiyor Odilovich, ministro da Educação da República do Uzbequistão; Roman Lisac, cônsul honorário de Israel; mestres Eligio Contarelli (Itália) e Justo Gómez (Argentina), integrantes do comitê técnico da ITKF.

Apresentação de Tayko na cerimônia de abertura © Júlio Oscar Albornoz

Campeões mundiais são homenageados

Na cerimônia que antecedeu as finais foram homenageados todos os campeões mundiais da ITKF que foram à Eslovênia e que na atualidade atuam como professores, técnicos e árbitros ou em funções de gestão dentro da estrutura administrativa da ITKF e países filiados. São eles: Emilio Contarelli (Itália, 1990), Justo Gómez (Argentina,1992/1994/2000/2006), Giordana de Souza (Brasil, 1994), Cornell Mussat (Romênia, 1998/2000/2006/2012), Ricardo Buzzi (Brasil, 2002/2004/2006/2010), Vinícius Pinto (Brasil, 2004/2006/2010), Luca Wojcik (Polônia, 2010/2014), Pawel Januzs (Polônia, 2012), Mahmoud Mohamed Elkasrawy (Egito, 2014) e Manca Urh (Eslovênia, 2016).

Kata equipe masculino © Júlio Oscar Albornoz

Brasil é campeão geral

Das 30 seleções nacionais que disputaram medalhas, o Brasil foi campeão geral conquistando 29, sendo 13 de ouro, oito de prata e oito de bronze. O Egito ficou em segundo lugar com 28 medalhas (nove de ouro, 13 de prata e seis de bronze), seguido pela Romênia na terceira colocação com 26 medalhas (seis de ouro, dez de prata e dez de bronze).

Gilberto Gaertner Chairman da ITKF com Roman Pavlovic e Iztok Malacic, os organizadores do Campeonato Mundial © Júlio Oscar Albornoz

A seleção italiana, quarta colocada, obteve 16 medalhas, das quais cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze. A Polônia assegurou a quinta colocação totalizando 11 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Portugal chegou ao sexto lugar com cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Apresentação de kata equipe masculino © Júlio Oscar Albornoz

A Armênia terminou na sétima colocação com oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze, enquanto a anfitriã Eslovênia ficou no oitavo lugar com oito medalhas: uma de ouro, outra de prata e seis de bronze. A Argentina, em nono lugar, conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de prata. A seleção da Alemanha fechou o grupo das dez primeiras também com duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze.

Sandrine El Marhoumy, vice-presidente da ITKF com o chairman da ITKF © Júlio Oscar Albornoz

Avaliações positivas

Fazendo uma avaliação da ITKF desde a última edição do mundial, Gilberto Gaertner destacou que o certame realizado no Brasil em 2019 marcou o início da reconstrução da entidade, após um período de fragilidade institucional.

Kumitê Feminino © Júlio Oscar Albornoz

“Naquele evento marcante, realizamos o planejamento estratégico (2019/2022) e realinhamos os objetivos centrais da ITKF. Mas inesperadamente tivemos a pandemia da covid 19 em 2020 e 2021. Houve ainda algumas dissidências e a mudança da sede da instituição dos Estados Unidos para o Brasil. Apesar das intempéries, nesse período atribulado a ITKF cresceu e se fortaleceu significativamente”, relatou o chairman da ITKF.

Sérgio Bastos e Ricardo Buzzi, do Brasil; Ramy El Mekawi, Egito; e Cornell Mussat, Romênia; recebem do chairman da ITKF e do presidente do Comitê Organizador os troféus de campeão, vice-campeão e terceiro colocado na contagem geral de pontos © Júlio Oscar Albornoz

O mundial de 2022 na Eslovênia foi outro marco histórico, segundo o dirigente. “A realização do mundial em Kranjska Gora, na Eslovênia, foi muito importante para o karatê tradicional. Foi o símbolo da consolidação institucional da ITKF. O comitê organizador, capitaneado por Roman Pavlovic, fez um excelente trabalho. A agenda e os trabalhos foram muito bem planejados e executados. A inovação e a tecnologia utilizada constituíram sem dúvida alguma o ponto alto. Utilizou-se um novo sistema de inscrições, geração de chaves e gestão do evento, que funcionou muito bem com todas as modalidades iniciando e terminando as disputas exatamente nos horários previstos. Também foi inaugurado um sistema de arbitragem de kata e enbu com a utilização de tablets e ainda utilizamos experimentalmente o VAR para dirimir dúvidas nas disputas de kumitê.”

Disputa de kata feminino © Júlio Oscar Albornoz

O comitê técnico da ITKF, destacou a grande quantidade de atletas novos. “Houve grande renovação na maioria das delegações, com novos talentos revelados. Outro importante marco desse evento foi a grande participação feminina, com o maior número de mulheres competindo num certame da ITKF”, afirmaram Contarelli e Gómez. “Tivemos mais de 50 árbitros trabalhando e o nível técnico do evento foi surpreendente, muito acima do que se esperava para um período pós-pandemia.”

Árbitros da Polônia comemoram e fazem selfie com as homenagens recebidas © Júlio Oscar Albornoz

Gilberto Gaertner enalteceu o trabalho do comitê organizador. “O 21º Campeonato Mundial da ITKF foi um evento de muita qualidade técnica, de inovação tecnológica e ótimo gerenciamento. O comitê organizador e todos os voluntários se superaram com certeza e fizeram história. Podemos afirmar que esta foi uma das melhores edições de mundiais da nossa organização. Os congressos e seminários realizados em torno do evento foram espaço de muito estudo teórico e técnico por parte dos árbitros, técnicos e instrutores, um momento ímpar de intercâmbio entre os atletas. Neste encontro ainda finalizamos o planejamento estratégico para o período 2023/2026 integrando todos os nossos diretores, presidentes das organizações membros e das organizações regionais. Enfim, a grade família ITKF mostrou seu comprometimento com o karatê tradicional, trabalhou unida e está pronta para enfrentar os novos desafios que já surgem no horizonte. Aproveito para agradecer imensamente a todos que participaram e estiveram conosco”, concluiu o chairman da ITKF.

Disputa de kumitê masculino © Júlio Oscar Albornoz

Gilberto Gaertner, chairman da ITKF e Romulo Machado, presidente da ITKT © Júlio Oscar Albornoz

Disputa de kumitê feminino © Júlio Oscar Albornoz

Campeões Mundiais Januz, Vinicius, Elkasrawy, Buzzi, Mussat, Gomez, Giordana, Contarelli e Uhr, sendo homenageados pelo Chairman da ITKF, Chairman do Shihan-Kai e pelo representante do Comitê Técnico © Júlio Oscar Albornoz

Disputa de kumitê masculino © Júlio Oscar Albornoz

Disputa de kata equipe feminino © Júlio Oscar Albornoz

http://www.intersports.com.br

Kata equipe feminino © Júlio Oscar Albornoz

Comitê Técnico, de Arbitragem e Shihan Kai da ITKF: Walger, Gomez, Dino, Gilberto, Eligio e Brad © Júlio Oscar Albornoz

Equipe de Kata Masculino © Júlio Oscar Albornoz

Walger, do comitê de arbitragem da ITKF, orientando a utilização dos novos tabletes © Júlio Oscar Albornoz

Equipe que trabalhou no escritório da ITKF na Eslovênia: Vinicius Pinto, Sadiomar Santos, Gilberto Gaertner e Rui Marçal © Júlio Oscar Albornoz

Mahmoud Yahia, embaixador do Egito sendo homenageado pelos presidentes das Federações da África, Ramy El Mekawi e da Ásia-Oceania Ibrahim AlBakr © Júlio Oscar Albornoz

Dirigentes e participantes do curso técnico e de arbitragem © Júlio Oscar Albornoz

Hotel Kompass, em Kranjska Gora, sede das reuniões e cursos da ITKF © Júlio Oscar Albornoz

Integrantes do Comitê Técnico da ITKF, senseis Justo Gómez e Eligio Contarelli, com Gilberto Gaertner, finalizando as avaliações de árbitros e técnicos © Júlio Oscar Albornoz

Jantar de confraternização © Júlio Oscar Albornoz

Jantar de confraternização © Júlio Oscar Albornoz

Premiação oferecida aos finalistas do 21º mundial de Karatê Tradicional da Eslovênia © Júlio Oscar Albornoz

Troféu oferecido aos finalistas do 21º mundial de Karatê Tradicional da Eslovênia © Júlio Oscar Albornoz

Atletas italianas comemoram a vaga no pódio © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do kata equipe júnior feminino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do fuku-go juvenil individual feminino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do ko-gô kumitê individual júnior masculino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do kata equipe júnior masculino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do Jiyu kumitê equipe sênior feminino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do kata equipe sênior feminino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do Kata equipe juvenil feminino © Júlio Oscar Albornoz

Pódio do Jiyu kumitê equipe sênior masculino © Júlio Oscar Albornoz

Classificação geral dos 10 primeiros colocados que pontuaram © Júlio Oscar Albornoz

http://www.dmixeventos.com.br