15 de novembro de 2024
Comemorando o Dia do Psicólogo, Gilberto Gaertner faz palestra sobre psicologia do esporte na FAG Cascavel
Encontro virtual realizado nesta sexta-feira também comemorou os 19 anos de criação do curso de psicologia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
Palestras & Lives
28 de agosto de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Cascavel – PR
Como parte da semana de comemoração do Dia do Psicólogo e da regulamentação da profissão no Brasil, celebrado no dia 27 de agosto, o Centro Universitário FAG promove uma maratona de eventos que inclui aulas e palestras sobre diversos temas relacionados à psicologia.
Fundado em outubro de 1997, o Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) do Campus Cascavel também comemora os 19 anos de criação do curso de psicologia.
Silvio Araujo Vailões, professor da instituição de ensino e membro da comissão organizadora, falou sobre os objetivos dos eventos comemorativos.
“Durante uma semana compartilhamos com profissionais das diversas áreas da psicologia e de várias regiões do Brasil palestras sobre diferentes temas relativos à formação acadêmica de psicólogos e psicólogas e à atualização profissional. E foi com imenso prazer que nesta sexta-feira recebemos o professor Gaertner, que nos brindou com toda a vivência e experiência profissional que acumula na psicologia do esporte.
“Há anos buscávamos contar com a presença do professor Gaertner na semana de comemoração do Dia do Psicólogo, e em função das transmissões online este ano deu certo”, disse o professor Sílvio. Em seguida explicou que o público-alvo do encontro foram acadêmicos de psicologia e de educação física, psicólogos e psicólogas, além dos profissionais de educação física.
O principal objetivo da psicologia do esporte é entender a influência dos fatores psicológicos no desempenho físico de um indivíduo e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos praticantes.
A palestra online foi transmitida ao vivo pelo Facebook, com apresentação da professora Ana Maria Muxfeldt e mediação das professoras Izabele Zasso e Cláudia Barbosa.
O professor Gilberto Gaertner é doutor em estudos da criança (Universidade do Minho) com enfoque em educação física, lazer e recreação (Tese: Processos Atencionais no Campo Esportivo) e mestre em engenharia de produção (UFSC) com enfoque em ergonomia (Dissertação: Psicologia Somática Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento), com aperfeiçoamento em psicologia corporal, psicoterapia somática, biossíntese, integração estrutural (Método Rolf), sexualidade humana e psicologia do esporte e graduação em psicologia (PUCPR). É professor do curso de psicologia e coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade Positivo (UP) e membro permanente do comitê organizador do Simpósio Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Atua em clínica com psicoterapia corporal, em consultoria organizacional e em psicologia do esporte. É campeão olímpico com a seleção brasileira de voleibol masculino nos Jogos Rio 2016 e instrutor de karatê shotokan, yoga e meditação. Preside a International Traditional Karate Federation (ITKF).