20 de janeiro de 2025
Comissão de Esporte aprova projeto que concede Bolsa Atleta para atletas da categoria máster / veteranos
A Câmara dos Deputados continua discutindo a proposta do deputado Douglas Viegas (União-SP), que busca beneficiar atletas idosos que permanecem em atividade no rendimento.
Fonte Agência Câmara de Notícias / Reportagem: Luiz Gustavo Xavier / Edição: Natalia Doederlein
10 de dezembro de 2024 / Curitiba, PR
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2776/24, do deputado Douglas Viegas (União-SP), que concede o Bolsa Atleta aos esportistas que pertencem à categoria master ou similar. Atualmente, quem tem direito ao benefício são atletas de alto desempenho que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.
O atleta master ou veterano é um termo usado para designar quem participa de competições esportivas e têm uma determinada idade, a depender da modalidade. Os esportistas masters geralmente participam de eventos e competições mais voltados para saúde e diversão entre amigos e familiares, mas esta não é a realidade para milhares de esportistas que disputam eventos oficiais promovidos por federações internacionais que, sempre apresentam custo elevado para participação nos chamados circuitos mundiais.
As competições internacionais para atletas acima da categoria adulto, como os circuitos mundiais, exigem um investimento financeiro considerável. Além das taxas de inscrição, que geralmente são cobradas em euros ou dólares, os atletas precisam arcar com despesas significativas, como transporte aéreo, hospedagem em hotéis credenciados, translado entre locais de competição e alimentação durante o evento.
Para muitos, esses custos acabam sendo uma barreira, especialmente porque, diferentemente dos atletas das categorias da base ou de elite, a maioria dos atletas master não conta com patrocínios ou apoio financeiro regular, o que torna essencial o planejamento cuidadoso e, quase sempre, o autofinanciamento para garantir sua participação.
O relator, deputado Mauricio do Vôlei (PL-MG), afirmou que o esporte master e suas organizações esportivas foram reconhecidos na Lei Geral do Esporte como integrantes do Sistema Nacional do Esporte.
“Ainda que os atletas da categoria master já tenham atingido o limite de rendimento máximo de sua capacidade física, isso não implica necessariamente o término de suas carreiras competitivas”, defendeu o parlamentar.
Maurício do Vôlei destacou a importância dos atletas da categoria master ao afirmar que, mesmo após atingirem o limite de rendimento máximo de sua capacidade física, muitos continuam representando o País de maneira grandiosa em competições internacionais. “Esses esportistas da terceira idade, além de manterem a paixão pela modalidade esportiva, seguem defendendo a bandeira nacional e os valores culturais do Brasil.”
Com suas conquistas, eles não apenas inspiram gerações mais jovens, mas também proporcionam momentos de grande emoção, muitas vezes com o Hino Nacional ecoando em pódios ao redor do mundo. Essa dedicação demonstra que o esporte é mais do que um desafio físico; é uma expressão de perseverança, orgulho nacional e celebração da vida em todas as suas etapas.
Próximos passos
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.