Comitê Executivo do COI recomenda inclusão do boxe nas Olimpíadas de Los Angeles 2028

Boxe nos Jogos Olímpicos de Los Angeles © Getty Images

Proposta de incluir a modalidade nos Jogos Olímpicos vai ser votada nesta semana na 144ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional

Por Redação do ge
Terça-feira, 18 de março de 2025

O boxe está muito perto de ser confirmado nas Olimpíadas de Los Angeles. Presente nos Jogos desde 1904, a modalidade não havia sido incluída no programa para 2028 por causa dos escândalos de corrupção envolvendo a IBA (Associação Internacional de Boxe), que perdeu o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) como entidade máxima do boxe olímpico. Depois de reconhecer provisoriamente a World Boxing como nova federação internacional da modalidade, o Comitê Executivo do COI recomendou nesta segunda-feira a inclusão do boxe nas Olimpíadas de Los Angeles. A proposta vai ser votada pelos membros do COI na 144ª Sessão da entidade, entre 19 e 21 de março.

“Após o reconhecimento provisório da World Boxing em fevereiro, estávamos em posição de tomar esta decisão. É claro que esta recomendação vai à Sessão, mas estou muito confiante de que a Sessão a aprovará para que todos os boxeadores do mundo tenham certeza de que poderão participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

A votação na 144ª Sessão do COI é uma formalidade. A recomendação do Comitê Executivo é o marco principal para que o boxe continue no programa Olímpico. A World Boxing celebrou a decisão do COI.

“Esta é uma decisão muito significativa e importante para o boxe olímpico e deixa o esporte um passo mais perto de ser restaurado ao programa olímpico. Não tenho dúvidas de que será recebida de forma muito positiva por todos os ligados ao boxe, em todos os níveis em todo o mundo, que entendem a importância crítica para o futuro do esporte do boxe continuar a fazer parte do Movimento Olímpico. Em nome de todos na World Boxing, gostaria de agradecer ao Comitê Executivo do COI pela confiança que depositaram em nossa organização e esperamos um resultado positivo quando a Sessão do COI se reunir esta semana. A World Boxing entende que fazer parte dos Jogos Olímpicos é um privilégio e não um direito e garanto ao COI que se o boxe for restaurado ao programa para LA28, a World Boxing está totalmente comprometida em ser uma parceira confiável e que irá aderir e defender os valores da Carta Olímpica”, disse em nota Boris van der Vorst, presidente da World Boxing.

O boxe foi o esporte que teve o maior número de países no pódio das Olimpíadas de Paris 2024, quando a modalidade foi organizada por uma força-tarefa do COI, e não por uma federação internacional. Dos 68 comitês olímpicos nacionais que competiram, 32 conquistaram medalhas em 13 categorias, incluindo o Time de Refugiados. O Brasil faturou um bronze com Beatriz Ferreira na categoria até 60kg.

https://www.aminovital.com.br/